União Rock-CE: Artistas cearenses se unem para lançar homenagem às vítimas de COVID-19
Por Gerson Boaventura
Postado em 25 de maio de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Surgiu no último 25 de maio pelo Facebook, Whatsapp, Telegram e toda sorte de aplicativos de mensagens um videoclipe com uma tocante homenagem às milhares de vítimas da pandemia de COVID-19 que assola o mundo desde 2020. Na bela obra de arte, podem ser vistas diversas personalidades da cena rock cearense em uma montagem que certamente tocou o coração de todos que assistiram. Investigando o vídeo, consegui chegar a George Ventura, fundador e vocalista da banda Travo, surgida em 2015, com dois discos lançados. George é o autor da música e mente por trás da iniciativa. Além dele, também fazem parte da Travo o Thiago Raccon, o Kadu Paiva e o Kleber Baxx.
O videoclipe começa com a seguinte mensagem: "Em memória dos que partiram... Um voto de esperança aos que seguem em frente. Nos meses de março, abril e maio, artistas do cenário rock cearense, mesmo à distância, deram as mãos."
Segundo George, a inspiração para a música e a ideia do clipe vieram em um lapso e logo ele já estava marcando reuniões à distância com os demais membros da Travo, que junto com ele planejaram a execução da iniciativa. Dentro do cenário cearense, com grandes bandas, o critério de escolha foi priorizar as bandas e artistas com trabalho atuante e constante, mesmo durante a pandemia, em lives, gravações e lançamentos de discos. Mesmo assim, alguns artistas não puderam fazer parte da iniciativa por conta dos percalços oriundos da pandemia, inclusive havendo músicos que contraíram o vírus durante o período e precisaram ser substituídos.
O trabalho não contou com investimento público, sendo bancado inteiramente pela banda Travo a partir das economias que estavam guardadas para o lançamento do próximo disco. A banda considerou prioritário lançar essa homenagem e não poupou esforços e sacrifícios.
Segundo George, mesmo no segundo ano de pandemia e depois de muito desgaste, as bandas do cenário cearense seguem persistentes em seus trabalhos e essa determinação dos artistas conterrâneos pode ser percebida na disposição em participar da homenagem. Houve diversos contratempos na realização da ideia, o que já era esperado pelo artista, principalmente porque, segundo ele, o cenário de Fortaleza, apesar de forte, não tão grande, de modo que a maior parte dos artistas se conhece bem. Isso ajudou a contornar os obstáculos antes que pudessem inviabilizar a realização.
Uma parte dos trabalhos ocorreu em estúdios caseiros, quando os artistas dispunham dessa estrutura, e outra parte no estúdio Ruído 111 (do grande Paulo Eduardo), seguindo rigorosamente as diretrizes sanitárias. Os trabalhos se iniciaram na primeira semana de março e duraram até a terceira semana de maio de 2021. Foram mais de 100 tracks de áudio abertos, horas de gravação e uma quantidade imensa de captação de imagens.
É importante ressaltar que todos os artistas envolvidos participaram de forma voluntária por acreditarem no projeto. Artistas queridos da cena cearense foram perdidos na pandemia e esse sentimento de luto serviu para unir ainda mais os participantes que colocaram seus corações nesse trabalho.
O vídeo está sendo distribuído pelas diversas redes sociais dos artistas (Facebook, Whatsapp etc) e está disponível também no Youtube (e você pode conferir ao final desta matéria).
A lista de artistas presentes, além da banda Travo, você confere a seguir:
Flávio Christiano (Theoria Dinâmica) – Harrison Farias (Aderiva) – David Wilber (Neurônica) – Isaque Nascimento (D'inci) – Romulo Lopes (A Nossa Casa/Síntese/Sóbrios&Ébrios) – Bruno Andrade (Lavage/Brinde à Revolta) – Diego Lima (Cães Selvagens) - Weykson (DistintoS) – Rodrigo Melo (F-ZEMA) – Marcelo Renegado (Renegados Além dos Rótulos) – Flavio (Kulatra) – Iza Germino (Síncope) – Carol Wilson (Conturbo) – Átila (Senhores da Casa Azul) – Adriano Alves (Netuno Doom) – Thomaz Andrey (Sundogs) – Simão Chanjan (Espírito Sonoro) – Macedo Mello (Lady Nancy/Darkhaos) – Lenine Matos (Omminous) – Berg Intrusivo (Os Intrusivos) – Juliane Chaves (Land Of Lemuria) – Sérgio Murillo (Old Lamp) – Wellington Ancelmo (The Good Garden) – Paulo Eduardo (Misofobia/A Nossa Casa) – Sérgio Furtado de Melo (Soul de Calçada) – João Junior (Hellhoundz) – Romero Lopes (Síntese) – Samyr Cruz (Sóbrios&Ébrios) - Marculino Oliveira (Sóbrios&Ébrios)
Interessante notar que são artistas de diversas vertentes, que vão desde o Heavy Metal ao Blues Rock.
Esse material também é fruto do trabalho do grande Paulo Eduardo (Ruído 111 - produção) e do Kadu Paiva (videoclipe).
Confira abaixo essa histórica homenagem:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake


Iron Maiden: a fotografia de "The Final Frontier"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson não curte: "Parece um saco de bosta"
A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana
Roger Waters, ex-Pink Floyd, relembra o dia que conheceu John Lennon - e se arrependeu
As regras do Death Metal
Spike: os sete piores solos de guitarra


