Beatles: a história do integrante temporário vai virar filme
Por Mário Pescada
Fonte: Hypeness
Postado em 10 de março de 2017
Todo mundo sabe de cor e sem titubear a formação dos BEATLES: John, Paul, George e Ringo. Essa formação genuinamente clássica atingiu níveis elevados na cultura pop mundial, sendo reconhecida e idolatrada nos quatro cantos do mundo até hoje. Mas pouquíssimos se lembram, ou mesmo se quer sabem, quem foi Jimmy Nicol.
Jimmy Nicol (James George Nicol) foi um dos BEATLES - por 13 dias. A oportunidade de assumir as baquetas no lugar de Ringo Starr veio quando a banda estava prestes a sair por uma turnê pelo oriente em 1964. Ringo foi hospitalizado por conta de uma forte amigdalite e para evitar a suspensão dos shows, começaram a procurar seu substituto.
O nome de Jimmy foi sugerido pelo produtor musical George Martin (também conhecido como o "quinto Beatle" devido ao seu trabalho em praticamente todas as músicas do grupo) e pelo empresário da banda Brian Epstein. Houve inicialmente resistência por parte dos outros integrantes, sobretudo de George Harrison. Porém, o lado financeiro de cancelar shows já divulgados e os problemas com fãs no auge da Beatlemania acabaram falando mais alto: Jimmy, então com 24 anos, acabou se juntando ao resto do grupo após ter recebido um corte de cabelo estilo Beatle, ternos adequados ao visual da banda e cerca de 10 mil libras para realizar oito shows, partiu para uma turnê de 13 dias.
Na Austrália, no dia 15 de junho, Ringo reencontrou a banda e Jimmie, da mesma forma como entrou, saiu: subitamente. Ele deixou a banda sem se despedir de ninguém, voltando ao anonimato. Segundo ele, "Os rapazes foram muito gentis, mas eu me sentia como um intruso. Eles me aceitaram, mas não podemos entrar assim num grupo como aquele - eles têm sua própria atmosfera, seu próprio senso de humor. Algo que não é fácil para alguém de fora se adaptar".
Antes da sua saída, ele ainda recebeu um relógio de ouro Eterna Matic com a gravação "From the BEATLES and Brian Epstein to Jimmy - with appreciation and gratitude" (Dos BEATLES e Brian Epstein para Jimmy – com reconhecimento e gratidão).
Mas Jimmy não foi apenas um "quebra-galho". A música "Getting Better" que viria a ser lançada anos depois no disco "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" foi inspirada nele que tinha o hábito de responder "It´s getting better" (Vai melhorar) toda vez que alguém da banda perguntava como estava indo.
Toda essa história já havia sido contada com mais detalhes no livro "The Beatle Who Vanished" (algo como O Beatle que despareceu). O livro teve os seus direitos para o cinema comprados por Alex Orbison - filho do cantor ROY ORBISON - e vai virar um filme, espalhando assim a história do "Beatle temporário".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Pete Sandoval anuncia que não faz mais parte do I Am Morbid
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O impagável apelido do novo penteado de James Hetfield: "Alex Skolnick invertido"
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro
Liv Kristine diz que show no antigo Madame Satã, em São Paulo, foi ponto alto da turnê
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
O lendário guitarrista que Frejat demorou a entender: "Era só barulheira para mim"
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica
A música que era "pior faixa do disco" e se tornou um dos maiores hits do rock

O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
O álbum que Nick Mason do Pink Floyd disse ter "mudado a indústria fonográfica"
O maior álbum de todos os tempos, na opinião do saudoso Ronnie James Dio



