Lobão: "Bolsonazismo é uma doença que assola o país", diz cantor
Por Igor Miranda
Fonte: O Globo
Postado em 03 de dezembro de 2019
O vocalista e guitarrista Lobão, conhecido por manifestar suas opiniões sobre política nas redes sociais e em entrevistas, falou sobre a recente polêmica envolvendo declarações do maestro Dante Mantovani, nomeado presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a respeito do rock.
Ao buscar fazer uma conexão entre os Beatles e a teoria social Escola de Frankfurt, Dante Mantovani, que é maestro graduado em música, afirmou em um vídeo no YouTube que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo". Ele também declarou que agentes comunistas infiltrados na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) distribuíram a droga LSD para o público do festival Woodstock, em 1969. A intenção de tudo isso é "acabar com as famílias tradicionais", tidas como "base" do capitalismo.
Procurado pelo site do jornal "O Globo" para comentar a declaração de Dante Mantovani, Lobão não economizou na desaprovação. Além de rechaçar a fala do presidente da Funarte, o veterano do rock brasileiro condenou o apoio ao presidente Jair Bolsonaro, descrito por ele como "Bolsonazismo", e satirizou a influência do filósofo Olavo de Carvalho, a quem Mantovani tem como professor.
"O Bolsonazismo é uma doença que assola o Brasil, uma doença paranóica, um delírio conspiratório. Mas eu acho ótimo, porque quanto mais cafonas eles são, mais mico pagam.Olavo de Carvalho dando conta da agenda de costumes do país, da educação, da cultura, usando todas as armas numa doutrina tirânica e retrógrada", afirmou Lobão.
O artista completou: "Vi o Brasil em 1967 na passeata contra a guitarra elétrica. Eu que faço rock fico numa situação de fogo cruzado porque a esquerda detesta rock e a direita também".
Vale lembrar que Lobão manifestou apoio a Jair Bolsonaro antes de sua eleição, em 2018. Porém, o músico tem criticado o presidente da República e chegou a dizer, em tweet publicado em 5 de agosto resgatado pelo "O Globo", que "será um prazer derrubá-lo" de seu cargo.
Funarte: Presidente da entidade dá declaração estapafúrdia sobre Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Rock: estilo leva ao aborto e satanismo, diz novo presidente da Funarte
Felipe Andreoli: ele tem vergonha de ver o Angra citado pelo presidente da Funarte
Funarte: maestro que disse que rock leva a aborto e satanismo volta a presidir fundação
Funarte: Maestro que ligou rock a aborto e satanismo é exonerado de novo
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves


