Nirvana: quando a banda pediu um contrato assinado com a Sub Pop
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 26 de novembro de 2018
No livro de Gillian G. Gaar, "World Domination: The Sub Pop Records Story", aparece um trecho que descreve um momento significativo na história da música em Seattle, quando o NIRVANA corajosamente ajudou a mudar a forma como a Sub Pop fazia os negócios na época, exigindo um contrato por escrito - em vez de apenas um acordo verbal como outras bandas faziam.
Segue um trecho do livro:
NIRVANA também se tornou recentemente o primeiro ato a assinar um contrato com a Sub Pop. No começo de 1989, o baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, apareceu uma noite na casa de Bruce Pavitt (co-fundador da Sub Pop) exigindo um contrato por escrito. Anteriormente, a Sub Pop fazia apenas acordos verbais com os seus artistas. Jonathan Poneman (co-fundador da Sub Pop) redigiu apressadamente um contrato de 01 ano, com opções para mais 02 anos. O mesmo foi assinado em 03 de junho, mas datado em 01 de janeiro de 1989. Quando a banda lançou o seu 1º álbum de estúdio, "Bleach" (1989), o catálogo da Sub Pop sobre o disco foi: "Peso justo dessas estrelas pop de Olympia. Eles são jovens, têm sua própria van e vão nos deixar ricos!"
Mais tarde, o NIRVANA assinou com a Geffen Records para lançar os álbuns "Nevermind" (2º disco, 1991) e "Incesticide" (3º trabalho de estúdio, 1992), sendo que o acordo com a Sub Pop foi dela ainda ganhar direitos sobre esses 02 álbuns.
Em 1993, o NIRVANA lançou o seu último disco, "In Utero" (4º trabalho de estúdio), mas sem os direitos benéficos para a Sub Pop, conforme contrato.
NIRVANA ainda vende grandes quantidades de cópias de todos os seus discos até hoje e se tornou numa das maiores bandas na história do rock'n roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith

O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Como Kurt Cobain teve a ideia de escrever "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
O motivo por trás do ódio que Kurt Cobain sentia pelo fenomenal Phil Collins do Genesis
Para Kurt Cobain, Jon Bon Jovi era uma "pedaço de m*rda desesperado e sem talento"


