Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte
Por Igor Miranda
Fonte: YouTube / O Globo
Postado em 02 de dezembro de 2019
Dante Mantovani, maestro graduado em música e novo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), gerou polêmica ao falar sobre o rock em recente vídeo no YouTube. Na filmagem, publicada no fim de outubro, ele busca fazer uma relação entre os Beatles e a Escola de Frankfurt, vertente de teoria social e filosófica que tinha Theodor Adorno e Max Horkeimer como principais referências.
Mantovani afirma que os Beatles exerceram as ideias da Escola de Frankfurt, que, de acordo com ele, buscava destruir a cultura ocidental. O foco principal era acabar com as famílias tradicionais, tidas como "base" do capitalismo.
O presidente da Funarte afirma, ainda, que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock. O evento, realizado em 1969, ficou marcado como o auge da contracultura hippie naquele período.
"Existe toda uma infiltração de serviços de inteligência dentro da indústria fonográfica norte-americana que se não levarmos em conta, não vamos entender nada. A União Soviética mandou agentes infiltrados para os Estados Unidos para realizar experimentos com certos discos realizados para crianças. Esses agentes iam, se infiltravam e iam mudando, inserindo certos elementos para fazer engenharia social com crianças. Daí passaram para música para adolescentes", disse ele, em trecho transcrito pelo site do jornal O Globo.
Ao mencionar Woodstock, Dante Mantovani pontuou a teoria dos agentes infiltrados da CIA. "Mas como (a distribuição de drogas era feita) pela CIA? Tinha infiltrados do serviço soviético lá. [...] O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lennon disse que fez um pacto com o diabo", afirmou.
As ideias de Mantovani parecem compactuar com o que Olavo de Carvalho, filósofo que ele tem como professor, diz em alguns de seus vídeos. Em uma filmagem que viralizou recentemente, Carvalho chegou a dizer que Adorno foi o responsável por criar as músicas dos Beatles, que, segundo ele, eram "semianalfabetos em música".
Nomeado presidente da Funarte nesta segunda-feira (2), Dante Mantovani ocultou a maior parte de seus perfis nas redes sociais. Porém, o canal no YouTube segue na ativa, com mais de 6 mil inscritos.
Assista ao vídeo:
Curiosamente, em vídeo de 2018, o novo presidente da Funarte falou sobre o rock de forma menos crítica. Ele chegou a dizer que gostava de bandas como Metallica e Angra.
Confira:
Funarte: Presidente da entidade dá declaração estapafúrdia sobre Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps