Metallica: o show mais perigoso que a banda (não) fez
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de fevereiro de 2021
O METALLICA faz grandes apresentações ao vivo desde os anos 1980. Esses shows arrastaram multidões em todo e qualquer lugar do mundo e ajudaram a transformar o quarteto em uma das maiores bandas da história do metal. Porém, não é porque o METALLICA é gigantesco que os caras não passam por perrengues para realizar um show. Foi sobre isso que Chad Zaesmich, técnico de guitarra de James Hetfield, falou em entrevista concedida à Ultimate Guitar, com trechos publicados pelo site australiano Tone Deaf.
Chad foi questionado sobre a apresentação mais arriscada que o METALLICA já fez. No caso, que o grupo não fez, para evitar maiores problemas. "A situação mais perigosa aconteceu em um show perto de Nova Delhi, Índia, que tivemos que cancelar. A nossa equipe de segurança estava tentando trabalhar com o promotor local para reforçar a barricada [barreira que delimita até onde o público pode ficar] por dois dias. Eles não conseguiram e foi feio".
Para evitar que os espectadores pudessem se ferir de forma mais grave, o METALLICA decidiu, em conjunto com sua equipe, cancelar o evento. Mas havia um problema: o público já estava presente no local do evento. "Aquela barricada teria empalado algum jovem e não valeria a pena [assumir o risco]. Quando descobrimos que o show não ia acontecer, a garotada já estava no estádio".
É claro que o público presente ficou revoltado, mostrando que não é todo mundo da terra do Dhalsim [personagem do jogo Street Fighter] que pratica Yoga. A solução encontrada pelo staff do METALLICA foi juntar as coisas na surdina e puxar o carro. "Colocamos muito discretamente o equipamento de banda de volta nos contêineres de transporte, sem ninguém ver o que estava acontecendo. Quando o anúncio do cancelamento foi feito, a molecada invadiu o palco e a área dos bastidores. Alguns membros da equipe foram colocados em uma van e enviados de volta para o hotel".
Ainda segundo Chad, os danos causados pelos fãs revoltados se tornaram itens de decoração. "Voltamos mais tarde para avaliar os danos aos equipamentos de vídeo e som. Nós ainda temos vários botões quebrados, todos fixados na parede do estúdio da banda".
Em outro trecho de sua entrevista, Chad relembrou o show que o METALLICA fez na Antártida em 2013. A apresentação, por sinal, fez com que James Hetfield e sua turma se tornassem a primeira banda a tocar em todos os continentes desta bola enorme que chamamos de Terra. "Eu me sinto muito feliz por ter feito parte disso. Não é todo dia que você passa por baleias em uma jangada inflável para chegar ao seu local de trabalho. Nós éramos movidos a energia solar e não tínhamos permissão para fazer o tipo de barulho a que estamos acostumados com alto-falantes. Procuramos manter os distúrbios ambientais ao mínimo, incluindo a poluição sonora. Acontece que os pinguins não gostam muito do metal", finalizou.
O disco de estúdio mais recente do METALLICA é "Hardwired... To Self-Destruct!", lançado em 2016. Desde então, a banda caiu na estrada para divulgar o trabalho. A tour passaria pelo Brasil, porém, os shows foram adiados e até o momento, não foram remarcados.
FONTE: Tone Deaf
https://tonedeaf.thebrag.com/metallica-guitar-tech/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps