Funarte: maestro que ligou rock a aborto e satanismo perde eleição no interior de SP
Por Igor Miranda
Postado em 16 de novembro de 2020
Dante Mantovani, maestro e ex-presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), perdeu eleição para a prefeitura de Paraguaçu Paulista, cidade no interior de São Paulo com pouco mais de 40 mil habitantes. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no site do jornal "O Globo".
Filiado ao Republicanos, Dante Mantovani conquistou 1.442 votos (6,82%), ficando na quarta posição do pleito. Antian, do PSD, venceu com 7.001 votos (33,09%).
Em seu perfil no Twitter, ele chegou a questionar a segurança das urnas eletrônicas, ainda que não cite relação entre isso e sua derrota na eleição em Paraguaçu Paulista. "Grande mídia insistindo que as urnas eletrônicas são muito seguras, e que ninguém nunca apresentou provas de fraudes. Mentira. Eu como jornalista e depois como militante na eleição de Jair Bolsonaro em 2018 apresentei VÁRIAS PROVAS!", afirmou ele.
Rock, aborto e satanismo
Dante Mantovani gerou polêmica, ainda em 2019, ao falar sobre o rock em vídeo no YouTube. Na filmagem, publicada no fim de outubro e retirada do ar posteriormente, ele busca fazer uma relação entre os Beatles e a Escola de Frankfurt, vertente de teoria social e filosófica que tinha Theodor Adorno e Max Horkeimer como principais referências.
No vídeo, Mantovani afirma que os Beatles exerceram as ideias da Escola de Frankfurt, que, de acordo com ele, buscava destruir a cultura ocidental. O foco principal era acabar com as famílias tradicionais, tidas como "base" do capitalismo. Ele declarou, ainda, que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock. O evento, realizado em 1969, ficou marcado como o auge da contracultura hippie.
"Existe toda uma infiltração de serviços de inteligência dentro da indústria fonográfica norte-americana que se não levarmos em conta, não vamos entender nada. A União Soviética mandou agentes infiltrados para os Estados Unidos para realizar experimentos com certos discos realizados para crianças. Esses agentes iam, se infiltravam e iam mudando, inserindo certos elementos para fazer engenharia social com crianças. Daí passaram para música para adolescentes", disse ele.
Ao mencionar Woodstock, Dante Mantovani pontuou a teoria dos agentes infiltrados da CIA. "Mas como (a distribuição de drogas era feita) pela CIA? Tinha infiltrados do serviço soviético lá. [...] O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lennon disse que fez um pacto com o diabo", afirmou.
A filmagem gerou repercussão após Mantovani assumir a presidência da Funarte, em dezembro de 2019. Ele ocupou a função até março deste ano, quando foi exonerado em meio a diversas demissões promovidas por Regina Duarte, que havia acabado de assumir a Secretaria da Cultura.
Dois meses depois, um imbróglio curioso envolveu Dante Mantovani e Funarte novamente: ele voltou a presidir a fundação em 5 de maio, mas foi exonerado no mesmo dia - desta vez pelo presidente Jair Bolsonaro.
Funarte: Presidente da entidade dá declaração estapafúrdia sobre Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte
Felipe Andreoli: ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da Funarte
Funarte: Maestro que ligou rock a aborto e satanismo é exonerado de novo
Lobão: "Bolsonazismo é uma doença que assola o país", diz cantor
Funarte: maestro que disse que rock leva a aborto e satanismo volta a presidir fundação



