Bocarra: Lançado seu segundo EP "Clausura"
Por Fernando Hound
Postado em 18 de dezembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Os paulistanos da Bocarra lançaram em todas as plataformas virtuais nesta sexta-feira (11), seu novo EP "Clausura", gravado durante a quarentena e de forma remota.
Composto, produzido e gravado pelos membros da banda em suas casas, "Clausura" é um projeto em que as três músicas do EP se interligam em uma linha do tempo.
"O novo EP nasceu durante o período de quarentena de forma despretensiosa. O isolamento social acabou se tornando um momento muito prolífico pra nós, com muitas novas composições surgindo. Quando vimos, tínhamos um material que conversava com esse momento específico e fazia sentido trabalharmos essas músicas juntas", conta o guitarrista e vocalista Fernando Hound.
"Palavras Rasas", a música que abre o EP, remete a um passado recente, que teima em se fazer presente. O som aborda a divulgação de notícias falsas e como a desinformação é uma arma perigosa e fatal.
Na sequência, "Pelos Dias que Virão", lançada anteriormente como um lyric video no Youtube, fala sobre o momento presente e o isolamento social, com o grito de "Lockdown" como uma metáfora para essa necessidade.
Por fim, "Conversa com a Janela e o Vento" é um devaneio com ar de esperança pelo futuro. A expectativa de voltar a viver sensações, antes corriqueiras, que se tornaram escassas por causa da pandemia.
A produção do EP foi feita de forma remota, o que era um enorme desafio, já que a Bocarra havia passado por uma reformulação de metade dos membros. Com ensaios via conferências de vídeo e gravações com celular as músicas foram tomando forma.
Para gravar, a banda utilizou os poucos recursos que seus membros tinham a mão. A bateria, por exemplo, foi gravada com um aplicativo de bateria para celular.
"A banda se mostrou muito congruente desde o início da nova formação. As diferenças de estilo e percepções de cada um, fez com que as músicas fossem construídas de forma rápida e criativa. Criamos de acordo com o que tivemos à disposição em nossas casas aliado à criatividade e capacidade técnica de cada um dos integrantes", afirmou o baixista Gui, que mixou e masterizou o EP.
A BANDA
Nascida com o propósito de quebrar a monotonia e ser uma válvula de escape para drenar as angústias do dia a dia, a Bocarra foi formada no fim de 2016 pelos amigos Fernando Hound e Jota Vê.
Com influências que vão do punk ao indie garageiro dos 2000, passando pelo R&B e Mod Revival, a banda apresenta canções vigorosas, marcadas pelos riffs de guitarra cativantes em harmonia com linhas de baixo groovadas e bateria certeira. As letras apresentam cenários urbanos, críticas sociais, perfis humanos e análises psicológicas que fazem parte do cotidiano das metrópoles.
Após fixar sua primeira formação iniciaram suas atividades em 2017, com ensaios, pocket shows e o início das gravações de seu primeiro registro, uma demo, lançada em 2018, com cinco músicas, chamada "Ruas da Noite".
O grupo aproveitou o lançamento para produzir um videoclipe da música "Inspiração, Piração", gravado e editado de forma independente pelos próprios integrantes.
Em 2019 foi lançado o single "Cidade Futurista". A música contou com um lyric video baseado no filme "Metropolis", de 1927.
Ao mesmo tempo que produziam, foram para a estrada passando por diversos palcos do underground paulistano, como o Baderna Bar, Centro Cultural Zapata, PPM Estúdio, Cardeal Pub, Jai Club, entre outros. Nos shows, a Bocarra mostra uma de suas principais características, com apresentações explosivas e cheias de energia.
No início de 2020, a banda passou por uma reformulação, com a entrada de Gui Bellotta e Rica Bascu pouco após o começo da pandemia.
Dessa forma, a banda ficou com Fernando Hound, guitarra e vocal, Jota Vê, guitarra e vocal, Gui, baixo, e Rica, bateria.
Agora, o quarteto aguarda pelo fim do período de pandemia e quarentena, para poder voltar aos palcos e apresentar suas novidades.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Thin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, fala sobre sua conversão ao cristianismo
Iron Maiden e os gigantes que abriram seus shows: "Era difícil entrar depois deles"
Fotos de Infância: Evanescence
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo


