RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

"O melhor com que já toquei", diz Duff McKagan sobre novo baterista do Guns N' Roses

Sabaton lança "Legends", seu novo disco de estúdio

Iron Maiden invade o universo de Magic: The Gathering com coleção temática

Graham Bonnet Band anuncia álbum ao vivo "Lost in Hollywood Again"

A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves

Designer relembra a história por trás da capa de "Bomber" - clássico do Motörhead

A música "das antigas" que Metal Hammer considera uma das piores do Metallica

Moyses Kolesne, do Krisiun, toca solo de "Detroit Rock City" em homenagem a Ace Frehley

Tommy Thayer homenageia Ace Frehley; "Foi uma honra seguir seus passos"

Como foi a única passagem de Ace Frehley no Brasil, segundo resenhas da época

Gene Simmons, Paul Stanley e Bruce Kulick lamentam morte de Ace Frehley

Leia o comunicado oficial da família sobre a morte de Ace Frehley

Kiss anuncia box-set celebrando 50 anos do álbum "Dressed to Kill"

Para filho de Ozzy, último show foi como "um velório em vida"

Ace Frehley, guitarrista original do Kiss, está sustentado por aparelhos após AVC


Steven Wilson
Stamp

Nervosa: O disband e suas implicações no heavy metal nacional

Por Sâmya Mesquita
Fonte: O Povo: Blog Discografia
Postado em 04 de maio de 2020

No sábado, 25 de abril, Fernanda Lira e Luana Dametto confirmaram suas saídas da banda de heavy metal Nervosa. Em suas redes sociais, a baixista e a baterista, respectivamente, fizeram textos de despedida, mas pouco falaram dos motivos que teriam levado a esta decisão, dando margem a pensar sobre diversas questões que não só a banda vem enfrentando ao longo dos anos, como também todo o cenário nacional deste gênero musical.

Nervosa - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda paulista é um dos principais nomes do heavy metal nacional da atualidade. Recentemente, fez uma extensa turnê europeia com mais de 60 shows e se apresentou no palco Sunset do Rock in Rio de 2019.

Em declaração nas redes sociais, Fernanda Lira, baixista, e Luana Dametto, baterista, disseram ser gratas por todo o tempo que estiveram na banda. Revelaram ainda que seguirão com suas carreiras musicais, mas fora do Nervosa. "Deixando bem claro que a decisão é pessoal e não tem nada a ver com cansaço de fazer tours, gravadora, nada", disse Fernanda em sua conta no Instagram. Entretanto, podemos perceber algumas questões externas que podem ter agravado a situação da banda.

Por exemplo, de Doro a Simone Simons, o sexismo é uma constante no heavy metal. O machismo aparece de várias formas: na falta de credibilidade dada ao trabalho da mulher, no julgamento físico por um padrão de beleza, na falta de espaço em festivais e até em cachês financeiramente inferiores, comparados aos dos homens. No caso do Nervosa, frequentemente as integrantes, em entrevistas ou no palco, falavam sobre a desigualdade de gêneros dentro do heavy metal e como o machismo prejudica as bandas femininas. Fernanda já tinha revelado, em entrevista ao G1 por ocasião do Rock in Rio, que sofreu assédio de fãs a nível sexual por diversas vezes, ao vivo e em redes sociais: "Vira e mexe, nas redes sociais, recebemos nude e mensagem de cara fazendo pedido estranho", relatou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Também não é por acaso o rompimento da banda em plena quarentena, quando a principal fonte de renda, os shows e os festivais, estão temporariamente suspensos devido ao alto contágio do COVID-19. E é preciso frisar que as bandas que não têm sucesso no mainstream são as que mais sofrem.

O heavy metal nasceu revolucionário, nos anos 1960, mas, com o tempo, o gênero foi chamando a atenção de fãs de ideologias mais conservadoras. O Nervosa é um exemplo contrário: seja por suas letras ou por suas manifestações públicas, a banda é o símbolo da busca por políticas mais igualitárias dentro e fora do cenário.

"Há 2 anos o Nervosa não é o mesmo e todos tentávamos manter a banda viva, cada um de nós fazendo o seu melhor, sem exceções", afirmou Prika em seu Instagram. O período coincide com o novo cenário político no País. A banda, por várias vezes, posicionou-se dentro e fora do palco contra o atual governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e por isso sofreu represálias muito mais diretas do numeroso público conservador fã de heavy metal. "Quando a animação já não é a mais a mesma, por qualquer motivo que seja, não acho que seja honesto continuar fazendo, não seria honesto comigo, e nem com você que vem seguindo minha trajetória", disse Luana em sua página no Facebook.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A junção de todos esses fatores - machismo, quarentena e cenário político -, além de possíveis desentendimentos internos, pode ter gerado desgaste e posterior disband. Contudo, a saída de duas das três integrantes não significa o fim. A banda afirmou em comunicado oficial que não vai parar: "os novos membros e muitas outras novidades serão anunciadas em breve". É esperar para ver não só a nova formação, como também a continuidade desse trabalho revolucionário.

Fonte:
http://blogs.opovo.com.br/discografia/2020/04/28/o-disband-do-nervosa-e-suas-implicacoes-no-heavy-metal-nacional/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Grave Digger
70000TonsOfMetal


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS