Psychic Possessor: "Nós Somos A América Latina" enfim é relançado
Por Mário Pescada
Fonte: Cogumelo Records
Postado em 28 de janeiro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Se tem um disco que há muito tempo tinha seu relançamento aguardado por muita gente e que era constantemente cobrado para isso, esse disco foi "Nós Somos A América Latina" (1989), segundo e derradeiro disco do PSYCHIC POSSESSOR que estava fora de catálogo da Cogumelo Records há um bom tempo.
O PSYCHIC POSSESSOR foi uma banda surgida em Santos/SP que lançou apenas dois discos bem distintos entre si: "Toxin Diffusion" (1988), com uma pegada bem crossover/thrash, um dos primeiros registros desse estilo lançado por uma banda brasileira e "Nós Somos A América Latina" (1989), dando uma guinada brusca em direção ao hardcore/punk raiz, verdadeira unanimidade entre bandas e público amantes do estilo.
Mesmo com apenas esses dois discos lançados, a banda se manteve viva no underground entre dois públicos com suas particularidades, cada um com seu disco favorito: tem a ala que prefere o primeiro disco por conta da pegada mais metal e tem a ala que prefere o segundo (me incluo nesse grupo).
"Nós Somos A América Latina" contém 16 faixas entubadas em pouco mais de 23 minutos. Os temas abordados pela banda disparam em cima de velhas mazelas da sociedade, como miséria, militarismo, destruição do meio ambiente, armamentismo, politicagem, etc., temas recorrentes do estilo, sim, mas tocados a milhão e disparados como metralhadora.
O PSYCHIC POSSESSOR tinha na sua formação dessa época, duas figuras que seguiram depois por dois outros grupos também muito importantes para a cena hardcore/punk nacional: o baixista Fabrício, que se juntou ao GARAGE FUZZ e, nas baquetas, um dos melhores bateras do país, o Boka (no encarte, Maurício), que anos depois regravaria, já como batera do RATOS DE PORÃO, a faixa "Capitalismo" para a (obrigatória) coletânea de covers punk "Feijoada Acidente? Brasil" (1995) - a saudação "E aí, Nhônho" no começo da faixa é uma homenagem ao vocalista Márcio "Nhônho", falecido em 2013.
A Cogumelo Records relançou o disco no formato CD digipack com acrílico, encarte colorido com foto da banda e letras, com animação de alguns personagens retirados da antológica capa. O lançamento havia sido prometido para 2019, porém, ele veio a acontecer de fato no finalzinho de 2020, provando que sim, aconteceram (poucas) coisas boas ano passado.
Faixas:
01 Ação Terrorista
02 Porque Razão!
03 Capitalismo
04 Aposentados
05. Heróis
06 Vítimas De Miséria
07 Vote Nulo
08 Disciplina Militar
09 S.O.S. Amazônia
10 Cubatão
11 Desarme
12 Aicreuqonrevog
13 Consciência Nacionalista
14 Desespero
15 O Mundo Nos Sufoca
16 América Do Sul
Formação:
Márcio "Nhônho" - vocal
Zé Flávio - guitarra
Fabrício - baixo
Maurício "Boka" - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos

Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?
Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?
Você sabe que o rock está moderninho quando...
Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rock
Andreas Kisser explica por que nunca rolará reunião do Sepultura
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo


