Ghost: novo disco Prequelle estreia em 3° nas paradas dos EUA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Billboard / Blabbermouth
Enviar Correções  

O novo disco do Ghost, "Prequelle", estreou em 3° lugar nas paradas de álbuns dos Estados Unidos, a Billboard 200. De acordo com a revista Billboard, responsável por publicar os rankings, o álbum teve 66 mil cópias vendidas - 61 mil delas em formato físico, tradicional - de 1° a 7 de junho.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O resultado conquistado com "Prequelle" nas paradas dos Estados Unidos foi o melhor da banda até hoje. O álbum anterior, "Meliora" (2015), chegou ao 6ª lugar, enquanto "Infestissumam", de 2013, atingiu a 28ª colocação. O EP "Popestar", de 2016, obteve a posição de número 16 em sua época de lançamento.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Prequelle" também conquistou números consideráveis em outros países. Na Suécia, Finlândia e Noruega, o disco ficou em primeiro lugar nas paradas. Nos charts de Alemanha (2°), Bélgica (4°) e Reino Unido (10°), as posições obtidas também foram expressivas.

Lançado em 1° de junho, "Prequelle" tem produção assinada por Tom Dalgety, notável por trabalhos com Opeth, Pixies e Royal Blood. O álbum conta com as colaborações de Mikael Akerfeldt, do Opeth (sintetizadores na faixa "Helvetesfönster"), e Davide Rossi, do Goldfrapp (orquestração em "Pro Memoria"), além de Steve Moore (Zombi), que trouxe sintetizadores a diferentes músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

As letras de "Prequelle" trazem alguns assuntos recentes que impactaram Tobias Forge. Uma delas é a sucessiva perda de ídolos do rock. "Havia algumas coisas que eu queria ter em 'Prequelle' que não acho que haviam sido desenvolvidas até então e tinham pouco a ver com o que veio antes. É um disco cujo tema é a morte e o fim iminente, mesmo que seja apenas nosso. E, nos últimos anos, vimos o falecimento de muitos de nossos ídolos mais velhos. Ronnie James Dio foi um deles, mas acho que, especialmente quando Lemmy morreu, e (David) Bowie e Prince tão próximos a isso... me afetou muito. Parece que nossos pais estão indo embora. Acho que tínhamos Lemmy como garantido, que ele estaria conosco para sempre. Mas, agora, há uma cadeira vazia", explicou, em entrevista à Metal Hammer.

Outra pauta presente nas composições é a disputa judicial entre Tobias Forge e quatro ex-integrantes do Ghost. "Um ano depois, tendo passado por tantas turbulências, percebi que o que aconteceu, precisava acontecer. Além disso, sou um grande fã da história do rock e li todas as biografias de classic rock de todas as bandas das quais sou fã. E sabe, a mesma m*rda acontece em cada uma delas", afirmou Forge à NME.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O quarteto de músicos formado por Simon Söderberg, Mauro Rubino, Henrik Palm e Martin Hjertstedt deixou o Ghost em 2016 e, pouco tempo depois, acusou judicialmente Tobias Forge de tomar posse do controle do grupo, incluindo direitos e finanças que deveriam ser compartilhadas - em vez disso, eles recebiam salários fixos. Tobias Forge, por sua vez, alega que a banda era um projeto solo dele. O caso ainda está em trâmite na justiça, já que não houve acordo extrajudicial.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Veja, a seguir, a capa e a tracklist de "Prequelle".

01. Ashes
02. Rats
03. Faith
04. See The Light
05. Miasma
06. Dance Macabre
07. Pro Memoria
08. Witch Image
09. Helvetesfönster
10. Life Eternal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Ghost: Frontman do Cradle of Filth explica seu amor por PrequelleGhost
Frontman do Cradle of Filth explica seu amor por "Prequelle"

Ghost: Novo álbum será lançado no início de 2021Ghost
Novo álbum será lançado no início de 2021

Ghost: Tobias Forge recebe prêmio do Ministério de Relações Exteriores suecoGhost
Tobias Forge recebe prêmio do Ministério de Relações Exteriores sueco

Taylander8: a história de Papa Emeritus, criador do Ghost (vídeo)Taylander8
A história de Papa Emeritus, criador do Ghost (vídeo)

Ghost: novo boneco do Papa Nihil é lançado (e está bem descolado)Ghost
Novo boneco do Papa Nihil é lançado (e está bem descolado)


Ghost: uma jogada de marketing sensacionalGhost
Uma jogada de marketing sensacional

Ghost: conheça as referências pop e influências da bandaGhost
Conheça as referências pop e influências da banda


Roqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar umRoqueiro poser
100 regras essenciais para se tornar um

Por pouco: 15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhorPor pouco
15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336 Goo336