Edu Falaschi: DVD não foi liberado no Brasil porque "pessoas vão comparar", diz Aquiles
Por Igor Miranda
Fonte: Podihhcast
Postado em 02 de abril de 2021
Por que o novo Blu-Ray ao vivo de Edu Falaschi, "Temple of Shadows in Concert", não foi lançado no Brasil? O vocalista, ex-Angra, já explicou a situação em entrevistas anteriores, mas o baterista Aquiles Priester ofereceu um ponto de vista diferente ao caso.
Em participação no Podihhcast com falas transcritas pelo Whiplash.Net, Priester, que integrou o Angra entre 2001 e 2007, afirmou que os músicos creditados como autores das canções originais "não querem liberar" o lançamento de "Temple of Shadows in Concert" no Brasil. Até agora, o produto que traz a execução na íntegra do álbum "Temple of Shadows" (2004) com orquestra saiu apenas no Japão.
O baterista disse, ainda, que não houve liberação "porque eles (responsáveis pelo Angra) viram a qualidade que tem o produto". "Os autores das músicas lá no Angra não querem liberar, não querem chegar a um acordo financeiro para que seja lançado no Brasil, porque eles viram a qualidade que tem o produto. Eles sabem que se isso for lançado no Brasil, vai ser de fácil acesso para todos", afirmou.
O baterista complementou: "As pessoas vão comparar: isso aqui é o Edu, o Aquiles e o Fabio Laguna (tecladista), com o Roberto Barros (guitarrista), Diogo Mafra (guitarrista) e Raphael Dafras (baixo), com uma p*ta orquestra, fazendo o show mais importante da história do heavy metal brasileiro".
Aquiles observou que o Angra também tentava lançar um DVD ao vivo gravado na turnê do álbum "Omni". A banda desistiu de liberar a gravação do show em formato físico, disponibilizando apenas vídeos na internet, porque a qualidade do registro não teria atendido às expectativas. Entretanto, eles voltaram atrás e resolveram divulgar o produto físico.
"Eles estavam tentando lançar outro produto que, pelo que eu sei agora, não lançaram mais, não finalizaram em DVD e só quiseram lançar na internet, pois acharam que o DVD deles não ficou em uma qualidade boa", disse.
Questões de direitos autorais
Em seguida, Aquiles Priester afirmou que há uma questão "mal resolvida" relacionada a direitos autorais dele e de Edu Falaschi. O baterista disse que, assim como o vocalista, ainda não recebeu rendimentos da banda relacionados às plataformas digitais.
"Tem outra coisa que ficou mal resolvida. Em 2015, quando fiz o Rock in Rio, os guitarristas da banda foram lá, pediram para bater uma foto para publicar e dizer que estava tudo bem entre a gente. Falaram: 'daqui uns 3 meses, no máximo, a gente vai resolver esse negócio de direitos autorais'. Até hoje, não foi feito", afirmou.
O músico continuou: "As músicas que eu toquei no Angra, nesses discos clássicos, estão sendo consumidas em todas as plataformas. Tem uma grana que está retida. Mas o pagamento não acontece. É muito estranho isso, eles não querem que o produto seja lançado, mas também não querem acertar as contas que eles têm que acertar".
Foi mencionada ainda outra dívida que, segundo ele, teria "caducado" - ultrapassado o prazo de cobrança. "A dívida lá de trás, eu nem ligo mais, porque o contrato já caducou. Agora, esse das plataformas... tem uma mensagem de um dos membros originais da banda dizendo: 'a partir dessa data, a gente está liberando todas as músicas, todos os álbuns que você gravou (no streaming) e a partir daqui, assim que chegamos a um acordo, vamos repassar a sua parte'. Isso foi há 5 anos e, até agora, eu e o Edu fomos os únicos a não colocar a mão nessa grana", disse.
"Nosso show é f*da"
Concluindo o assunto, o baterista destacou que não estava em seus planos voltar a tocar material do Angra em shows. Até então, o músico estava dedicado a outros projetos, como o Hangar e a banda solo do guitarrista Tony MacAlpine.
"Eu nunca pensei que iria voltar a tocar Angra. Era uma coisa que já estava resolvida na minha vida. Mas o Edu veio com essa ideia, eu falei: 'por que não?'. Ele disse para fazermos oito shows e vermos no que vai dar. Foi uma comoção, muita gente não tinha visto eu e o Edu tocando junto essas músicas", afirmou.
O músico, então, declarou: "Modéstia à parte, nosso show é f*da. Tem uma necessidade nossa de provar o show que entregamos todos os dias. Noventa por cento do fã de metal no show também é músico, ele entende. Aí ele compara os dois shows: 'fui lá no show do Angra e agora estou indo na Rebirth of Shadows, com o Edu, Fabio Laguna e Aquiles'. A galera percebe a diferença".
Por fim, aos risos, Aquiles disse: "O dinheiro foi feito para ser gasto, então paga a minha parte para eu gastar também".
A declaração pode ser conferida no vídeo a seguir, do Podihhcast, a partir de 1 hora e 7 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O disco do Kiss feito a partir de "quase lixo inutilizável", segundo Paul Stanley
Edu Falaschi, ex-Angra, explica erro que bloqueou direitos autorais de várias músicas
Edu Falaschi diz que Angra lhe deve cerca de R$ 40 mil em direitos digitais
Aquiles Priester: "Se tem problema com alguém, resolve, não fica fazendo videozinho"
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
Por que Edu Falaschi não colocou "Rebirth" do Angra no seu novo Blu-Ray? Ele explica
Edu Falaschi se surpreendeu com a qualidade de vida na Venezuela


