Robert Johnson: foto inédita do músico, "terceira" que se tem conhecimento, é divulgada

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Vanity Fair
ENVIAR CORREÇÕES  

Uma foto inédita de Robert Johnson, um dos músicos mais icônicos da história do blues, foi divulgada na última quarta-feira (20) pela Vanity Fair. A imagem foi revelada por Annye Anderson, meia-irmã de Robert, que lançará um livro sobre ele, "Brother Robert: Growing Up With Robert Johnson", no dia 9 de junho.

Fatos Desconhecidos: a história de Robert Johnson, o Guitarrista do InfernoBruce Dickinson: sua coleção de clássicos do Metallica

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira a imagem a seguir:

O clique revelado por Annye Anderson chama atenção por ser, de acordo com ela, apenas o terceiro retrato verificado de Robert Johnson que se tem conhecimento. Todavia, a própria Vanity Fair havia divulgado, em 2007, uma "terceira foto" de Johnson.

Robert Johnson: a terceira foto do lendário músico

A imagem revelada na última quarta-feira (20) pela Vanity Fair foi tirada em uma cabine fotográfica em Memphis, nos Estados Unidos, na década de 1930. O músico morreu em 16 de agosto de 1938, aos 27 anos. Ele consumiu uísque envenenado com estricnina pelo dono do bar onde estava se apresentando e até se recuperou, porém, com a saúde fragilizada, contraiu uma fatal pneumonia.

"O lugar em que tiramos essa foto era bem próximo ao bar Pee Wee's, onde ele compôs seus blues. Quando eu tinha 10 ou 11 anos de idade, entrei lá com minha irmã Carrie e o irmão Robert. Lembro dele carregando seu violão e dedilhando. Nessa cabine, você colocava uma moeda, puxava a cortina e fazia a foto. Não havia fotógrafo", afirmou Annye Anderson.

Guardada no arquivo pessoal de Annye por quase um século, a foto compunha uma série de lembranças da família. Os pais dela acabaram morrendo algum tempo depois. "Levava essas fotos comigo, embrulhadas em um lenço. Trouxe apenas alguns pertences da casa dos meus pais. Quando mudei para a casa da minha irmã Charlyne, levei algumas coisas. Guardei essa foto de Robert, junto de outras, em um baú de cedro. Sempre a tive", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Annye, claro, nega todas as lendas envolvendo Robert Johnson. "Eu lembro dele como uma pessoa aberta, generosa e gentil. Ele não era o homem de todas aquelas histórias: alcoólatra e brigão", afirmou.

As histórias a respeito de Robert Johnson envolvem uma suposta venda de sua alma ao diabo em uma encruzilhada - o demônio, inclusive, teria transferido habilidades no violão para ele no meio desse "escambo".

Fato é que Robert foi um dos nomes mais importantes do Mississippi Delta Blues, além de ser pioneiro no formato do blues de 12 compassos. O músico inspirou nomes não só desse gênero, como, também, do rock, que vão de Eric Clapton, Led Zeppelin, Rolling Stones, Fleetwood Mac e Bob Dylan a White Stripes e Red Hot Chili Peppers - fora a influência indireta.

Em 16/08/1938: Morre Robert Johnson, cantor e guitarrista de bluesEm 16/08/1938
Morre Robert Johnson, cantor e guitarrista de blues

Robert Johnson: um texto sensacional sobre o bluesman na Bizz em 1986

Fatos Desconhecidos: a história de Robert Johnson, o Guitarrista do InfernoFatos Desconhecidos
A história de Robert Johnson, o Guitarrista do Inferno

Robert Johnson: suas cinco músicas mais influentes no percurso do rock and roll

Robert Johnson: uma carreira tão curta quanto influente

Blues e derivados: os nomes que ajudaram a forjar o rockBlues e derivados
Os nomes que ajudaram a forjar o rock




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Robert Johnson"


Fatos Desconhecidos: a história de Robert Johnson, o Guitarrista do InfernoFatos Desconhecidos
A história de Robert Johnson, o Guitarrista do Inferno

Vinil: os 10 discos mais caros do mundo

Fatos Desconhecidos: 5 personalidades que supostamente fizeram pacto com o diaboFatos Desconhecidos
5 personalidades que supostamente fizeram pacto com o diabo

Marcos de Ros: Robert Johnson e o pacto com o diaboRobert Johnson: suas cinco músicas mais influentes no percurso do rock and rollAlta Fidelidade: O "Clube dos 27"Robert Johnson: um texto sensacional sobre o bluesman na Bizz em 1986

O Diabo É O Pai Do Rock: a associação do gênero com o tinhosoO Diabo É O Pai Do Rock
A associação do gênero com o tinhoso

Robert Johnson: O avô do Rock N' Roll e protagonista do mito do Bluesman da encruzilhada.Crossroads: Apologia apaixonada ao blues

Em 16/08/1938: Morre Robert Johnson, cantor e guitarrista de bluesEm 16/08/1938
Morre Robert Johnson, cantor e guitarrista de blues

Oh, play them Blues: os caminhos do BluesOh, play them Blues
Os caminhos do Blues


Bruce Dickinson: sua coleção de clássicos do MetallicaBruce Dickinson
Sua coleção de clássicos do Metallica

Doors: Perguntas e respostas e curiosidades diversasDoors
Perguntas e respostas e curiosidades diversas


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline