Cafuá: Banda lança clipe com convidado internacional e participação do público
Por Thiago Righi
Postado em 20 de julho de 2020
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Cafuá está lançando seu novo single, a música Bembaliá. A gravação traz como convidado especial Djanko Camara, cantor, percussionista e bailarino da Guiné. Djanko atua também no clipe de Bembaliá, que contou, ainda, com a participação do público, que durante a quarentena da pandemia da Covid-19 enviou vídeos à banda.
O clipe estava sendo rodado pela fotógrafa Lara Chang quando a epidemia do novo Corona vírus ganhou força e chegou ao Brasil. E, assim como muitas coisas e histórias, por conta da pandemia o caminho do clipe tomou um rumo diferente do originalmente planejado. Surgiu a ideia, então, de convidar o público a enviar vídeos nos quais se dançava ao som de Bembaliá, e que fossem gravados a partir de suas respectivas casas, durante a quarentena. Com toda a pluralidade e riqueza do material recebido, o clipe de Bembaliá ganhou novas narrativas, cores, danças, movimentos, sentidos. Ganhou-se em diversidade. Ganhou‐se em união.
No idioma-mãe de Djanko "Bembaliá" significa unir. União é o que, hoje, nos é mais urgente, necessário, libertador. Unirmos‐nos, ainda que fisicamente distantes, é nossa maior garantia de que tudo isso logo passará; e de que dias mais iluminados e promissores virão.
A música foi produzida por Guilherme Chiappetta e traz, além de Djanko Camara nos vocais, Thiago Righi na guitarra, Guilherme Chiappetta no baixo elétrico, Julio Astral e Luca Bedenha Foli ao djembê, Fernanda Ribeiro encarregando-se de percussão e voz, Samuel Ramos do saxofone e Geh Paes do trombone. O novo single é um lançamento do selo Pipa Music e está disponível em todas as plataformas digitais. O clipe pode ser visto no Youtube, por meio do link (link).
Sobre o Cafuá
Idealizado por Guilherme Chiappetta e Thiago Righi, o Cafuá é um grupo de música instrumental minimalista autoral, criado em 2016 na cidade de Botucatu. Se a origem banto do nome do grupo não esconde uma de suas fontes de inspiração, também não as revela por completo. A partir de influências diversas, tais como Steve Reich, Fela Kuti, Ali Farka Touré, John Coltrane, Bocato, o Cafuá cria um som dançante, envolvente, contagiante. Sua ritualística, seus ritmos e tempos cíclicos vêm da África; suas melodias, da música ocidental. Seus mantras e repetições propõem algo de meditativo, evocam contemplação, transcendência. Com sua instrumentação suis generis, o Cafuá lançou seu primeiro EP em agosto de 2018, realizou uma série de shows em Botucatu e em Sescs (Bauru, Santana-SP, São José dos Campos) - participando, inclusive, do Festival Rio Sesc Jazz (SESC Quitandinha, Petrópolis-RJ), e teve seu primeiro clipe eleito pelo portal Pipoca Moderna como um dos 20 melhores clipes de 2017.
Saiba mais:
www.cafua.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Motörhead se manifesta sobre a morte do guitarrista Phil Campbell
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
O cantor que impressionou Mayara Puertas no Rock in Rio por ser altão: "Tenho quase 1,70"

Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a Loudwire
Kirk Hammett e Kiko Loureiro: "Não dá nem pra comparar", diz Bill Hudson, da NorthTale
David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd
Rob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn
Bruce Dickinson: Ele lamenta não ter dado um soco em Axl Rose


