Catavento: psicogrunge lo-fi de Caxias do Sul
Por Roberto Rillo Bíscaro
Fonte: Press Release
Postado em 08 de maio de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Nascidos na fria e industrial Caxias do Sul, na serra gaúcha, Leo Rech (guitarra/vocais), Leo Lucena (guitarra/vocais), Du Panozzo (baixo/vocais), Luquinhas Bustince (bateria) e Johhny Boaventura (teclados/synths/vocais) começaram a criar, no ano de 2012, uma espécie de fusão entre a psicodelia melódica e reverberante, com as distorções sujas e barulhentas vindas do garage e do noise rock - "...quase como um filhote de Os Mutantes com Sonic Youth" - como escreve Pedro Antunes pro jornal Estadão de São Paulo.
Em janeiro de 2014 o grupo soltou na rede o resultado dessas experimentações: o álbum "Lost Youth Against The Rush", primeiro full-length do selo independente Honey Bomb Records, produzido por Francisco Maffei, em seu home studio. O disco, composto por 9 faixas repletas de camadas, efeitos e vocais multiplicados, foi lançado em CD e fita Cassete, acompanhado também por quatro lisérgicos video clipes. O lançamento rendeu à banda menções em listas de melhores álbuns do ano, firmando seu nome entre as bandas da nova cena psicodélica brasileira, ao lado de Boogarins, O Terno, The Outs, entre outras. As ótimas críticas vieram de meios especializados como as revistas Rolling Stone Brasil e Noize, os jornais Estadão e O Globo, os sites Monkeybuzz, Rockinpress e Tenho Mais Discos que Amigos e os estrangeiros Independent Music News (UK) e Cochino Pop (Venezuela). Além disso o coletivo, como prefere ser chamado o grupo, realizou uma turnê de Kombi pelo Brasil, fez apresentadões elogiadas em festivais como Vaca Amarela, Morrostock e Manifestasol e passou por cidades como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Já no começo do ano, a Catavento lançou um álbum ao vivo com duas músicas inéditas e duas versões: "Live Bootleg", gravado no festival Manifestasol (Caxias do Sul). Atualmente, os cinco jovens estão em processo de gravação do segundo álbum e vem rodando bastante pelo circuito independente do interior do Rio Grande do Sul, movimentando a cena local com seus shows enérgicos e hipnotizantes.
Essa mistura toda de referências sonoras e estéticas fez com que a banda gerasse seu próprio neologismo, a palavra GLIMB, que resume o movimento multicultural que a trupe vem desenvolvendo nas montanhas geladas do sul do país.
O trabalho do Catavento está de graça, no Bandcamp:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O hit do Barão Vermelho assinado por Cazuza, Roberto Frejat e Clarice Lispector
O hit de Cazuza com título que levou mãe a questionar: "Filho, você é infeliz?"
O disco que Corey Taylor considera o álbum de heavy metal perfeito

Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universo
Luxúria: uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história
Kerrang: os melhores singles já lançados
O comportamento do Måneskin que fazia sentido na época do Nirvana e hoje não mais
Lemmy Kilmister: "Esta coisa de Black Metal me faz rir!"



