Black Sabbath: Bill Ward não gosta do som de sua própria bateria em "Iron Man"
Por Igor Miranda
Postado em 21 de outubro de 2020
As gravações do Black Sabbath em seus primórdios não deixaram os próprios músicos satisfeitos. Após o guitarrista Tony Iommi revelar que não gosta de como soa o solo dele na música "Paranoid", do álbum de mesmo título lançado em 1970, foi a vez do baterista Bill Ward contar que não curte sua própria bateria na faixa "Iron Man", que vem do mesmo disco.
Black Sabbath - Mais Novidades
A revelação foi feita em entrevista ao My Planet Rocks, com transcrição do Ultimate Guitar. Ward destacou que o Sabbath teve problemas técnicos durante as gravações do álbum "Paranoid", além de tudo ter sido feito de forma bem rápida - assim como no disco de estreia, que saiu meses antes, também em 1970.
"Tive algumas decepções, especialmente com o som do bumbo da bateria em 'Iron Man' (notável na introdução), que todos elogiaram - acharam que era um ótimo som. Sendo honesto com você, acho que quase superei. Levou uns 30 ou 40 anos até que eu aceitasse que eu não poderia fazer nada sobre aquele som do bumbo", afirmou.
Refletindo sobre a qualidade das gravações de hoje em dia, Bill Ward destacou que "Iron Man" soaria bem melhor se fosse gravada com a tecnologia atual.
"Comparo com os sons de bumbo que eu ouço agora, independentemente do estúdio, e penso: 'isso é o que eu queria naquela época'. Ouço em outras músicas o som de bumbo que eu queria na introdução de 'Iron Man'. Agora, é mais do que possível obter esse tipo de som enorme, monstruoso e demoníaco. Naquela época, o máximo que podíamos fazer era tocar o bumbo e torcer pelo melhor", disse.
O entrevistador perguntou se era realmente a intenção gravar o álbum "Paranoid" de forma tão rápida e em um período tão curto se comparado ao disco de estreia. "Não, não era", respondeu Bill Ward. "Não éramos tão espertos, para falar a verdade", completou.
O baterista afirmou que tudo aconteceu de forma natural entre os dois primeiros álbuns da banda. "Acontece que o primeiro disco do Black Sabbath saiu, e já tínhamos algumas daquelas músicas para um segundo álbum de qualquer maneira. Então, fomos gravá-las. Acho que tivemos 3 ou 4 dias para gravar o primeiro álbum, e então cerca de 5 a 7 dias para o segundo, que era 'Paranoid'. Tudo se encaixou", disse.
A entrevista pode ser conferida na íntegra, em inglês e sem legendas, a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence



Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
O disco do Black Sabbath que é o preferido do jornalista Andre Barcinski
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
Fotos de Infância: Ozzy Osbourne
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath


