Heaven's Guardian: Carlos Zema comenta show com orquestra e futuro da Immortal Guardian
Por Paulo Henrique de Assis Faria
Fonte: Paulo Henrique de Assis Faria
Postado em 04 de março de 2020
A banda goiana de Heavy Metal e Power Metal HEAVEN'S GUARDIAN fará mais um show com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) neste sábado dia 07/03, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O vocalista brasileiro CARLOS ZEMA veio especialmente dos Estados Unidos (EUA) para essa apresentação.
Além dele, teremos ainda as participações especiais da frontwoman estadunidense Mary Zimmer (HELION PRIME) e o guitarrista MARCELO BARBOSA (ANGRA e ALMAH). Zema desembarcou na última quinta-feira (27/02) em terras goianas e conversou rapidamente conosco sobre esse próximo show, futuros projetos e o vindouro disco da IMMORTAL GUARDIAN. Confiram o bate-papo completo abaixo.
Como está a expectativa pra fazer mais um show da HEAVEN' GUARDIAN com a orquestra? Teremos alguma novidade em relação àquela apresentação de junho de 2018?
Carlos Zema: Temos sim muita expectativa de trabalhar novamente com a orquestra. E o HEAVEN'S GUARDIAN tem um monte de planos que envolvem a OSJG. A expectativa é de fazer [uma apresentação] ao menos uma vez por ano, nesse mesmo formato de show. Nós temos um relacionamento muito bom com o maestro, com os musicistas e, pra gente, é sempre uma honra tocar aqui na nossa cidade natal, Goiânia. De novidade é que dessa vez teremos a adição de corais, além da presença de outros dois nomes de respeito do Metal Mundial.
O HEAVEN'S GUARDIAN tem planos para lançar novas composições e consequentemente um CD de inéditas?
Carlos Zema: Sim, sem dúvida. Eu e os meninos do HEAVEN'S GUARDIAN estamos com os planos de fazer uma gravação de um novo disco. Eu não posso citar nomes no momento, mas estamos em negociações com produtores renomados nos EUA e queremos gravar lá esse próximo trabalho. Iremos, com certeza, em breve fazer essa gravação – provavelmente ainda esse ano – e talvez lançar no ano que vem.
A sua atual namorada, Mary Zimmer (HELION PRIME), é uma vocalista e professora de renome nos EUA e ela também participará do concerto agora. Vocês dois são Vocal Coaches. Diante disso, pergunto: O que você aprendeu com ela e o que ela aprendeu contigo – caso ela tenha confidenciado algo – desde que estão juntos?
Carlos Zema: A Mary é hoje uma das professoras de canto mais conceituadas, não só nos EUA, mas no Mundo. Eu particularmente nunca peguei uma aula com ela, mas ela é com certeza certificada e gabaritada; com mestrado na área e tudo. Nós conversamos muito a respeito de técnica vocal, sempre que falamos de música acaba que, inevitavelmente, vindo à tona esse assunto. Ela também nunca pegou aula comigo. A nossa abordagem é diferente. É mais mesmo na opinião com relação a outros vocalistas e tipos de técnicas que são aplicadas por eles, etc. Nosso relacionamento, especialmente porque eu tento não misturar as coisas, é mais na apreciação do canto, né. Não nessa parte técnica e não muito na abordagem teórica. Apesar de estarmos no mesmo ramo, eu não quero misturar nada. Ao mesmo tempo, sempre que tem chance de cartarmos juntos [como nessa ocasião], a gente canta.
Você também tem a IMMORTAL GUARDIAN lá nos EUA. Quais são os objetivos pra banda em 2020?
Carlos Zema: Nós já estamos juntos há quase dez anos e vamos lançar um novo disco em setembro, que se chamará "Roots Run Deep" e, inclusive, esse trabalho já foi gravado. Eu gravei ele inteiro em quatro dias; já tinha escrito as músicas, já estava bem ensaiado e assim ficou fácil. Gravei as nossas dez faixas. Fiz todos os corais e todas as segundas vozes, etc. Apesar disso, ao vivo todos os integrantes cantam também comigo. Outros planos nossos é que assim que eu voltar para os EUA nós teremos uma turnê que começa agora em março e termina em maio. Nós vamos fazer vários shows na América do Norte toda, México, EUA e Canadá. O plano é de estender essa tour até o final de maio. Assim que voltarmos desta turnê, nosso foco será trabalhar em cima da mixagem do disco e masterização. Esse processo deve durar de duas a três semanas. Depois dessa parte, a ideia é fazer uma segunda rodada de shows por mais 60 dias. Somando tudo serão quatro meses de apresentações ao todo. Esse 2020 a gente está concentrando em fazer o máximo de shows pra promover esse nosso novo disco.
Como foi a turnê que vocês fizeram ano passado com o grande guitarrista MARTY FRIEDMAN (MEGADETH)?
Carlos Zema: Ela foi espetacular! Fizemos uma turnê bem grande com ele por todo os EUA. Se não me engano visitamos 23 estados diferentes e viajamos no mesmo ônibus que o Marty. Nós tivemos a mesma equipe. Foi uma experiência ímpar! Inesquecível, com certeza. Nós adquirimos o respeito dele e isso só foi possível graças à oportunidade que a gravadora nos ofereceu. Foi muito bom ter conhecido e trabalhado pessoalmente com mister Friedman. Desenvolvemos um relacionamento fantástico com ele e toda a equipe. Hoje somos grandes amigos. Tanto é que sempre que o Marty faz algum show na Europa e em outros países ele, sempre que pode, usa uma camisa da IMMORTAL GUARDIAN. Ele é um cara muito humilde, um profissional exemplar e um músico genial.
Tem algum projeto novo que você deva lançar brevemente, algo paralelo à IMMORTAL GUARDIAN e ao HEAVEN'S GUARDIAN?
Carlos Zema: Sim, tenho sim. Eu sou também um músico de estúdio, contratado como Session Musician e aí eu tenho trabalhado com diversas bandas. Inclusive, vários projetos que são de gravação, que não têm nenhuma intenção de ir em turnê. Alguns, na verdade, farão shows. Mas, na maioria, são apenas grupos que precisam de um vocalista para finalizar o disco e eu sou sempre contratado por grupos formados por amigos meus, músicos que já trabalho há alguns anos. Mas sem dúvida nenhuma a minha prioridade são as duas bandas que eu sou o frontman oficial, que é a IMMORTAL GUARDIAN e o HEAVEN'S GUARDIAN. Pra além desses dois grupos, esse ano mesmo eu já lancei dois discos com outros dois projetos e tem mais quatro para serem lançados também. Mas as bandas não são minhas e provavelmente será outro cantor que vai entrar em turnê com elas. No mais, é isso.
Carlos, muito obrigado pela ótima conversa! Que seus projetos e sua carreira continuem alçando voos ainda mais altos! Este espaço agora é seu pra deixar uma última mensagem aos leitores.
Carlos Zema: Então, Paulo. Gostaria muito de agradecer a oportunidade. Sou grato por toda força que você e o Whiplash sempre deu pra gente. Mando um abraço pra todos que nos leem e quero pedir para que vocês continuem apoiando o nosso Heavy Metal brasileiro. E vamos seguindo em frente pra detonar! Valeu!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps