Alquímea: leia entrevista ao Rock Freeday
Por Alexandre Afonso Santos da Silva
Fonte: Rock Freeday
Postado em 08 de novembro de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A banda ALQUÍMEA fundada em 2012, tem um som no estilo Rock e é formada por Geo Benjamin (guitarra/voz) que atuou na década de 90 como produtor musical no Rio de Janeiro, com estúdio próprio, realizando inúmeras gravações de artistas das gravadoras sediadas no mercado nacional. Foi um dos fundadores e guitarrista da banda de rock baiana Mar Revolto, que se apresentou pelo Brasil no final da década de 70 e início dos anos 80. Geo Benjamin agora apresenta um novo trabalho autoral, antes mostrado em seu primeiro CD lançado pela banda em 2013. Completando a banda, Geo é acompanhado de Petão (baixo) e Állefe (bateria).
Batemos um papo com o líder e vocalista Geo Benjamin, onde conta com exclusividade ao Whiplash.net detalhes sobre o futuro da banda.
01 – Como começou a trajetória músical da banda Alquímea?
- Bem, comecei as minhas atividades musicais como guitarrista da banda de rock da Bahia de nome Mar Revolto no final da década de 70. Com o término da banda, me mudei pro Rio de Janeiro e lá montei um estúdio de gravação e por vários anos da década de 90, me dediquei exclusivamente à produção musical, prestando serviços às várias gravadoras estabelecidas no país. Nessa época, eu tinha parado de tocar completamente, me dedicando somente às produções, mas sempre com aquele desejo de voltar à atividade como guitarrista e de realizar um trabalho autoral com banda, o que só veio acontecer mais tarde, já de volta à Bahia em 2002 onde fiquei estabelecido. Nessa ocasião, Carlinhos Brown, que foi percussionista do grupo Mar Revolto, em uma das fases da banda, sabendo que eu tinha retornado à Bahia, propôs um trabalho musical, na intenção de reunir a antiga banda de novo, onde ele queria compor e cantar, idealizando um novo projeto musical, focado no Rock. A partir daí, depois da banda Mar Revolto participar como convidada nas gravações de algumas faixas do seu CD de carreira lançado em 2004, resolvemos dar forma ao seu projeto inicial de gravar "Carlinhos Brown é rock Mar Revolto". Esse trabalho de gravação foi concluído e ainda não lançado, aguardando a disponibilidade de Brown para fazê-lo já que o conceito do mesmo é atemporal. Na sequência de toda essa movimentação em torno de gravações (a minha volta em tocar guitarra e etc), percebi que era o momento oportuno de dar início àquela antiga ideia de compor e montar uma banda que traduzisse toda a minha experiência de vida, sobretudo na área musical. Resolvi denominar o novo trabalho de "Alquímea" fazendo uma alusão à palavra "alquimia". Essa, há muito tempo já soava bem aos meus ouvidos, desde quando eu estudava Química na UFBa, em Salvador, onde o seu significado referia-se à "transformação do chumbo em ouro". Entendemos, hoje, qua a busca pela Pedra Filosofal, referia-se não tão somente à transmutação do elemento chumbo em ouro, modificando a sua estrutura atômica, mas principalmente na transformação do Ser Humano "chumbo", (pesado/denso/grosseiro) em Ser Humano ouro ou divino. A transformação da Vida energia em Vida Consciência. A partir desse conceito, a banda Alquímea começa a sua trajetória musical fazendo vários shows em Salvador e no interior da Bahia. Nos apresentamos durante todo esse tempo, também ao lado dos consagrados: Gilberto Gil, Pitty, Detonaltas, Beto Guedes, Humberto Gessinger entre outros.
02 – Power Flower é um disco com belas canções, arranjo especial e uma pegada marcante. Como foi o processo de composição do álbum?
- Comecei montando um estúdio (Universo Verde Studio) em uma fazenda no interior da Bahia. Durante a montagem, eu encontrei as pessoas certas pra desenvolver esse trabalho autoral (Petão no baixo e Állefe na bateria), pois eu queria um trio baseado nas bandas de rock dos anos 60, seguindo o modelo do Jimi Hendrix Experience (do qual sou fã incondicional). Começamos o processo de ensaios onde eu apresentei umas músicas que eu estava compondo naquele momento, focadas na temática da sustentabilidade/preservação ambiental e nas transformações humanas em prol ou em busca da construção de um mundo melhor como o próprio nome Alquímea revela, baseado na transformação interior. Por sermos um trio, as gravações foram rápidas, e os arranjos brotavam naturalmente sempre que tocávamos as musicas. Resolvi incorporar nesse repertório, uma música do Carlinhos Brown/Raul Carlosgomes de nome "Peça a Deus que eu lhe dou", música essa presente também nas gravações do projeto do Brown/Mar Revolto; a música do artista Beto Guedes, "O Sal da Terra", que ele lançou em 1981, e a música "Seja Feliz", de autoria de Octávio Americo, baixista do Mar Revolto, que nunca foi gravada. Essas são as três músicas de outros autores que incorporamos ao CD. Gravamos praticamente tudo "ao vivo" já que no estúdio possuímos três salas para gravações e fiz overdubs de guitarras solo em algumas músicas. As gravações e mixagem ficaram a cargo do experiente técnico Alex Reis.
03 – Quais as influências dos músicos?
- Eu, basicamente, Hendrix. Petão, o baixista, forte influência do reggae e jazz e o baterista Állefe, basicamente jazz e jazz rock.
04 – "Sal da Terra" por que regravar?
- Como falei anteriormente, essa música foi lançada pelo artista Beto Guedes em 1981, muito executada pelas rádios na época, soava como um hino, cultuando e promovendo a esperança de um mundo melhor para os dias futuros, em um pensamento similar ao do John Lennon com a sua "Imagine" e em um outro aspecto, à música "Tente Outra Vez" do nosso querido Raul. Essas músicas têm um significado especial para nós. Escolhi "O Sal da Terra", trazendo ela para a nossa linguagem contemporânea e "roqueira", já que em sua mensagem, o autor promove a concórdia universal e outros valores dos quais nos identificamos.
05 – Em paralelo a banda lançou o single: "Novas Cores". Como está a recepção?
- "Novas Cores" é a primeira música composta para o próximo CD que estamos em processo de gravação e que terá como título o mesmo nome. A recepção está sendo excelente. Estamos tocando em várias web radios e em muitas programações das rádios tradicionais também. Está disponível para download em todas as plataformas digitais. O vídeo clip da música se encontra também disponível no YouTube e no Facebook da banda, pra quem quiser curtir.
06 – Quais os próximos passos da banda Alquímea?
- Dar segmento à nossa agenda de shows e na finalização das gravações do novo CD "Novas Cores". No que se refere à shows, estamos nos preparando para uma temporada em São Paulo e interior, e no Rio de Janeiro com um show de lançamento previsto para dezembro desse ano.
-
07 – Obrigado pela entrevista.
- Nós que agradecemos a honra e a oportunidade da nossa exposição nesse canal de informação que contribui dedicadamente à promover o novo e às novas formas de pensar música, enriquecendo assim, o repertório do nosso Brasil. Obrigado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps