Eddie Van Halen: o segredo de seu brown sound, de acordo com Brian May
Por Igor Miranda
Fonte: Guitarload
Postado em 30 de maio de 2021
Eddie Van Halen, que nos deixou no último mês de outubro, tinha um som único na guitarra. Brian May, amigo do lendário músico e famoso integrante do Queen, revelou um dos segredos do gênio em entrevista.
Durante o papo, que rolou com a revista Total Guitar e foi traduzido pela Guitarload, May relembrou, inicialmente, de quando viu Eddie pela primeira vez pessoalmente. Por ter quase 10 anos a mais que ele, Brian se recordou do amigo como "um garoto" naquela ocasião.
"Penso nele como um garoto na época. Era um tanto mais jovem que eu. Foi nos bastidores de um show em Munique, na Alemanha, quando o Van Halen abriu para o Black Sabbath. Sabia um pouco sobre a banda e, por sorte, cheguei cedo e vi o show deles, pois eu estava ali para ver Tony (Iommi, do Black Sabbath). Fiquei pasmo com Eddie. Nunca vi algo daquele jeito na minha vida. Foi como ver Jimi Hendrix pela primeira vez", diz.
O entrevistador, então, citou algo peculiar que Eddie Van Halen e Brian May têm em comum: os dois se tornaram notáveis por usarem guitarras que eles próprios construíram. Eddie tinha a sua clássica Frankenstrat, enquanto Brian se apresentava com a icônica Red Special.
Por serem tão amigos, os dois "trocavam figurinhas" sobre guitarras o tempo todo. Em meio a essas conversas, Brian May descobriu o segredo do lendário "brown sound", nome dado ao timbre de Eddie Van Halen.
"Conversamos sobre o que ele chamava de ‘brown sound’. Ele falou que era muito influenciado pela forma como a minha guitarra soava, pela amplitude dela. Ele queria algo daquela forma. E era uma questão de onde colocar o captador, em qual ponto abaixo das cordas. É algo técnico", afirma.
Na visão de Eddie Van Halen, nenhuma das guitarras vinha com o posicionamento de fábrica adequado para os captadores. Ele, então, fazia essa alteração em todos os seus instrumentos.
"Ele dizia que os captadores não ficavam no lugar certo nas guitarras, então, ele os movia. Ficava com um visual bem individual, mas o que realmente tornava o som peculiar era a posição do captador. Era um centésimo de uma polegada de variação para obter o harmônico perfeito e o ‘brown sound’", declara.
Não era só isso, evidentemente. De acordo com Brian May, também era necessário ter o amplificador correto, mas muito do "brown sound" vinha da posição do captador. E das mãos, é claro.
"Ele já tocou na minha guitarra e eu toquei na dele. E soava como eu tocando na guitarra dele e ele tocando na minha (risos). Isso reforça que, no fim das contas, o som está todo nas mãos. Não importava qual guitarra que Eddie pegasse, soava como ele. Eu já o vi pegar o baixo de Phil Chen e soou como Eddie Van Halen no baixo de Phil Chen! Então, sim, a mão faz a diferença", pontuou.
Outros conteúdos sobre guitarra e guitarristas podem ser acessados na Guitarload, site e revista online.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
A música do Queensryche que inspirou um dos maiores clássicos do Megadeth
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O cara que Dave Grohl sempre considerou do Foo Fighters: "Devia estar na banda"
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam


O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O disco dos anos 70 que David Ellefson comprou por conta da capa
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
O dia que Eddie Van Halen foi visitar David Coverdale e deu de cara com Jimmy Page
Drogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros


