Legião Urbana: Marcelo Bonfá crítica possível documentário sobre RR
Por André Nascimento
Postado em 13 de março de 2021
O baterista da LEGIÃO URBANA Marcelo Bonfá num post em suas redes sociais na última quarta-feira (10/03) comentou sobre uma matéria publicada no site do jornal O Globo naquele mesmo dia que afirma sobre um possível documentário sobre RENATO RUSSO, que seria realizado pela produtora Gávea Filmes a partir do acervo pessoal do vocalista, avalizado pelo herdeiro Giuliano Manfredini.
Legião Urbana - Mais Novidades
De acordo com Bonfá, a matéria traz algumas inverdades.
Um ponto que Bonfá rebateu é a utilização desse acervo, que segundo o baterista foi obtido através de uma recente operação policial na casa de um ex-produtor da banda e de alguns fãs, segundo ele material catalogado com consentimento da banda, da gravadora EMI e da família de RENATO RUSSO. Esse material, que hoje está em posse da Legião Urbana Produções, segundo Bonfá, não pertence ao herdeiro de Renato Russo e sim à banda brasiliense.
O post de Marcelo Bonfá segue na íntegra abaixo.
"Corrigindo algumas informações equivocadas que são veiculadas com frequência pela empresa Legiao Urbana. Ok,vamos deixar claro algumas coisas.
A matéria jornalística q foi publicada hoje e fala sobre um possível documentário do Renato Russo, tem muitas inverdades.
Na matéria a produtora diz que para eles não importa se o Renato brigou com a banda ou seja ,sobre uma suposta cisão entre a banda ,uma cisão que nunca houve.
Isso é tão ficção científica quanto é a versão da música Faroeste Caboclo feita no filme desta produtora que desfigura a nossa música.
O acervo da Legião Urbana a que se referem na matéria e que foi conquistado pela empresa Legião Urbana Produções de Giuliano Manfredini numa operação policial de invasão à casa de fãs e dos produtores que legalmente tinham este material quando catalogaram para a banda através das autorizações da banda ,da gravadora e da própria família do Renato ,não pertence a empresa Legião Urbana Produções mas sim à banda Legião Urbana e à gravadora da banda.Portanto a empresa deles não pode usar qualquer deste material.
Também não é verdade o que dizem sobre a empresa dele ter nos proibido de usarmos o nome da banda em shows.A sentença da justiça diz exatamente o oposto ,que podemos usar e se "alguém" tentar atrapalhar será passível de multa.
Tranquilizo aqui a todos vcs dizendo mais uma vez que vcs tem o melhor de nós através de nossos discos e que versões não autorizadas pela banda não tem
a menor relevância para os conceitos artistas ,éticos,morais subjetivos e esotéricos trabalhados por nós ao longo de décadas."
A reportagem do O Globo publicou a resposta de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e responsável pela Legião Urbana Produções, e onde ele através de sua assessoria de imprensa disse: ""O documentário é a primeira obra cinematográfica sobre Renato Russo tendo como fonte seu acervo pessoal, que traduz o homem por trás do mito. Será um presente para todos os admiradores que o conheceram, referência para estudiosos e pesquisadores e futuras gerações".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps