Nirvana: quando a banda pediu um contrato assinado com a Sub Pop
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 26 de novembro de 2018
No livro de Gillian G. Gaar, "World Domination: The Sub Pop Records Story", aparece um trecho que descreve um momento significativo na história da música em Seattle, quando o NIRVANA corajosamente ajudou a mudar a forma como a Sub Pop fazia os negócios na época, exigindo um contrato por escrito - em vez de apenas um acordo verbal como outras bandas faziam.
Segue um trecho do livro:
NIRVANA também se tornou recentemente o primeiro ato a assinar um contrato com a Sub Pop. No começo de 1989, o baixista do NIRVANA, Krist Novoselic, apareceu uma noite na casa de Bruce Pavitt (co-fundador da Sub Pop) exigindo um contrato por escrito. Anteriormente, a Sub Pop fazia apenas acordos verbais com os seus artistas. Jonathan Poneman (co-fundador da Sub Pop) redigiu apressadamente um contrato de 01 ano, com opções para mais 02 anos. O mesmo foi assinado em 03 de junho, mas datado em 01 de janeiro de 1989. Quando a banda lançou o seu 1º álbum de estúdio, "Bleach" (1989), o catálogo da Sub Pop sobre o disco foi: "Peso justo dessas estrelas pop de Olympia. Eles são jovens, têm sua própria van e vão nos deixar ricos!"
Mais tarde, o NIRVANA assinou com a Geffen Records para lançar os álbuns "Nevermind" (2º disco, 1991) e "Incesticide" (3º trabalho de estúdio, 1992), sendo que o acordo com a Sub Pop foi dela ainda ganhar direitos sobre esses 02 álbuns.
Em 1993, o NIRVANA lançou o seu último disco, "In Utero" (4º trabalho de estúdio), mas sem os direitos benéficos para a Sub Pop, conforme contrato.
NIRVANA ainda vende grandes quantidades de cópias de todos os seus discos até hoje e se tornou numa das maiores bandas na história do rock'n roll.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
O tema interessante abordado em "Cloud Connected", clássico do In Flames


Nirvana: a música que formou a banda
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
Nirvana: a frase que mudou a história da música
Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Bandas de rock que lançaram poucos discos, mas continuam fazendo muito sucesso
O que Metallica, Ramones e RHCP pensavam do Nirvana em 1991, na época de "Nevermind"


