Ghost: estudos da simbologia utilizada pela banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por César Rezende
Enviar correções  |  Ver Acessos

Caro leitor, já se perguntou porque a banda Ghost apresenta-se regida por um Papa Emeritus acompanhado por outros cinco músicos vestidos de sacerdotes? O que a simbologia escolhida pela banda representa e porque escolheram cada uma?

Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os temposGutural: mulheres que fazem vocal em bandas de Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Primeiramente devemos saber que a banda é originária da Suécia. A nítida releitura obscura do catolicismo e a representação fúnebre dos componentes religiosos podem ser explicados por eventos históricos - inquisição, catequização de povos pagãos e guerras religiosas - que geraram muitos problemas sociais e conflitos culturais para os países nórdicos. A representação teatral da banda Ghost pode ser, dentre outras possibilidades, entendida como a visão dos povos não cristãos, ou seja, dos camponeses, a respeito das autoridades religiosas católicas e dos sacerdotes que chegavam em sua pátria. As guerras e conflitos religiosos sempre geraram muitas perdas, acarretando uma aversão e uma leitura de que a religião oposta era a clara representação do mal.

Todos os Papas Emeritus eleitos pela banda até o presente trazem consigo a cruz celta invertida, fazendo assim a alusão ao fato de que uma frente religiosa era adversa a outra.

No logo da banda podemos observar que há a presença de duas fases da lua - crescente na letra "G" e minguante na letra "T" - considerando-se que as fases da lua eram sagradas por grande parte dos povos pagãos por representarem uma divindade e também por serem a ilustração dos ciclos da natureza. Aliás, vale ressaltar que a palavra "pagão" deriva do grego e possui sua raiz como sinônimo de camponês. Ainda analisando o logo da banda Ghost, é possível comparar a grafia da letra "G" como simbolismo representativo do composto cinábrio, ou sulfeto de mercúrio (em nomenclatura química), visto pelos olhos da Alquimia. Os alquimistas acreditavam que o elemento enxofre - também representante do masculino - e o elemento mercúrio - representante do feminino - eram os componentes fundamentais para a geração de outros elementos estudados a época. O cinábrio, quando em estado sólido, apresenta-se em cor vermelha vivaz, por vezes podendo ser comparado a uma "pedra de sangue". Sendo assim, o composto em questão era extremamente importante para os primeiros/as pesquisadores/as da era posterior ao século I.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os cinco instrumentistas componentes da banda Ghost representam singularmente os cinco elementos fundamentais, entendido pelos alquimistas como base de tudo que existe, sendo eles: água, fogo, terra, ar e éter (elemento que permite o suporte de tudo o que existe, bem como por onde tudo se deslocava, sendo um meio para o deslocamento da luz e do som, por exemplo). Uma curiosidade interessante é o fato do éter ter sido descartado pelos cientistas posteriores aos alquimistas, historicamente mais próximos de era contemporânea. Porém, com os avanços nos estudos nas áreas de cosmologia e astrofísica, entende-se que há o que denomina-se como matéria escura e que permeia todo o Universo, sendo passível interpretar como algo análogo ao éter descrito primordialmente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Resumindo, podemos entender que a banda representa o modo como alquimistas (cientistas) e os povos pagãos (camponeses) percebiam as figuras religiosas que representavam a Igreja Católica na época, pois com as guerras religiosas o estado de medo e trevas instalava-se quase que em totalidade na pátria onde ocorria.

Vale ressaltar que os países nórdicos atualmente são compostos em sua grande maioria por ateus (número superior a 70%), o que representa que não acreditam nem em Deus e nem no Diabo. Resta apenas a manifestação artística e teatral que faz com que possamos conhecer culturas diferentes e ter diferentes pontos de vista para observar e interpretar tudo a nossa volta.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Ghost"


Ghost: Tobias Forge comenta como é deixar de ser anônimoGhost
Tobias Forge comenta como é deixar de ser anônimo

Ghost: Tobias Forge levaria netos para show do Kiss sem membros originaisGhost
Tobias Forge levaria netos para show do Kiss sem membros originais


Spin: as 30 melhores faixas instrumentais de todos os temposSpin
As 30 melhores faixas instrumentais de todos os tempos

Gutural: mulheres que fazem vocal em bandas de MetalGutural
Mulheres que fazem vocal em bandas de Metal


Sobre César Rezende

César Rezende. 28 anos. Duque de Caxias - RJ.

Mais matérias de César Rezende no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280