Robert Johnson: foto inédita do músico, "terceira" que se tem conhecimento, é divulgada
Por Igor Miranda
Fonte: Vanity Fair
Postado em 21 de maio de 2020
Uma foto inédita de Robert Johnson, um dos músicos mais icônicos da história do blues, foi divulgada na última quarta-feira (20) pela Vanity Fair. A imagem foi revelada por Annye Anderson, meia-irmã de Robert, que lançará um livro sobre ele, "Brother Robert: Growing Up With Robert Johnson", no dia 9 de junho.
Confira a imagem a seguir:
Robert Johnson - Mais Novidades
O clique revelado por Annye Anderson chama atenção por ser, de acordo com ela, apenas o terceiro retrato verificado de Robert Johnson que se tem conhecimento. Todavia, a própria Vanity Fair havia divulgado, em 2007, uma "terceira foto" de Johnson.
A imagem revelada na última quarta-feira (20) pela Vanity Fair foi tirada em uma cabine fotográfica em Memphis, nos Estados Unidos, na década de 1930. O músico morreu em 16 de agosto de 1938, aos 27 anos. Ele consumiu uísque envenenado com estricnina pelo dono do bar onde estava se apresentando e até se recuperou, porém, com a saúde fragilizada, contraiu uma fatal pneumonia.
"O lugar em que tiramos essa foto era bem próximo ao bar Pee Wee's, onde ele compôs seus blues. Quando eu tinha 10 ou 11 anos de idade, entrei lá com minha irmã Carrie e o irmão Robert. Lembro dele carregando seu violão e dedilhando. Nessa cabine, você colocava uma moeda, puxava a cortina e fazia a foto. Não havia fotógrafo", afirmou Annye Anderson.
Guardada no arquivo pessoal de Annye por quase um século, a foto compunha uma série de lembranças da família. Os pais dela acabaram morrendo algum tempo depois. "Levava essas fotos comigo, embrulhadas em um lenço. Trouxe apenas alguns pertences da casa dos meus pais. Quando mudei para a casa da minha irmã Charlyne, levei algumas coisas. Guardei essa foto de Robert, junto de outras, em um baú de cedro. Sempre a tive", disse.
Annye, claro, nega todas as lendas envolvendo Robert Johnson. "Eu lembro dele como uma pessoa aberta, generosa e gentil. Ele não era o homem de todas aquelas histórias: alcoólatra e brigão", afirmou.
As histórias a respeito de Robert Johnson envolvem uma suposta venda de sua alma ao diabo em uma encruzilhada - o demônio, inclusive, teria transferido habilidades no violão para ele no meio desse "escambo".
Fato é que Robert foi um dos nomes mais importantes do Mississippi Delta Blues, além de ser pioneiro no formato do blues de 12 compassos. O músico inspirou nomes não só desse gênero, como, também, do rock, que vão de Eric Clapton, Led Zeppelin, Rolling Stones, Fleetwood Mac e Bob Dylan a White Stripes e Red Hot Chili Peppers - fora a influência indireta.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps