Pleasure Maker: Entrevista com o guitarrista Alex Meister
Por Renan Caíque
Postado em 20 de junho de 2018
A banda de Hard Rock Pleasure Maker foi fundada em 2001 no Rio de Janeiro, e já lançou três CDs no Brasil e no exterior. Eu tive o prazer de conversar com o veterano Alex Meister, guitarrista de técnica e feeling invejáveis que toca há quase 30 anos e atua como professor há 20, já tendo tocado ao lado de nomes como Savatage, Ritchie Kotzen, Angra, Whitesnake, Motörhead, Queensryche, Saxon, entre outros. Em 2011, Alex lançou seu primeiro CD solo "My Way", onde também assina a produção.
Olá, Alex. Primeiramente muito obrigado pela gentileza em ter aceitado o meu convite.
Alex: Olá, Renan! O prazer é todo meu!
Gostaria de começar te perguntando sobre a sua guitarra, que carrega um estilo único de tocar, misturando beleza com técnicas refinadas. Você teve professor de guitarra? Ou é autodidata?
Alex: Eu comecei como autodidata ainda com 12 anos influenciado por toda a geração de bandas e guitarristas oitentistas. Passado algum tempo, comecei a me apresentar em eventos, além de gravar músicas lançadas em formato demos ou como faixas em coletâneas independentes em diferentes bandas da cena underground. Somente após alguns anos de estrada, vi a necessidade de me capacitar para assim me tornar um profissional de alta performance. Então naquela época, encontrei um bom professor particular com o qual estudei por mais de 4 anos, e em paralelo pratiquei de 10 a 12 horas por dia para me desenvolver e dominar o meu instrumento. Não demorou muito para me tornar professor e criar minha própria metodologia de ensino de Guitarra Rock, atividade que exerço desde então há pouco mais de 20 anos na cidade do Rio de Janeiro de forma presencial e online.
E que dica você daria para aspirantes a guitarristas de Hard Rock e AOR que estão começando agora?
Alex: A minha dica é para estudem muito tanto a parte técnica quanto teórica, pois somente com a união desses dois elementos serão capazes de criar composições com chances de agradar ao público assim como de impressionar com passagens virtuosas nos momentos certos. Quanto mais tempo de prática e estudo, melhor!
E, voltando um pouco no tempo, como surgiu seu interesse por música, e como foi seu início em relação à música e ao Rock?
Alex: Minha relação com a música começou bem cedo, por volta dos 10 ou 11 anos de idade por ter meu irmão mais velho ouvindo Rock e Heavy Metal dentro de casa. Foi questão de pouco tempo pra tomar gosto pela coisa! (rs) A partir daquela época a música alterou drasticamente o meu estilo de vida ao longo de todos esses anos até hoje, e assim será até o fim.
E o Pleasure Maker, surgiu como?
Alex: Após ter passado por bandas como Thoten e Cavalast ao longo dos anos 90, criei o Pleasure Maker em 2001 com a intenção de resgatar a sonoridade do Hard Rock/Glam Metal, estilo que se encontrava no limbo há pouco menos de 10 anos e que ninguém se interessava em fazer. Fundei a banda a partir do meu tributo ao Bon Jovi (New Jersey). Ainda em 2002 já havia composto todo o primeiro álbum "Love On The Rocks", em seguida passando por todo processo de pré-produção e produção em 2003, para finalmente ser lançado de forma independente em 2004. Desde então essa história continuou sendo escrita até hoje...
E sem dúvida ainda continuará por muito tempo! Quais são as suas bandas preferidas e maiores influências na guitarra?
Alex: Minha grande paixão é Hard Rock e AOR dos anos 80 e início de 90, e tenho Def Leppard, Ratt, Dokken, Winger, Danger Danger e Scorpions como os primeiros de uma lista gigantesca entre várias outras bandas do estilo. E de guitarristas como influência tenho George Lynch, Reb Beach, Warren DiMartini, Ronnie Le Tekro, Steve Vai, Richie Kotzen, Uli Jon Roth, Matthias Jabs, entre muitos e muitos outros! É uma lista infinita para os dois quesitos! Se deixar, vou ficar falando disso até amanhã... (rs).
Realmente (rs) Ótimas referências aliás. O que você acha do cenário Hard Rock e AOR mundial atualmente?
Alex: O cenário deste estilo nos últimos 10 anos está muito aquecido! É muito diferente do que acontecia no começo de 2000 ou em meados de 1990. Agora são várias novas bandas e lançamentos todos os anos. De lá pra cá apareceram da nova geração representada por Reckless Love, Crazy Lixx, H.E.A.T., White Widdow, entre várias outras além de trabalhos de músicos "da antiga" como The Defiants com membros do Danger Danger. É muito bom ver isso tudo acontecendo novamente e espero que continue dessa forma por mais e mais tempo!
Há alguma(s) banda(s) brasileira(s) da atualidade que você poderia citar que gosta e recomenda?
Alex: Sim! Temos várias muito boas atualmente! Vou destacar algumas como dos meus parceiros de gravadora (Animal Records/Steelheart Records) Tales From The Porn, fazendo um excelente Sleaze, além do Marenna e Silent produzindo um AOR pra ninguém por defeito, e também meu amigo Gus Monsanto que lançou seu primeiro disco solo Karma Café em 2016.
Você é mais conhecido por seu trabalho com o Pleasure Maker, que lançou recentemente um disco novo, mas também tem outros projetos artísticos. Comente como está sendo a repercussão do CD novo e fale de outros projetos artísticos que você tem.
Alex: O lançamento do terceiro CD do Pleasure Maker - "Dancin’ With Danger" em março, que marcou a volta da banda após 10 anos de hiato, tem conseguido uma ótima repercussão pela crítica especializada e com boa aceitação de público! A minha proposta de produzir um disco em 2018 com composições e arranjos de Hard Rock como se fossem originalmente criados em 1988 tem agradado muito aos fãs da banda e do estilo! Meus próximos álbuns seguirão pela mesma linha! Podem apostar! (rs)
Alex: Mas durante este período em que a banda esteve pausada fiz outros trabalhos como o meu CD Alex Meister – "My Way" em 2011, figurando como o primeiro álbum instrumental de minha carreira, assim como participações especiais em trabalhos de outros artistas como Alec Michels da Argentina dividindo as guitarras do single "Sacrifício", faixa que integra o disco "Marcado a Sangre" de 2016, ou com o Paradise Inc. no single "Secrets" lançado em 2014 ao lado do vocalista Mark Boals (ex-Malmsteen) dividindo as guitarras com Edu Ardanuy.
Em toda a sua carreira há alguma composição em especial que você tenha como preferida?
Alex: Uma música que posso destacar é o single "Just Thinkin’ About U", lançada no CD debut do Pleasure Maker "Love On The Rocks" em 2004. Essa faixa abriu as primeiras e mais difíceis portas dentro e fora do Brasil, conseguindo inclusive indicação para "melhores músicas do ano de 2005" pelo MelodicRock.com da Austrália, o site de maior referência internacional do estilo naquela época. Porém, não posso deixar de mencionar outras que tenho carinho especial como "It Ain’t ‘Bout Love", "What We Left Behind", "Dancin’ With Danger" do Pleasure Maker e "What’s Up?" do meu álbum instrumental.
Para encerrar, uma "brincadeira". Vou citar alguns guitarristas de estilos um pouco variados e você diz brevemente o que acha de cada um.
- Ritchie Blackmore:
Alex: Um dos primeiros grandes ícones da história guitarra! Influenciou e ainda influencia muita gente boa até hoje! Sou extremamente fã do seu trabalho dele no Rainbow.
- George Lynch:
Alex: Minha maior influência ao lado de Reb Beach! Preciso dizer algo mais?! (rs)
- Wander Taffo:
Alex: O primeiro grande guitarrista do Brasil na minha opinião! Sempre o admirei demais! Infelizmente nos deixou muito cedo...
- Paul Gilbert:
Alex: Monstro! Virtuose aliada a muito bom gosto. Uma combinação pra poucos!
- John Norum:
Alex: Sensacional! Adoro seu trabalho na carreira solo e na primeira fase do Europe, fazendo dois solos imortais (The Final Countdown e Carrie), apesar de ser mais fã do Kee Marcello! (rs)
- Axel Rudi Pell:
Alex: Gosto muito do Steeler, principalmente do álbum "Undercover Animal". Também tem grandes músicas na sua vasta carreira solo!
- Zakk Wylde:
Alex: Guitarrista de assinatura inconfundível. Gosto demais do "No Rest For The Wicked"!
- Yngwie Malmsteen:
Alex: O maior nome da guitarra neo-clássica! Produziu discos sensacionais como: Odyssey, Eclipse, Trilogy e Rising Force e influencia uma legião de guitarristas ao redor do mundo!
Muito obrigado, Alex. Por fim, deixe uma mensagem aos seus fãs e do Pleasure Maker.
Alex: Valeu pelo espaço mais uma vez, Caíque! Não deixem de conferir o novíssimo CD "Dancin’ With Danger", pois se vocês já gostavam do Pleasure Maker, vão passar a gostar ainda mais! Ele está disponível em todas as plataformas digitais, assim como também está à venda em CD através da Animal Records ou pela nossa loja online. Em um futuro breve começarei a produzir mais um CD pra lançar em 2020 com muito mais Hard Rock/Glam Metal pra todos os fãs da banda e do estilo! Valeu!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps