Dead or a Lie: Lançado novo disco com temática existencial
Por Matheus Vieira
Fonte: Press Release
Postado em 11 de março de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Uma história estimulante de um ser humano contra ele mesmo. Um uivo sustentado, destilado sob metáforas da vida, cuja existência pertence a todos nós. Assim o baixista e guitarrista Matheus Vieira define o conceito de Monster, mais novo e quinto disco de sua banda, a paulista Dead or A Lie.
Gravado na cidade de Araraquara/SP com produção de Ali Jr, do Sunrise Music, o disco vem com seis faixas, sendo uma delas instrumental e a cargo do renomado violeiro Ricardo Vignini. Com venda física, o material também está disponível nas mais importantes plataformas de streaming, como Spotify, Amazon Music, Deezer, You Tube Music, Bandcamp, Soundclound e Google Play.
Todo o processo de gravação, mixagem e masterização de Monster levou cerca de seis meses. "Esse período foi extremamente especial para o amuderecimento das ideias e novos experimentos", explica Matheus.
"O talento do Ali somou muito para este novo direcionamento que a banda tomou. As participações do Vignini, além dos guitarristas Cleber Shimu, Danilo Bortolani e o tecladista Matheus Botelho, abrilhantaram ainda mais nosso tabalho", arremata o guitarrista Carlos Oliveira.
E essa mudança no som fica explícita no clima denso e sombrio das músicas. Se nos quatro álbuns anteriores o hard rock se misturava ao stoner, agora o último ganhou a companhia de doom e até passagens de new metal e grunge.
"Tudo foi muito natural. Acredito que fizemos as melhores escolhas e estamos colhendo ótimas resenhas em sites especializados tanto fora, quanto dentro do Brasil. Cada detalhe foi pensado com muito carinho. Vivemos o auge da nossa carreira", comenta Vieira.
Liricamente, estamos diante de um conto existencial, retratado como uma luta do ser humano contra ele mesmo, passando por temor, perturbação, suplício, contemplação e fé, temas que contextualizam cada uma das faixas.
"Defininos o nome do disco ainda em 2018, no fim da divulgação do nosso álbum anterior, o Unholiness. Toda a história foi escrita pelo Matheus que passou o roteiro para o Wiliam Albino (voz e bateria), que escreveu as letras. O Wiliam também fez um clipe para a faixa Monster, disponível no You Tube", explica Oliveira.
Novos ares
Além de produzir o disco em um novo estúdio, Monster também ficou marcado pela mudança do nome da banda. Antes Dead or Alive, o trio Matheus, Carlos e Wiliam resolveram dar um fim às alusões ao famoso grupo dos anos 80. Porém, nada apaga o histórico da agora Dead or a Lie, cuja carreira começou em 2009. De lá para cá, os meninos lançaram os CD´s On The Road WIth The Young Guns (2012), Walk On Home, Boy (2013), Last Man Standing (2014) e Unholiness (2016).
A Dead or a Lie tocou como convidada em edições do Araraquara Rock e do Festival Rock Na Estação (São Carlos); rodou o interior em shows em casas especializadas e também dividiu palco com Angra, Ratos de Porão, Viper, entre outros. "Não tocamos há alguns anos por uma escolha nossa. Deixamos de lado o 'ao vivo' para nos dedicarmos ao Monster. Estamos felizes com ele e analisando as melhores possibilidades. Lançar um disco de inéditas a cada dois anos é um marco louvável para uma banda de Araraquara", finaliza Carlos Oliveira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Metal sinfônico: os 10 melhores segundo o TeamRock
Irmã de John Lennon gostaria que ele nunca tivesse sido um Beatle
Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setenta
A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana
Roger Waters, ex-Pink Floyd, relembra o dia que conheceu John Lennon - e se arrependeu
Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?
Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?



