Roger Waters: "Eles ameaçaram me jogar na prisão no Brasil"
Por Bruce William
Fonte: Brooklin Vegan
Postado em 18 de fevereiro de 2019
Durante uma longa entrevista realizada pela Brooklin Vegan, Roger Waters comentou os eventos ocorridos no Brasil em outubro de 2018, quando sua turnê "Us + Then" passou pelo país e causou polêmica devido aos seus posicionamentos políticos.
Ao ser perguntado se sua ligação com o BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) resultou em protestos pedindo o cancelamento de alguns de seus shows também fora dos EUA, assim como aconteceu naquele país, Roger respondeu: "Sim! No exterior, bem, eles ameaçaram me jogar na prisão no Brasil por eu estar me envolvendo no seu processo de eleição, ao me juntar com o movimento #EleNão, que fracassou. Você sabe que Bolsonaro, o fascista Bolsonaro, foi eleito apesar da resistência a ele. Eu queria ir visitar Lula quando chegamos ao sul aonde ele está preso mas o juiz local me negou esta oportunidade. Pois era um momento muito sensível, as eleições estavam chegando.... obviamente o único motivo pelo qual Lula está preso é porque ele teria ganho as eleições com as mãos amarradas nas costas se deixassem ele ficar em pé, o que ele não pode fazer por ter sido preso sob falsas acusações de corrupção. No Ocidente dizem ´Ah sim, outro político corrupto´. Não, ele não é um político corrupto, ele está na prisão por acusações forjadas contra ele pelo sistema que está no poder lá no Brasil..."
Mais adiante, o entrevistador pergunta se houve algum protesto violento e ele se sentiu em perigo de fato após os comentários anti-Bolsonaro em São Paulo, e Roger explicou: "Minha equipe de segurança estava tentando me levar pra outro hotel e não ficar no Rio e blá blá blá mas eu disse: ´Não, não vou mudar de hotel. Entendo que vocês sejam profissionais e estão fazendo seu trabalho, mas não´. Talvez eu esteja sendo extremamente ingênuo, pois na verdade já fui avisado muitos anos antes em Nova Iorque", e depois emenda com uma longa história relatando ter sido ameaçado pela própria CIA nos EUA, finalizando este trecho dizendo que ele é uma pedra no sapato do Mossad, mas sabe que se eles quisessem matá-lo de fato já teriam feito, e que ele tem mais medo de fãs malucos e isolados tipo o Mark Chapman do que de instituições governamentais.
Por fim, em outro trecho, Waters comenta a cisão que aconteceu em sua base de fãs, com muitos apoiando e muitos rejeitando suas posturas políticas: "Se você é um fã de longa data do Pink Floyd e eu te perguntasse quais são suas músicas favoritas, elas certamente estariam em algum lugar entre o ´Meddle´ e o ´Final Cut´. É assim que são as coisas, é assim que as pessoas se sentem. Mas há pessoas que não se fazem esta perguntam e pensam ´Ah, ele era um idiota autoritário que acabou com a banda e nós o odiamos´ estão perdendo o ponto, completamente. É uma loucura. Então quando eles dizem ´Não vim aqui ouvir suas opiniões políticas´ a resposta é ´Então por qual motivo você veio?´. Você não precisa concordar com a parte política. Mas tudo começou nas turnês do ´Amused to Death e ´Leaving Beirut´ quando começaram a deixar os shows reclamando e exigindo o dinheiro de volta. Mas a questão é que eles realmente nunca fizeram ideia de quem eu sou ou o que eu fazia. As pessoas pensavam que sabiam, mas descobriram que não sabiam".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026

O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
Roger Waters sobre Nobel da Paz: poderia ter sido dado a Donald Trump, não seria menos absurdo
A canção do Pink Floyd que Roger Waters toca toda noite como tributo ao passado
O conselho da mãe de Roger Waters que não vale mais, segundo Humberto Gessinger
Roger Waters toma partido de David Gilmour em discussão sobre lendário solo de guitarra
Por que "Money" só poderia ter origem na mente de Roger Waters, segundo David Gilmour


