Mastodon: guitarrista preferia Metallica porque Maiden era "superior demais"
Por Igor Miranda
Fonte: Let There Be Talk/UG
Postado em 18 de julho de 2018
O guitarrista do Mastodon, Bill Kelliher, revelou em entrevista ao podcast "Let There Be Talk" (transcrição via Ultimate Guitar) que em seus primeiros anos de metalhead, gostava mais do Metallica que do Iron Maiden. Durante o bate-papo, ele também explicou os curiosos motivos, que vão desde a "superioridade" melódica do Maiden à preferência por guitarras rítmicas.
Inicialmente, Kelliher disse que seus primeiros discos foram do Metallica: "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets". "Naquela época, nada daquilo estava na rádio. A única coisa que tocava na rádio - e ainda toca em Rochester, Nova York - é Boston, Scorpions, Van Halen", disse.
O músico contou que comprou "Master Of Puppets" por causa da capa, já que não conhecia o som. "Eu pensei: 'essa capa é f*da'. Olhei para a parte de trás e tinha aqueles caras de cabelo comprido, camisa do Misfits e calça rasgada. Eu pensei: 'esses caras não dão a mínima para a aparência'. E tinham uma plateia de um milhão de pessoas atrás. Os títulos das músicas eram maneiros, então, levei para casa. E foi quando pensei: 'isso é como música clássica com guitarra'. É muito bem feito", afirmou.
Apesar de ter apreciado a técnica por trás do Metallica, foi justamente a "perfeição" do Iron Maiden, outro nome forte do heavy metal, que o fez ficar mais próximo do quarteto americano que do então quinteto britânico. "Na época, o Iron Maiden era muito intocável para mim. Eu não sacava os vocais e a guitarra era tão perfeita. E todas as harmonias... hoje consigo apreciá-los, mas eles eram, definitivamente, superiores demais para meu cérebro naquela época", disse.
Uma das primeiras músicas do Iron Maiden que Bill Kelliher aprendeu a tocar na guitarra foi "The Number OF The Beast". "Meu amigo Ernie gostava muito de Maiden e sempre me empurrava a banda. Eu dizia: 'não sei, cara, é legal e tudo o mais, mas...'. Quando ele tocou aquele riff (de 'The Number Of The Beast'), eu fiquei tipo... tinha palm-muting (técnica de guitarra) e eu estava aprendendo sobre aquilo. Soava tão simples, mas, tecnicamente, sai um pouco do tempo e é um pouco estranho", disse.
A preferência por Metallica diante do Iron Maiden também está relacionada às guitarras, segundo Kelliher. "Eu sempre fui mais fascinado por guitarristas rítmicos do que solos. O que gosto no Metallica são as bases loucas e esquisitas que são feitas por trás dos solos. Acho muito mais interessante. 'Battery' - essa música é insana. É um riff tão thrash e preciso. Moldou meu mundo inteiro. Não fosse por eles e pelas coisas de punk rock, eu estaria lavando pratos em algum lugar", afirmou.
Confira a entrevista a seguir (em inglês).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Eluveitie e Cobra Spell cancelam shows no Bangers Open Air 2026
As três bandas gigantes de metal que pioraram ao trocar de vocalista, segundo Gastão
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
After Forever vem ao Brasil no final do ano, revela jornalista
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
Dave Mustaine comenta o risco que ele acha que Yngblud está correndo
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"


Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Como Jéssica Falchi reagiu aos rumores sobre uma possível entrada no Mastodon
Alissa White-Gluz aponta a música do Mastodon em que o saudoso Brent Hinds brilha
A música do Mastodon que fez a cabeça de Kerry King, guitarrista do Slayer
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon


