Pearl Jam: banda fala sobre incêndios na Amazônia por meio das redes sociais
Por Igor Miranda
Fonte: Instagram
Postado em 02 de setembro de 2019
O Pearl Jam fez uma publicação nas redes sociais, na última sexta-feira (30), para falar sobre os incêndios que a Floresta Amazônica tem sofrido, em especial, desde o início de agosto. Além de se manifestar, a banda compartilhou fotos das chamas tomando alguns ambientes da Amazônia.
De acordo com o Pearl Jam, as imagens foram compartilhadas pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), parceiro do Pearl Jam em 2018 em iniciativas para redução da emissão de gás carbônico. As fotos foram feitas, segundo a postagem, na última semana.
"O Idesam trabalha na Amazônia nos últimos 15 anos e eles nunca viram um cenário como esse", diz a postagem.
A banda também compartilhou uma declaração de Pedro Soares, representante do Idesam. "A Amazônia brasileira é tão grande quanto a Europa. Há muitas causas para os incêndios, o que exige diversas abordagens para contê-los. Diversas organizações tentam mobilizam ações coletivas em diferentes regiões e estamos certos de que podemos cumprir a nossa parte. É importante compartilhar a mensagem de que todo esforço ajuda", afirmou.
Veja a postagem a seguir (para ver as fotos, arraste para o lado ou clique nas setas laterais no box do Instagram).
Apoio em 2018
Em 2018, o Pearl Jam atuou junto do Idesam e da Conservation International (CI) Brazil com um investimento para o reflorestamento da Amazônia. A ideia era compensar as emissões de carbono durante a tour pelo país, que incluiu shows no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de performances solo do vocalista Eddie Vedder.
Estimou-se que a turnê do Pearl Jam pelo Brasil seria responsável pela emissão de 2,5 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) a partir de distintas atividades. Para compensar o dano, a banda destinou, aproximadamente, US$ 50 mil (cerca de R$ 200 mil) para o projeto da Reserva do Uatumã, localizado no estado do Amazonas.
Com o dinheiro investido pelo Pearl Jam, foi declarado que seriam plantadas 20,6 mil árvores, em uma área de 8 hectares - o equivalente a 80 mil metros quadrados.
"O investimento vai beneficiar, diretamente, 27 famílias, empregando 300 pessoas para coletar sementes, trabalhar em cuidados de enfermagem, agricultores e técnicos agrícolas", afirmou Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI Brazil, em entrevista ao Mongabay na época.
A banda já realizou outras parcerias com as unidades da CI de outros locais para suas turnês na América Latina, em 2015, e nos Estados Unidos, em 2016.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps