Black Bell Tone: banda questiona Ordem e Progresso sem Amor em novo clipe e disco
Por Taba Kuntz
Fonte: Black Bell Tone - Assessoria
Postado em 14 de outubro de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Black Bell Tone lança álbum de estreia e clipe que propõem uma reflexão sobre a intolerância no Brasil e questiona o lema da bandeira nacional.
"Amor, Ordem e Progresso", terceiro videoclipe da Black Bell Tone, puxa o lançamento do seu primeiro álbum "Engenho Que Fabrica Opinião". A estética do cenário e figurino alternando entre preto e branco faz referência à capa do álbum numa alegoria a polarização política vivida do Brasil nos últimos anos. A música vai além e aborda como as pessoas sucumbiram às possibilidades de comunicação trazidas pela tecnologia, tornando-se avatares frios e insensíveis em uma guerra virtual cuja única finalidade é destruir o discurso que é oposto ao seu.
No refrão, a música trata da supressão da palavra "Amor" na bandeira brasileira: "O lema Ordem e Progresso é originalmente influenciado pelo pensamento positivista de Auguste Comte: Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim. Porém o símbolo máximo da nação parece estar incompleto." - afirma o vocalista e guitarrista Taba Kuntz, autor da letra. "Coincidência ou não, parece sintomático e representativo que uma nação não esteja conseguindo estabelecer o entendimento para encontrar a pacificação, quando lhe falta o princípio essencial a todos os povos. Não há como legitimar ordem e progresso para todos se não houver paz, e isso nasce com empatia e amor’ - completa o músico.
O clipe de "Amor, Ordem e Progresso" foi produzido pela própria banda, no melhor estilo DIY (do it yourself), e também conta projeções de imagens históricas e momentos importantes que ajudam a dar o contexto nacional abordado na música. Todo o processo foi documentado e está disponível no Instagram.
Com guitarras distorcidas e uma melodia pop, a canção dá uma ideia geral do clima do álbum: "Muito embora a temática do disco reflita bastante sobre a instabilidade do cenário atual no país e no mundo, ainda há um tom positivo no espírito do disco. Nesse sentido, pode-se dizer que o álbum também fala sobre cura e esperança" - completa o guitarrista Nando Pontin.
A BLACK BELL TONE
A Black Bell Tone, formada em Março de 2017 em Porto Alegre - RS, faz parte da nova cena independente do rock nacional. A banda é composta por: Taba Kuntz (vocal e guitarra), Nando Pontin (guitarra), Lucas Pontin (baixo) e Fernando Paulista (bateria).
A experiência da estrada e de projetos anteriores trouxe um foco afiado que contribuiu com o planejamento da Black Bell Tone desde seu primeiro dia. A banda lançou em Setembro/2019 seu disco de estreia "Engenho Que Fabrica Opinião", puxado pelo clipe da faixa "Amor, Ordem e Progresso". Antes do álbum foram lançados outros três singles, dois clipes, uma série de vídeos com performances ao vivo, chamada Live@Studio, shows na íntegra, além de dezenas de vídeos de bastidores em seu canal do Youtube . A BBT mantém uma produção sólida e diária de conteúdo para suas redes sociais de forma a manter o seu público engajado e em constante expansão.
Apesar do pouco tempo de existência, a banda tem no currículo shows em grandes festivais ao lado de nomes como Acústicos & Valvulados, Vera Loca, Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde) e outros, além de ter sido escolhida pelos americanos da Blackberry Smoke como banda de abertura para o seu show em Porto Alegre em Maio/2019.
O ÁLBUM | ENGENHO QUE FABRICA OPINIÃO
Já está disponível em todas as plataformas digitais o álbum de estreia da Black Bell Tone: "Engenho Que Fabrica Opinião". Primeiro álbum de estúdio dos gaúchos de Porto Alegre, o disco traz 12 faixas e é o resultado de dois anos e meio de produção, desde o primeiro dia de ensaio até o lançamento.
O trabalho traz músicas em português e inglês e trata de temas como a sociedade moderna, a era digital e as angústias e contradições do nosso tempo, onde a tecnologia que poderia aproximar as pessoas parece ser o fio condutor pra um futuro de afastamento e polarização.
A sonoridade é uma mistura de subgêneros, do mainstream e do underground, dentro dos pilares fundamentais do Rock. Guitarras distorcidas, peso e vocais rasgados se juntam a elementos especiais e revelam a personalidade da Black Bell Tone. Grooves de bateria, coros, momentos épicos e de silêncio dão a dinâmica e também evidenciam a química do grupo durante o período de composição.
O álbum composto e arranjado em estúdio pela própria banda foi produzido pelo engenheiro e guitarrista Nando Pontin, que também assina a gravação e mixagem do trabalho. A masterização é de Mateus Borges (AudioFARM Studios), engenheiro indicado ao Grammy Latino em 2013.
A arte da capa é do artista visual Leo Lage (Aro 33) e representa uma sociedade em oposição que sangra pela falta de entendimento, e que, na busca por liberdade e paz, está unida pela dor e muito mais próxima do que imagina. Leo Lage é conhecido por seus trabalhos com bandas da cena rock do Rio Grande do Sul como Pública, Ultramen, Dingo Bells, Cartolas, Bidê ou Balde, entre outros.
Site Oficial:
www.blackbelltone.com
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
Brasileiro se torna baixista temporário do Crashdiet
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Tobias Forge relata encontro com integrantes do Black Sabbath antes do último show da banda
Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
Ringo Starr, dos Beatles, comenta as músicas que formam a trilha sonora de sua vida
As dez músicas que deram origem ao Thrash Metal, segundo Scott Ian, do Anthrax
A sensata visão de Marcelo Barbosa sobre a crise entre Edu Falaschi e o Angra


Lars Ulrich, do Metallica, quase saiu no tapa com Lou Reed
Axl Rose conta por que fica saindo do palco o tempo todo nos shows do Guns N' Roses
Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, fala sobre sua conversão ao cristianismo
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo


