Blues e derivados: os nomes que ajudaram a forjar o rock
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 16 de julho de 2012
Que o rock é filho de mãe promíscua todo mundo sabe: influências de country, jazz, folk representam uma grande parte da árvore genealógica desse senhor de sessenta anos. Mas, o principal elemento dessa combustão genética sem dúvida foi o blues, um lamento de escravos que começou nas plantações de algodão do sul do Estados Unidos, passou pela mão dos músicos de puteiro, foi para a cidade e se eletrificou, ficou rico, ficou pobre de novo e hoje é reverenciado com toda a justiça por qualquer fã de rock n´roll.
Dentre os artistas do gênero, alguns nomes possuem uma ligação tão radical com o rock n´roll, que fica fácil entender de onde ANGUS YOUNG e ERIC CLAPTON sacaram tantos solos legais durante a carreira. Com toda a justiça a nomes como SON HOUSE, EDDIE BOYD, WILLIE DIXON, BUDDY GUY e mais uns duzentos e trinta e sete, procurei entender quais eram as referências mais imediatas de alguns artistas seminais para o rock´n roll. Não se trata de uma lista fechada e nem de algo no estilo "grau de importância"– apenas algum esforço de memória aliado à uma pesquisa em minha coleção, que eu sei – claro – que vai deixar muita gente boa de fora:
ELMORE JAMES: se "o" cara do slide elétrico existe, o nome dele é esse aí. ELMORE reciclou o blues do delta, empacotou em uma roupagem agressiva e criou clássicos regravados por Deus e o mundo como "It Hurts me Too" e "Dust my Broom". – DERIVADOS: DEREK TRUCKS, DUANNE ALMANN, BRIAN JONES, MICK TAYLOR e JOE PERRY.
LITTLE WALTER: Se você acha que o máximo de radicalismo no rock n´roll é comer morcegos e jogar TV pela janela de hotel, você não conhece esse cidadão. Arruaceiro, pinguço e doidaço, WALTER gostava de briga e de tocar gaita, o que lhe valeu o título de rei da gaita blues. Tocando com nomes como OTIS RUSH E HOWLIN WOLF, criou uma abordagem totalmente inusitada no instrumento, transformando-a em uma extensão vocal eletrificada e poderosa. DERIVADOS: STEVEN TYLER, MICK JAGGER, ROBERT PLANT – todos em seu momento de gaitistas, lógico!
ALBERT KING: uma lista de blues sem STEVE RAY VAUGHAN? Calma... Muito antes dele, essa lenda veio do Mississipi, filho de lavradores de algodão e botou o chão abaixo com uma mistura de força e feeling que fizeram com que VAUGHAN aprendesse a tocar guitarra. Ah, e séculos antes disso vira moda ele já usava uma Flying V. DERIVADOS: PETER GREEN, STEVE RAY VAUGHAN,GARY MOORE, JIMMY PAGE.
FREDDIE KING: primeiramente, em minha defesa, gostaria de dizer que ERIC CLAPTON é meu guitarrista preferido. Mas baseado no quesito "quem fez o quê por quem", não dá para negar que FREDDIE KING não só veio antes dele como constitui toda a base elétrica dele. Além de ser um monstro na guitarra, misturando técnica de palhetas de plástico e metal, KING é o compositor de "Have you Ever Loved a Woman", "Hideaway", "I´m Tore Down" e "Reconsider Baby" regravadas por......CLAPTON! –DERIVADOS: CLAPTON, PETER FRAMPTON, SLASH, JOHN FOGERTY.
B.B. KING: Fechando a tríade dos reis, Blues Boy King é citado em nove de cada dez entrevistas de guitarrista. Bom gosto, poucas notas, carisma e uma boa dose de sacanagem fazem desse octogenário uma fonte de inspiração para todo aquele que põe a mão em seis cordas. DERIVADOS: JIMI HENDRIX, JOE BONAMASSA, JEFF HEALEY, RON WOOD.
MUDDY WATERS: aí chega a ser sacanagem: junto com WILLIE DIXON, o "águas lamacentas" foi o primeiro hit maker do mundo. "You Need Love", "I Just Want To Make Love To You", "Hoochie Coochie man" e outras quinhentas, foram sugadas, recicladas e digeridas até a exaustão por meio mundo depois. Não conhece blues direito? Comece por esse cara aqui. DERIVADOS: CHUCK BERRY, ANGUS YOUNG, RITCHIE BLACKMORE, BRIAN MAY, GEORGE HARRISON.
ROBERT JOHNSON: na minha opinião, esse cara – junto com HENDRIX- nunca existiu, ou pelo menos não nasceu nesse planeta. Guitarrista monstruoso, inventor de afinações que só ele conhecia, compositor de primeira e tendo morrido quase vinte anos antes de ELVIS gravar "That´s All Right Mamma", JOHNSON construiu um espólio de vinte e quatro músicas que direta ou indiretamente encheram o bolso e fizeram a fama de muita gente depois. DERIVADOS: todo mundo!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
Bruce Dickinson: quinze álbuns fodões que todo mundo tem que ouvir
A música feita para zoar jovens descolados que se tornou um clássico dos anos 90
A música de Elvis Presley que fez Jimmy Page querer ser um músico

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso



