Distorção: os oito melhores pedais para tocar Heavy Metal
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: ultimate guitar
Postado em 13 de maio de 2018
Pedal é uma questão de gosto. E, por incrível que pareça, não é só a sonoridade que conta. Preço, versatilidade, facilidade de uso, tamanho e até mesmo o desenho contam também bastante.
Uns anos atrás, há mais ou menos uns 25, quando os racks de efeitos começaram a chegar e ganhar espaço pela sua versatilidade e quantidade de efeitos incluídos, o pedais pareciam fadados à morte iminente. Porém, todos os fatores citados acima, fizeram os pedais voltarem à tona e a reconquistar o coração dos músicos.
Atualmente com a grande quantidade de fabricantes e de tipos de pedais de distorção, sem considerar os de overdrive, não é fácil para o iniciante escolher qual pedal se ajusta melhor ao seu gosto e, principalmente, ao seu bolso. Na lista abaixo, estão considerados fatores como razão custo X benefício e outros.
Vamos à lista:
MXR M116 Fullbore Metal
Considerando todos os seus recursos, o Fullbore Metal é um pedal com preço bem razoável. Ele tem um equalizador de três bandas com um botão adicional para frequências médias, mais uma chave de profundidade que aumenta os altos e graves. Ele também tem um filtro de som. Somzão!
Electro-Harmonix Metal Muff
A Electro-Harmonix é bastante conhecida pela qualidade dos seus produtos e por este pedal em particular. Além do padrão como volume, distorção, e três botões de equalização, este pedal tem uma chave de ganho em separado, mais uma outra chave para os solos. Além disso, o controle de alcance dos médios é especificamente feito para contornar essas frequências para ganhar tons mais adequados para HM.
Wampler Triple Wreck
Existe uma tonelada de sons diferentes que você consegue tirar deste pedal. Como o pedal anterior, ele também tem controles personalizados. Além do equalizador, existe uma opção de variar os tons com a chave de controle da estrutura de ganho. O contorno de ganho só funciona com a chave de ganho ligada e oferece das opções: hard e brutal. Pode parecer óbvio, mas isso aumenta bastante a criar as melhores tonalidades para HM.
Pro Co RAT2
Este aqui é uma versão melhorada do RAT original que ficou famoso nos anos 1980s. Com seus controles simples, é possível criar uma grande variedade de sons diferentes: distorção, overdrive clássica, fuzz e outras. O controle de filtros é o que torna esse pedal tão especial. O RAT2 é barato, confiável e versátil.
TC Electronic Dark Matter
Provavelmente o mais barato da lista. Mas não deixe que isso atrapalhe, ele tem tudo o que você precisa.
Wampler Sovereign
Uma versão mais simples que o Triple Wreck apresentado anteriormente, mas que funciona a contento. É um pedal simples e eficiente para tocar HM.
Boss DS-2 Turbo Distortion
A Boss é conhecida para sua linha de pedais de distorção. Esse DS-2 Turbo Distortion é o irmão mais novo do lendário DS-1 Distortion, porém com uma chave de turbo que garante mais versatilidade ao pedal, algo que faltava no DS-1. Há também uma saída extra para controle externo.
Blackstar HT-METAL
Além de fazer amplificadores muito bons, a Blackstar tem uma linha de pedais de distorção. O HT-Metal tem a vantagem de emular o som da distorção de amplificador valvulado, que cá entre nós é bem legal.
Ele tem dois canais e controles de volume e ganho separados mais um equalizador de três bandas.
Faltou a lendária linha da Ibanez, mas fica para outra oportunidade!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps