Aleister Crowley: universidade oferece curso sobre a influência do mago no heavy metal
Por Hilde Knopfler
Fonte: UNIR
Postado em 08 de agosto de 2018
Mestre em Raul Seixas, professor da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, ensina análise de letras de rock e heavy metal. Vitor Cei afirma que as músicas podem conduzir a conhecimentos importantes nos campos dos Estudos Literários e Culturais.
O que a obra do mago Aleister Crowley tem a ver com a estética na poesia de Fernando Pessoa, no rock de Raul Seixas e David Bowie e no heavy metal do Iron Maiden? Mais do que se imagina, aponta o professor e pesquisador Vitor Cei.
Segundo Cei, o curso pretende mostrar que os textos que não pertencem às artes no sentido mais canônico e restrito do termo, como, por exemplo, as letras de música popular podem ser objetos de estudos promissores. Ele considera que a investigação de textos decididamente não recebidos como artísticos – sejam por si mesmos, seja em comparação com "obras de arte" – pode conduzir a conhecimentos importantes nos campos dos Estudos Literários e Culturais.
O tema é relevante porque o reconhecimento da existência de um projeto ético e estético na trajetória lírica-existencial dos compositores Raul Seixas, David Bowie e Bruce Dickinson significa admitir a coerência literária e filosófica de suas produções e, em vista disso, legitimar as pesquisas de suas obras nos Estudos Literários e Culturais. Nesse sentido, podemos entender de que modo a lírica codifica relações de poder e dominação, em oposição às ideologias, instituições e práticas hegemônicas. Assim, aprendemos a interpretar as obras em seu contexto, compreendendo como elas se relacionam com as estruturas de dominação e com as forças de resistência, refletindo sobre as possibilidades de transformação social.
A bibliografia básica da disciplina consiste na obra-prima de Crowley, "Os Livros Sagrados de Thelema", traduzida por Cei e no prelo pela Editora Madras. O livro é uma compilação dos textos mais importantes escritos por Aleister Crowley, que resultaram na fundação de uma nova religião, ou filosofia, em nova esfera, distante do eixo principal em torno do qual revolve-se a vida espiritual judaico-cristã. Nesse sentido, Thelema pode ser caracterizada como uma religião secular, mas também como uma ética filosófica.
Com o intuito de rejuvenescer questões longamente amadurecidas, a bibliografia do curso também inclui o livro "Novo Aeon: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo", de Cei, publicado em 2010 pela Editora Multifoco e apresentado em 2009 como dissertação de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo.
O livro "Novo Aeon" parece ter encontrado alguma benevolência no público, pois a primeira edição está esgotada e a dissertação de mestrado homônima já teve mais de 7 mil acessos no Portal Domínio Público. Assim, o curso apresenta-se como oportunidade para a reelaboração do texto, com vistas à publicação de uma segunda edição revista e atualizada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps