Eddie Van Halen: o segredo de seu brown sound, de acordo com Brian May
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 30 de maio de 2021
Eddie Van Halen, que nos deixou no último mês de outubro, tinha um som único na guitarra. Brian May, amigo do lendário músico e famoso integrante do Queen, revelou um dos segredos do gênio em entrevista.
Durante o papo, que rolou com a revista Total Guitar e foi traduzido pela Guitarload, May relembrou, inicialmente, de quando viu Eddie pela primeira vez pessoalmente. Por ter quase 10 anos a mais que ele, Brian se recordou do amigo como "um garoto" naquela ocasião.
"Penso nele como um garoto na época. Era um tanto mais jovem que eu. Foi nos bastidores de um show em Munique, na Alemanha, quando o Van Halen abriu para o Black Sabbath. Sabia um pouco sobre a banda e, por sorte, cheguei cedo e vi o show deles, pois eu estava ali para ver Tony (Iommi, do Black Sabbath). Fiquei pasmo com Eddie. Nunca vi algo daquele jeito na minha vida. Foi como ver Jimi Hendrix pela primeira vez", diz.
O entrevistador, então, citou algo peculiar que Eddie Van Halen e Brian May têm em comum: os dois se tornaram notáveis por usarem guitarras que eles próprios construíram. Eddie tinha a sua clássica Frankenstrat, enquanto Brian se apresentava com a icônica Red Special.
Por serem tão amigos, os dois "trocavam figurinhas" sobre guitarras o tempo todo. Em meio a essas conversas, Brian May descobriu o segredo do lendário "brown sound", nome dado ao timbre de Eddie Van Halen.
"Conversamos sobre o que ele chamava de ‘brown sound’. Ele falou que era muito influenciado pela forma como a minha guitarra soava, pela amplitude dela. Ele queria algo daquela forma. E era uma questão de onde colocar o captador, em qual ponto abaixo das cordas. É algo técnico", afirma.
Na visão de Eddie Van Halen, nenhuma das guitarras vinha com o posicionamento de fábrica adequado para os captadores. Ele, então, fazia essa alteração em todos os seus instrumentos.
"Ele dizia que os captadores não ficavam no lugar certo nas guitarras, então, ele os movia. Ficava com um visual bem individual, mas o que realmente tornava o som peculiar era a posição do captador. Era um centésimo de uma polegada de variação para obter o harmônico perfeito e o ‘brown sound’", declara.
Não era só isso, evidentemente. De acordo com Brian May, também era necessário ter o amplificador correto, mas muito do "brown sound" vinha da posição do captador. E das mãos, é claro.
"Ele já tocou na minha guitarra e eu toquei na dele. E soava como eu tocando na guitarra dele e ele tocando na minha (risos). Isso reforça que, no fim das contas, o som está todo nas mãos. Não importava qual guitarra que Eddie pegasse, soava como ele. Eu já o vi pegar o baixo de Phil Chen e soou como Eddie Van Halen no baixo de Phil Chen! Então, sim, a mão faz a diferença", pontuou.
Outros conteúdos sobre guitarra e guitarristas podem ser acessados na Guitarload, site e revista online.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Aos 76 anos, Carl Palmer admite ter medo de morrer na estrada
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Paul McCartney disponibiliza documentário sobre Buddy Holly em seu canal no YouTube
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Phil Collins ficou surpreso com o sucesso de sua carreira solo

A banda clássica que Dave Grohl achou muito melhor que o Van Halen ao vivo
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
O tipo de música que Eddie Van Halen odiava tocar apesar de fazê-lo muito bem
Como foi criado o efeito sonoro na abertura de "Runnin' With the Devil", do Van Halen
A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
Metal Hammer: 10 discos horríveis lançados por grandes bandas na década de 1990


