Led Zeppelin: Jimmy Page só soube agora que a banda foi banida de Boston por anos
Por Igor Miranda
Fonte: Facebook
Postado em 08 de janeiro de 2020
O guitarrista Jimmy Page revelou, em publicação nas redes sociais, que só descobriu recentemente que o Led Zeppelin ficou banido, por 5 anos, da cidade de Boston, nos Estados Unidos. Page soube da situação ao pesquisar por uma publicação de blog a respeito de um tumulto ocorrido no município enquanto fãs esperavam para comprar ingressos de um show do grupo.
O incidente aconteceu há exatos 45 anos, em 6 de janeiro de 1975. O show estava marcado para ser realizado em 4 de fevereiro, mas o prefeito Kevin H. White não só cancelou a performance como, também, baniu o grupo de se apresentar na cidade até 1980 - justo quando as atividades foram encerradas, após a morte do baterista John Bonham.
"Neste dia de 1975, eu planejei tocar no Boston Garden. Ao pesquisar em meu site, descobri que em 6 de janeiro de 1975, houve um incidente na bilheteria do Boston Garden, em Boston, envolvendo uma venda/não-venda de ingressos para milhares de fãs", disse Page, inicialmente.
O guitarrista completou: "A polícia interveio e tudo acabou com o prefeito Kevin H. White cancelando o show do Led Zeppelin. E mais: aparentemente, houve uma proibição de 5 anos da banda no local. Eu não tinha conhecimento de nenhuma dessas situações, mas o prefeito era, no fim das contas, um fã de Rolling Stones. Toquei em Boston novamente em 1995, com o Page & Plant".
De acordo com o escritor Steven Davis, que acompanhou a turnê do Led Zeppelin em 1975, a confusão foi causada porque a bilheteria anunciou que os ingressos estariam à venda em 7 de janeiro. Como era inverno e as temperaturas estavam muito baixas, os funcionários deixaram que os fãs formassem uma fila dentro do local.
Os fãs começaram a beber vinho e fumar baseados dentro do estabelecimento, o que deixou a situação "turbulenta". "A molecada invadiu a área de cervejas e começou a consumir. Quando os seguranças apareceram, os fãs começaram a jogar água das mangueiras neles. Depois, incendiaram os assentos. Era como se o local tivesse sido bombardeado", explicou o Steven Davis, em 2015, conforme transcrito pelo Ultimate Classic Rock.
Policiais foram chamados e só conseguiram controlar a situação por volta das 5h30 da madrugada do dia 7. O prejuízo foi estimado em US$ 30 mil. Ao ver os estragos, o prefeito disse: "o Led Zeppelin nunca mais tocará em Boston". E foi o que aconteceu, já que a proibição durou 5 anos, prazo para a própria banda ter chegado ao fim.
Curiosamente, Boston foi uma das cidades mais receptivas ao Led Zeppelin em seu início. Eles fizeram mais de uma dezena de apresentações em diferentes casas de shows da cidade em 1969, logo em sua primeira turnê norte-americana. Depois, retornaram ao Boston Garden em 1971 e 1973.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps