Guns N' Roses: dinâmica de 3 guitarras fluía mais com Buckethead do que com Bumblefoot
Por Igor Miranda
Postado em 22 de setembro de 2020
O guitarrista Richard Fortus falou sobre as formações anteriores do Guns N' Roses em entrevista ao podcast de Nick Terzo. Fortus integra a banda desde 2002, na vaga deixada por Paul Tobias, e tocou com diversos músicos no grupo.
Guns N' Roses - Mais Novidades
No que diz respeito aos guitarristas, Richard Fortus tocou com as seguintes combinações.
- Robin Finck e Buckethead (2002 a 2004);
- Robin Finck e Ron "Bumblefoot" Thal (2006 a 2009);
- DJ Ashba e Ron "Bumblefoot" Thal (2009 a 2014);
- Slash (2016 até os dias de hoje).
Nota-se que durante boa parte da passagem de Richard Fortus pelo Guns N' Roses, a formação trazia três guitarristas - algo um pouco diferente do convencional. Durante a recente entrevista, transcrita pelo Blabbermouth, o músico destacou que a dinâmica não era das mais fáceis, porém, fluía melhor com Buckethead.
"Eu adoro Robin e seu jeito de tocar. Adorei trabalhar com ele. E, claro, Tommy (Stinson, baixista) era como um irmão. Havia também Bucket, que era 'na dele', mas era muito musical e talentoso. Cara, ele é muito ativo na música. E ele pode ser muito difícil de se trabalhar junto, mas eu gostei, pois ele era muito musical", afirmou.
Fortus pontuou que "fazer três guitarras funcionarem juntas era uma dinâmica difícil". "Buckethead fez um grande trabalho, pois ele entendeu a dinâmica e como as peças se encaixavam. Tudo precisa ter seu lugar. Quando ele saiu e Ron Thal chegou, era uma dinâmica diferente, pois acho que Ron estava mais acostumado a tocar sozinho, então, ele não entendia no início como fazer funcionar e dificultou um pouco", disse.
A transição para a formação atual, que trouxe Slash e o baixista Duff McKagan de volta, foi tranquila para Fortus. "Não fiquei desconfortável. Você tem cautela de início, não quer pisar no calo de ninguém. Duff e eu já havíamos trabalhado juntos, éramos amigos. Tudo encaixou naturalmente. Temos muita bagagem musical em comum. [...] Todas as coisas de punk rock, nosso amor por Rolling Stones. Com Slash e eu, aconteceu tudo naturalmente", destacou.
Todavia, segundo ele, o baterista Frank Ferrer acabou "sentindo" a mudança. "A posição dele era a mais complicada quando os dois voltaram... para Duff, aliás, os dois se adaptarem a Frank e ajudá-lo também a se adaptar a eles. Não foi tão natural, mas funcionou bem", disse.
Ainda durante o bate-papo, Richard Fortus revelou quem realmente liderava o Guns N' Roses enquanto banda, já que o vocalista Axl Rose não participava de ensaios e atividades rotineiras. "Muito disso era liderado por Tommy, ele sempre esteve nesse papel. Axl era o 'árbitro final'", comentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps