Doom Nacional: Os destaques da década 2010-2019

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcelo Andrade
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Doom no Brasil deu uma popularizada muito grande no meio underground nessa década, guiada pela ascensão do Stoner Rock e seus derivados como o Stoner Doom que foi um estilo que cresceu aqui assustadoramente, acabou que aqueceu a produção nacional e nos deu discos maravilhosos. Separei dez álbuns essenciais para Doomers de todo o Brasil.

10. Erasy - The Valley of Dying Stars (Stoner/Sludge/Doom)

O primeiro álbum dos baianos de Feira de Santana lançado em 2016 tem uma pegada especial, misturando sabbathismos com uma pegada muitas vezes violenta vinda do Sludge e a lentidão obscura do Doom formando uma obra maravilhosa.

09. Saturndust - Saturndust (Space Doom Metal)

Em 2015 os paulistanos do Saturndust lançam um dos álbuns mais originais do Doom nacional, misturando uma agressividade vinda do Death Doom e Sludge com certas influências de Stoner aliadas à um vocal limpo agoniante e uma atmosfera espacial de morte, esse primeiro álbum da banda é sem dúvidas excelente.

08. Cosmonaut Fuzz - Cosmonaut Fuzz (Instrumental Stoner/Doom)

Se há no Doom nacional uma obra instrumental que bate de frente com grandes nomes mundiais como Bongripper e Belzebong esse é o disco, lançado em 2017 como projeto solo do guitarrista e vocal da Netuno Doom, Adriano Alves, uma viágem só de ida à imensidão do Cosmos.

07. Pantáculo Místico - Hermético (Black/Doom)

O Ceará pode até não ter muitas bandas de Doom, mas Hermético é uma das mais belas obras que misturam o metal negro e a desgraça com uma atmósfera sinfónica obscura e guturais destruidores vosciferando letras que abordam o oculto de forma poética.

06. The Evil - The Evil (Stoner/Doom)

A banda mineira do lendário Wagner Antichrist (Sarcófago) lança em 2017 um dos álbuns mais foda dessa década, um Stoner Doom mais pesado e obscuro com vocal feminino visceral e impressionante faz desse disco viciante e destruidor.

05. Helllight - As We Slowly Fade (Funeral Doom Metal)

Os grandes mestres do Funeral Doom BR lançam em 2018 sua maior obra, um cair no abismo de uma beleza mórbida e brutal.

04. Son Of A Witch - Thrones in The Sky (Stoner/Doom)

Lançado em 2016, mas gestado desde o começo da década esse primeiro álbum consagrou o quinteto de Natal (capital do Rio
Grande do Norte) como a maior banda de Stoner Doom nacional, que albão da porra.

03. Netuno Doom - The Universe The Prison (Progressive Doom Metal)

Apesar de ser considerado um Ep pela banda, esse lançamento de quase 40 minutos dos Cearenses da Netuno Doom em 2018 foi a grande surpresa da cena nacional, indicado nacionalmente e internacionalmente como um dos melhores lançamentos do ano essa
obra mistura um caldeirão de estilos de Doom com Prog de uma forma tão singular que nos obriga a coloca-lo entre os melhores álbuns da década. Destruidor, único, épico!

02. The Cross - The Cross (Doom Metal)

A primordial força do metal da destruição da América Latina lança finalmente seu primeiro álbum em 2017. Uma aula de Doom Metal, os anos em hiato fez a musicalidade dos baianos do The Cross ficarem ainda melhor como um bom vinho envelhecido. Hail The Cross!

01. Jupiterian - Terraforming (Sludge/Death/Doom)

Em 2017 mais um álbum da entidade Jupiterian nasce, a banda mais importante hoje do Doom nacional ganha ainda mais força
internacionalmente com essa obra que é provavelmente um divisor de águas de sua carreira. Um álbum de uma destuição unica que aponta o caminho de como se fazer Doom de forma brutal e criativa nessa nova era do Slow Heavy Metal. Merecidamente o melhor álbum da década. Salve Jupiterian!



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

Em vídeo: Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americanoEm vídeo
Seguidores do Demônio, as 10 bandas mais perigosas segundo pastor americano

Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloHeavy Metal
5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo


Sobre Marcelo Andrade

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.