Led Zeppelin: guitarrista do Twisted Sister foi vender drogas e acabou no show
Por Bruce William
Postado em 26 de março de 2021
Jay Jay French, guitarrista do Twisted Sister, relatou suas experiências de ver seus ídolos musicais ao vivo quando jovem, artistas hoje lendários como Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Iron Butterfly, Grateful Dead e outros.
Sobre o Led Zeppelin, Jay fez o seguinte relato:
"A primeira vez que vi o Zeppelin, eu estava negociando drogas, não tinha intenção de ver a banda. Estava com maconha numa bolsa e esperava do lado de fora de um local de shows um cara que iria comprar. Ele não apareceu e estava frio pra caramba - era dia 28 de janeiro, muito, muito frio, e ouvi alguém dizer 'Uma cadeira na primeira fileira!'. Olhei e quem era o headliner, o Iron Butterfly - 'In-A-Gadda-Da-Vida', conhece essa música? Então, era aquela banda".
Jay prossegue: "Eu tinha visto os caras seis meses antes e pensei 'Yeah, foda-se esta porra, tenho maconha, não pode ser tão ruim'. Entrei e peguei uma cadeira bem na frente. Naquela época o promotor, Bill Graham, constumava fazer arranjos malucos nos shows, colocava bandas completamente diferentes tocando juntas. A abertura foi uma banda gospel, uma banda cristã gospel chamada Porter's Popular Preachers, e eles cantavam músicas do gênero, então tudo OK pra mim, eu adoro música gospel. Sou ateu mas adoro. Uma vez escrevi um artigo sobre isso - 'Ateus podem amar Gospel?'. A resposta é 'Sim, podem'. Eu adoro música assim, vou à igrejas para ouvir eles cantando pois ali estão os melhores artistas do gênero no planeta".
"Então eu estava ali ouvindo o Porter's Popular Preachers cantando músicas gospel famosas", continua Jay, "enquanto enrolava aqueles baseados, quando o Zeppelin subiu ao palco e tocaram o seu primeiro álbum na íntegra, do começo ao fim. E tocaram 'Moby Dick' e (John) Bonham fez um solo de bateria. Jimmy Page tocava uma Fender Telecaster plugada em amplificadores Rickenbacker, nunca esquecerei daquilo, é o tipo de coisa que você presencia e nunca mais esquece, você se lembra claramente daquilo que está vendo ali. E o Iron Butterfly veio em seguida, o show foi meio merda mas não fez diferença, eu estava chapado de maconha".
Jay ainda comenta do encontro que teve com Robert Plant muitos anos mais tarde, onde ele contou essa história para o vocalista. "Cara, não leve a mal... nós (Twisted Sister) gravamos um de nossos discos na casa de Jimmy Page, então não fique ofendido, mas não fui ver o show de vocês. Na verdade, acho que o disco de estreia só iria sair no mês seguinte. Lembro inclusive de Plant cantar o trecho de uma música sem microfone, só no gogó. E eu estava na primeira fileira, fumava tanta maconha que parecia como se Chernobyl estivesse explodindo ali, e Plant me disse 'Você era o cara com a maconha? Eu não conseguia enxergar nada por causa da fumaça!'. Rimos muito daquilo. E seis meses depois o Led Zeppelin voltou, já tinham lançado seu segundo disco, naquela época as bandas lançavam discos tipo a cada seis meses. Eu tinha quatro cadeiras pro show, a gente se torna um fanboy com essas experiências, elas passam a ser importantes pra você, elas entram em seu DNA".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer


A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões


