Retrospectiva 2019: a despedida do Slayer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de dezembro de 2019
Continuando com a retrospectiva do que aconteceu de importante em 2019, outro fato que deixou os fãs de metal muito tristes foi a despedida do Slayer dos palcos, e possivelmente, dos estúdios. A última tour foi anunciada no ano de 2018 e o que teoricamente foi o último show foi realizado em 30 de novembro deste ano.
Foram anos de serviços prestados não apenas ao thrash metal (estilo do qual o Slayer sempre será o maior expoente), mas para a música pesada em geral. Após mais de 35 anos de uma carreira pautada pela seriedade, a banda resolveu encerrar suas atividades, deixando um legado gigantesco.
Desde os primeiros acordes do seminal "Show No Mercy" (1983) até "Repentless" (2015), o Slayer sempre foi o mais brutal que uma banda poderia ser. Seja pela voz de Tom Araya, seja pela INFERNAL dupla de guitarristas que Kerry King formou ao lado de Jeff Hanneman (e posteriormente, de Gary Holt) ou pela velocidade absurda de Dave Lombardo/Paul Bostaph, o Slayer é, foi e será eternamente a banda mais violenta que já pisou no Planeta Terra.
A brutalidade do Slayer nunca se resumiu ao estúdio. Para sorte dos fãs da banda (conhecidos pelo fanatismo), as apresentações do grupo sempre foram avassaladoras. Nós, brasileiros, tivemos o prazer de ver Tom Araya e sua turma passando por aqui algumas vezes, sendo que a primeira foi em 1994 (no finado Phillips Monters Of Rock) e a última, em outubro de 2019.
Quanto aos discos de estúdio, não é preciso falar muita coisa. Os cinco primeiros registros ("Show No Mercy", "Hell Awaits", "Reign In Blood", "South Of Heaven" e "Seasons In The Abyss") são de fundamental importância para o desenvolvimento do thrash e do death metal, com letras muito próximas do black, abordando temas mais ocultos. Mesmo quando investiu em elementos mais modernos, o Slayer fez discos extremamente pesados, como "Divine Intervention" e "God Hates Us All".
Tudo infelizmente tem uma hora para acabar. Com o Slayer não foi diferente. Por mais que a tal despedida pareça uma grande jogada de marketing, é muito difícil que o Slayer repita o papelão que algumas bandas fazem por dinheiro, ao voltar atrás na decisão da aposentadoria e fazer shows com preços exorbitantes. Pode ser que eu queime a língua, mas apesar de todas as polêmicas ao longo do tempo, se tem uma coisa que a banda nunca fez foi brincar com os sentimentos de seus fãs.
O que nos resta é ouvir o material que a banda gravou e agradecer por ter presenciado toda a desgraça que essa máquina de destruição criou ao longo de seus quase 40 anos de carreira. Obrigado, Slayer!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os sete discos essenciais do Grave Digger
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O show que o Queen encerrou pela metade a pedido dos contratantes
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os dois vocalistas que Chris Cornell achava que nunca alcançaria; "Eu nunca conseguiria"
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin
Casagrande diz que roqueiro velho que vira reaça nunca foi roqueiro em primeiro lugar



As 10 melhores músicas que o Slayer lançou na década de 1990, segundo a Metal Hammer
As faixas de "Reign in Blood", do Slayer, da pior para a melhor
As 10 melhores músicas que o Slayer lançou entre 1983 e 1990
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do thrash metal cujas letras envelheceram muito mal
As 10 músicas mais chocantes do Slayer, segundo a Metal Hammer
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
As 5 bandas mais importantes da história do heavy metal, na opinião de Mateus Ribeiro



