Spinal Tap: "Grandes no Reino Unido", eles enganaram jornalistas na época do filme
Por Igor Miranda
Postado em 04 de março de 2021
Hoje, todos sabemos que o Spinal Tap não é uma banda de verdade - ou, ao menos, não era real na época em que o filme "This Is Spinal Tap" foi lançado, em 1984. O famoso pseudodocumentário apresenta a história de um grupo fictício, debochando das bandas de heavy metal daquele período.
Na década de 80, porém, o acesso à informação era algo um pouco mais complicado. Dessa forma, muita gente chegou a pensar que o Spinal Tap existia de fato. Até mesmo jornalistas dos Estados Unidos caíram na mentira quando tiveram a oportunidade de estar com eles.
A situação foi narrada pelo fotógrafo Mark Weiss em uma publicação no Instagram. O profissional revelou ter produzido imagens da banda, nos bastidores da MTV, antes do filme ter sido lançado.
"Eu acabava de ser contratado como um dos fotógrafos da MTV, para clicar artistas enquanto eles eram entrevistados. [...] O diretor do filme (Rob Reiner) no set falou a todos sobre como o Spinal Tap era grande na Inglaterra e que provavelmente nunca teríamos ouvido falar deles, porque a banda nunca estourou nos Estados Unidos", contou Weiss, inicialmente.
Tanto o fotógrafo quanto os outros profissionais que acompanhavam a entrevista do Spinal Tap "caíram feito patinhos" na história. "Especialmente eu, um fotógrafo de 22 anos ingênuo, porém agressivo, procurando por uma banda para fazer turnê com ela fora dos Estados Unidos", relatou Mark.
O pessoal só descobriu que o Spinal Tap não era uma banda de verdade depois que eles saíram do set. "Eram atores. Um deles era Michael McKean, o Lenny do programa 'Laverne & Shirley'. Preciso dizer que me senti feito um idiota", afirmou o fotógrafo.
Em seguida, a publicação apresenta um diálogo entre Mark Weiss e Michael McKean, que interpretava o músico David St. Hubbins no Spinal Tap.
"Falei: 'olá, sou Mark Weiss, fotógrafo de set da MTV, podemos tirar algumas fotos antes da banda começar a ser filmada pela câmera da MTV?'. David disse: 'quem é você?'. Repeti a ele, mas na segunda situação eu falei que também era fotógrafo da equipe da revista Circus. Ele gritou para os outros: 'ei, esse garoto acha que nós pertencemos à Circus e quer tirar fotos da gente'. Derek Smalls (Harry Shearer) gritou: 'ele pensa que somos um bando de animais'. Os três falaram isso bem perto da minha cara", revelou o retratista.
Após Mark Weiss sentir-se intimidado, o diretor Rob Reiner ficou um pouco preocupado. Porém, a sessão de fotos acabou acontecendo. "Quando eu mostrei as fotos para Doreen Lauer, a assessora que me contratou, e contei a história, ela deu uma boa risada e disse que eles não eram uma banda de verdade", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
A melhor música que o Rush lançou nos anos 80, segundo a Classic Rock
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Todd Sucherman, baterista do Styx, exalta reencontro com Eloy Casagrande

Diretor de filmes do Spinal Tap chama Black Sabbath de "idiotas"
Geoff Tate lembra de quando David Coverdale deu chilique por sanduíche
Wikimetal: Seis motivos para gargalhar ouvindo Heavy Metal


