A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de janeiro de 2026
O Black Sabbath é considerado o criador do heavy metal. Fundado pelo guitarrista inglês Tony Iommi, o conjunto estabeleceu as bases do gênero e influenciou músicos de diferentes gerações.
Entre os nomes que assumidamente têm o Sabbath como referência está Max Cavalera, guitarrista e vocalista do Soulfly. O músico brasileiro, que fundou o Sepultura e integrou a banda entre 1984 e 1996, incorporou o estilo do icônico grupo britânico em suas composições.
Soulfly - Mais Novidades
Durante entrevista concedida ao Songfacts em 2014, Max revelou que o refrão de sua música mais famosa foi diretamente inspirado pelo Black Sabbath. Na ocasião, o frontman declarou: "O refrão, 'Roots Bloody Roots', foi obviamente influenciado por Black Sabbath, 'Sabbath, Bloody Sabbath'. Foi daí que tirei a ideia. Portanto, chamar a música de 'Roots Bloody Roots' é uma homenagem total ao Black Sabbath. E funciona muito bem."
A conexão de Max com a banda inglesa também aparece em outra obra do Soulfly: a faixa "Innerspirit", presente em "Dark Ages" (2005). Durante entrevista à Kerrang, Cavalera comentou o processo de criação das instrumentais da banda. Ao falar sobre a jam que aparece no disco "Omen" (2010), ele citou uma composição que o transporta diretamente para o quarto álbum dos pioneiros do heavy metal.
"Lembro-me de ter pedido ao [Marc] Rizzo para invocar o The Edge do U2 na guitarra. Ele é bom nisso – há uma música no 'Dark Ages', Innerspirit, em que lhe pedi para invocar o Tony Iommi e ficou tão incrível que me transportou diretamente para o 'Vol. 4'."
O Soulfly permanece na ativa - sem Marc Rizzo, que foi dispensado em 2021. Seu álbum mais recente é "Chama" (2025), mantendo viva a essência e criativa que marca a trajetória de Max Cavalera.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Quando George Harrison e um Ringo bêbado salvaram Eric Clapton de uma saia justa no Cream
A rockstar que quase perdeu a perna na turnê do AC/DC: "Não vai fazer esse show"

Novo disco do Soulfly mostra que a chama criativa de Max Cavalera continua acesa

O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Soulfly já trabalha no próximo álbum de estúdio, revela Max Cavalera
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
O disco de "rock cafona" que iludiu Max e Iggor Cavalera pela capa macabra
O rockstar por quem Max Cavalera era fanático, mas não conheceu por causa da bebida


