Roger Waters: presença do músico em Fortaleza era Fake News
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Festival Concreto
Postado em 01 de novembro de 2018
Há uma semana os fãs cearenses do PINK FLOYD receberam com surpresa e alegria a notícia de que o ex-líder da banda, o baixista e vocalista ROGER WATERS, também estaria em Fortaleza, como parte da programação do Festival Concreto, um festival de arte urbana. A informação foi confirmada nas redes sociais do festival, mas ainda não haviam informações de como essa participação aconteceria. Que não seria um show aos moldes do que rodou o Brasil até esta terça-feira, em Porto Alegre, mas que não passou pela capital cearense, estava claro, mas cogitava-se que fosse uma palestra, um debate, uma entrevista aberta, um pocket show ou até mesmo que o baixista fosse grafitar algo e presentear à cidade (uma vez que o grafite é uma das tônicas do festival).
No entanto, com nova postagem nas redes sociais do festival ontem, 31 de outubro, as esperanças dos fortalezenses caíram por terra. A "participação" do músico se resumirá a exibição do show "The Wall", no dia 17 de novembro, no Cineteatro São Luiz. Entre outras coisas, a nota (leia abaixo, na íntegra) dizia "Waters estará com a gente sim: não presencialmente, como tanto gostaríamos, mas sua arte, seu grito, sua resistência estarão aqui em Fortaleza". E ainda: "Informar a 'participação' de Waters na nossa programação é mostrar que uma 'Fake News' pode ser verdade, mesmo sem ser."
Imediatamente, comentários indignados ou apenas em tom de galhofa tomaram conta das redes sociais, tanto do festival como dos próprios fãs. "Eu também estarei presente no festival, mas, assim como Roger Waters, apenas em espírito", dizia um deles.
Leia a nota na íntegra:
No dia 24 de outubro, o "Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana" anunciou, em uma postagem nas redes sociais, a "participação" de Roger Waters na 5ª edição (de 16 a 24 de novembro, em Fortaleza).
E Waters estará com a gente sim: não presencialmente, como tanto gostaríamos, mas sua arte, seu grito, sua resistência estarão aqui em Fortaleza - o "Festival Concreto" comunica programação especial para demarcar nossa luta em defesa da democracia: no sábado, dia 17/11, às 19h, teremos a exibição gratuita, no Cineteatro São Luiz, do show "The Wall". Uma ação para celebrar a vida, a obra e a luta do músico que esteve no Brasil há algumas semanas e vem se manifestando durante seus shows pelas principais capitais do país em repúdio ao avanço do neofascismo no mundo.
Celebrar Roger Waters e seus hinos e canções é reforçar a pauta da liberdade, dos direitos. Informar a "participação" de Waters na nossa programação é mostrar que uma "Fake News" pode ser verdade, mesmo sem ser. É ter viva a presença daqueles que constroem trincheiras, sobem barricadas, que gritam #EleNão e fazem da arte sua chama de vida, pulsão de luta, enchendo o mundo de poesia e rebeldia. A postagem, divulgada no dia 24 de outubro, revela posicionamento político do Festival Concreto em favor da democracia. Temos a esperança de novos tempos, novos sonhos e canções, por isso seguiremos atentos e fortes.
E o sonho continua: da democracia viva no nosso país e da presença de Roger em Fortaleza, quem sabe, um dia. Será a realização de um sonho ele aqui no Festival, mas por ora, ele vem como inspiração e referência de resistência e reflexão crítica. E o Concreto é isso: um festival de arte urbana - arte essa que tem seu caráter de luta, sua origem na rebeldia, e por mais que tente se domesticar estando em museus e festivais, ela é naturalmente transgressora. É das mais democráticas: está na rua, para todos, sem distinção, com diversidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
A inesperada reação de Belchior ao ser kibado pelo Mamonas Assassinas
Dez ótimas baladas gravadas por bandas de Thrash Metal, em lista do Loudwire
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater

O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
O conselho da mãe de Roger Waters que não vale mais, segundo Humberto Gessinger
A opinião de Roger Waters sobre o Radiohead em seu auge criativo
Saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985 foi libertadora, diz David Gilmour



