Dream Theater: Marco Minnemann conta por que não conseguiu vaga para entrar na banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Ultimate Guitar
Enviar Correções  

Em 2011, o Dream Theater inovou ao divulgar uma série em formato de documentário, como uma espécie de reality show, mostrando como foram as audições para escolher o novo baterista da banda. Mike Portnoy havia deixado a formação no ano anterior e os músicos Mike Mangini, Marco Minnemann, Aquiles Priester, Peter Wildoer, Virgil Donati, Thomas Lang e Derek Roddy concorreram ao posto.

Dream Theater: Mike Portnoy mostra, em vídeo, sua coleção de LPs da bandaIron Maiden: os álbuns da banda, do pior para o melhor

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre os interessados na vaga, dois chamaram bastante a atenção e deixaram, claramente, os membros do Dream Theater em dúvida. São eles: Mike Mangini, que havia tocado com Extreme, Steve Vai, Annihilator e na carreira solo do vocalista da banda, James LaBrie; e Marco Minnemann, que já fez som com Paul Gilbert, Kreator e Adrian Belew (King Crimson).

Mangini acabou escolhido e segue com o Dream Theater até hoje. Por outro lado, a carreira de Minnemann decolou, já que ele passou a ser ainda mais requisitado e trabalhou com Steven Wilson, Joe Satriani, Tony MacAlpine e outros. O baterista alemão também faz parte de bandas como The Aristocrats, The Mute Gods e The Sea Within.

Em entrevista a David Slavkovic, do Ultimate Guitar, Minnemann revelou por que sua entrada para o Dream Theater não deu certo. Além disso, ele comentou que segue amigo dos caras da banda, bem como de Mike Portnoy.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Inicialmente, o baterista comenta que não levou a audição tão a sério e que a situação ganhou outras dimensões quando o vídeo foi publicado no YouTube. "Era apenas um possível trabalho que havia aparecido. Sou amigo de Mike Portnoy e dos caras do Dream Theater. Apenas decidi me divertir com os caras na audição, nem conhecia as músicas do Dream Theater, só as que eles me indicaram. Foi divertido", disse.

Durante a audição, ele afirma que deu para sentir a química entre os músicos, mas explicou por que não foi efetivado para a vaga. "De repente, as coisas ficaram sérias, eles curtiram muito (risos)! Eu também gostei, percebi a química. Só que eu não era o cara certo para eles, pois logo depois, perguntaram quantos discos do Dream Theater eu tinha e eu respondi que nenhum. Depois, perguntaram quantas músicas eu conhecia e eu falei que apenas as da audição", afirmou.

Marco Minnemann pontuou que o Dream Theater buscava um baterista que "realmente fizesse parte da banda e sempre excursionasse com ele". "Essa é a história, mas tudo aconteceu na boa. As impressões foram muito boas. Ainda somos amigos", disse.

O baterista revelou que, pouco tempo depois, teve uma oportunidade de tocar em um álbum solo e uma turnê do guitarrista John Petrucci, o que mostra que o trabalho dele agradou. "Lamento pelo convite feito por John Petrucci, que eu não pude aceitar porque estava em turnê com Steven Wilson na época", afirmou.

Por fim, ele apontou: "Se eu estivesse no Dream Theater, teria que abrir mão das minhas outras atividades, como o The Aristocrats, que é minha banda e meu lar". Também foram feitos elogios a Mike Mangini, que acabou "vencendo" a audição. "Mike e eu somos amigos há mais de 20 anos. Chegamos a tocar na mesma banda, UK, com Eddie Jobson e outros músicos. Nos conhecemos muito bem. Definitivamente, não houve competição nisso (risos)", disse.

A audição de Marco Minnemann para o Dream Theater pode ser conferida no vídeo a seguir, a partir do 16° minuto:




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Dream Theater: Mike Portnoy mostra, em vídeo, sua coleção de LPs da bandaDream Theater
Mike Portnoy mostra, em vídeo, sua coleção de LPs da banda

Dream Theater: banda organizará listening party de Scenes From a MemoryDream Theater
Banda organizará "listening party" de Scenes From a Memory

Mike Portnoy: rebatendo fã que o acusou de nepotismo por divulgar banda do filhoMike Portnoy
Rebatendo fã que o acusou de nepotismo por divulgar banda do filho

Dream Theater: James LaBrie comenta possibilidade de reunião com Mike PortnoyDream Theater
James LaBrie comenta possibilidade de reunião com Mike Portnoy

Em 05/05/1963: nascia James LaBrie, vocalista do Dream Theater

Dream Theater: Jordan Rudess fará live com show solo no teclado nesta sexta (8)Dream Theater
Jordan Rudess fará live com show solo no teclado nesta sexta (8)

Em 20/04/1967: nascia o baterista Mike Portnoy

BPMD: banda com Portnoy e outros monstros vai lançar disco de covers em junhoBPMD
Banda com Portnoy e outros monstros vai lançar disco de covers em junho

Dream Theater: cantor chileno detona cantando Caught In A Web em show de talentosDream Theater
Cantor chileno detona cantando "Caught In A Web" em show de talentos


Dream Theater: James LaBrie esquece letra de Black Hole SunDream Theater
James LaBrie esquece letra de "Black Hole Sun"

Dream Theater: as 10 melhores músicas da bandaDream Theater
As 10 melhores músicas da banda


Iron Maiden: os álbuns da banda, do pior para o melhorIron Maiden
Os álbuns da banda, do pior para o melhor

Anos 90: bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãsAnos 90
Bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline