Legião Urbana: Marcelo Bonfá crítica possível documentário sobre RR
Por André Nascimento
Postado em 13 de março de 2021
O baterista da LEGIÃO URBANA Marcelo Bonfá num post em suas redes sociais na última quarta-feira (10/03) comentou sobre uma matéria publicada no site do jornal O Globo naquele mesmo dia que afirma sobre um possível documentário sobre RENATO RUSSO, que seria realizado pela produtora Gávea Filmes a partir do acervo pessoal do vocalista, avalizado pelo herdeiro Giuliano Manfredini.
Legião Urbana - Mais Novidades
De acordo com Bonfá, a matéria traz algumas inverdades.
Um ponto que Bonfá rebateu é a utilização desse acervo, que segundo o baterista foi obtido através de uma recente operação policial na casa de um ex-produtor da banda e de alguns fãs, segundo ele material catalogado com consentimento da banda, da gravadora EMI e da família de RENATO RUSSO. Esse material, que hoje está em posse da Legião Urbana Produções, segundo Bonfá, não pertence ao herdeiro de Renato Russo e sim à banda brasiliense.
O post de Marcelo Bonfá segue na íntegra abaixo.
"Corrigindo algumas informações equivocadas que são veiculadas com frequência pela empresa Legiao Urbana. Ok,vamos deixar claro algumas coisas.
A matéria jornalística q foi publicada hoje e fala sobre um possível documentário do Renato Russo, tem muitas inverdades.
Na matéria a produtora diz que para eles não importa se o Renato brigou com a banda ou seja ,sobre uma suposta cisão entre a banda ,uma cisão que nunca houve.
Isso é tão ficção científica quanto é a versão da música Faroeste Caboclo feita no filme desta produtora que desfigura a nossa música.
O acervo da Legião Urbana a que se referem na matéria e que foi conquistado pela empresa Legião Urbana Produções de Giuliano Manfredini numa operação policial de invasão à casa de fãs e dos produtores que legalmente tinham este material quando catalogaram para a banda através das autorizações da banda ,da gravadora e da própria família do Renato ,não pertence a empresa Legião Urbana Produções mas sim à banda Legião Urbana e à gravadora da banda.Portanto a empresa deles não pode usar qualquer deste material.
Também não é verdade o que dizem sobre a empresa dele ter nos proibido de usarmos o nome da banda em shows.A sentença da justiça diz exatamente o oposto ,que podemos usar e se "alguém" tentar atrapalhar será passível de multa.
Tranquilizo aqui a todos vcs dizendo mais uma vez que vcs tem o melhor de nós através de nossos discos e que versões não autorizadas pela banda não tem
a menor relevância para os conceitos artistas ,éticos,morais subjetivos e esotéricos trabalhados por nós ao longo de décadas."
A reportagem do O Globo publicou a resposta de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e responsável pela Legião Urbana Produções, e onde ele através de sua assessoria de imprensa disse: ""O documentário é a primeira obra cinematográfica sobre Renato Russo tendo como fonte seu acervo pessoal, que traduz o homem por trás do mito. Será um presente para todos os admiradores que o conheceram, referência para estudiosos e pesquisadores e futuras gerações".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir


A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989


