Trio gravou "St. Anger", do Metallica, com timbres melhores e permissão da banda
Por Igor Miranda
Postado em 18 de novembro de 2020
O Metallica lançou em 2003 seu álbum mais controverso: "St. Anger", que trouxe timbragens ousadas até mesmo para as bandas de nu metal, às quais eles buscavam aproximação. Em 2015, um trio de músicos resolveu regravar o disco adotando tonalidades diferentes - e, para isso, obteve autorização até dos empresários da banda.
Daryl Gardner (guitarra, baixo e bateria), Dave Cox (vocais) e Chris Dando (produção e eventuais backing vocals) são os responsáveis pelo feito, que está disponível no YouTube desde 2015. Os músicos regravaram "St. Anger" não só com ajustes nos timbres, como, também, enxugando um pouco do tempo final: o registro ficou com 15 minutos a menos que o álbum original.
"Gravado do zero, o álbum foi encurtado em 15 minutos, mas todos os riffs e letras estão intactos, resultando em um registro mais conciso e focado. A produção também é mais convencional. Esperamos que os fãs do Metallica apreciem essa nova versão de um álbum que sempre foi visto como uma anomalia na incrível carreira da maior banda de metal do mundo, o Metallica", afirma o trio, na descrição do vídeo.
Os músicos, inclusive, destacam: "Não ganhamos nenhum dinheiro com este projeto, que foi criado pelo amor a uma de nossas bandas favoritas de todos os tempos. Não haverá links para download ou opções alternativas de streaming além deste único vídeo do YouTube".
Para não correr o risco de investir tempo (e dinheiro, de certo modo) na gravação, os músicos entraram em contato com a Q-Prime Management, escritório que gerencia a carreira do Metallica, para saber se poderiam levar o projeto adiante. Curiosamente, receberam um satisfatório "sim" dos empresários. Ou seja: a própria banda permitiu que suas músicas fossem utilizadas.
Como a intenção era manter os riffs e as letras do jeito original, apenas regravando com timbres mais convencionais, os músicos não acrescentaram solos de guitarra nas músicas. "Não há solos adicionados porque, primeiro, não somos Kirk Hammett (guitarrista do Metallica) e, segundo, a intenção não era reescrever o álbum, mas regravar com sonoridades mais convencionais. O Metallica não fez solos para o álbum, então, mantivemos assim", declara o trio.
Os fãs parecem ter curtido o resultado, já que, em 5 anos, o vídeo acumulou quase 1 milhão de visualizações. Nos comentários, muitos apontam que se o álbum tivesse sido gravado com as mesmas timbragens usadas pelo trio, o Metallica não seria tão criticado, tendo em vista que o problema não está tanto nas músicas, mas, sim, em como elas soam na gravação.
Assista ao resultado na íntegra a seguir:
Confira, abaixo, as músicas presentes, com os minutos e segundos que elas ocupam no vídeo.
01. FRANTIC 0:00 - 5:22
02. ST ANGER 5:25 - 12:02
03. SOME KIND OF MONSTER 12:04 - 17:30
04. DIRTY WINDOW 17:31 - 22:08
05. INVISIBLE KID 22:09 - 27:00
06. MY WORLD 27:01 - 32:30
07. SHOOT ME AGAIN 32:32 - 37:45
08. SWEET AMBER 37:46 - 42:51
09. THE UNNAMED FEELING 42:52 - 49:29
10. PURIFY 49:31 - 54:12
11. ALL WITHIN MY HANDS 54:14 - 59:40
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Por que Andreas Kisser convidou irmãos Cavalera para último show do Sepultura
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Integrantes do Moonspell são presenteados com camisas da Portuguesa de Desportos
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As músicas favoritas de Alírio Netto de cada fase do Angra, segundo o próprio
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire


Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Dez ótimas baladas gravadas por bandas de Thrash Metal, em lista do Loudwire
Thrash metal: cinco discos essenciais para quem quer descobrir o estilo


