União Rock-CE: Artistas cearenses se unem para lançar homenagem às vítimas de COVID-19
Por Gerson Boaventura
Postado em 25 de maio de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Surgiu no último 25 de maio pelo Facebook, Whatsapp, Telegram e toda sorte de aplicativos de mensagens um videoclipe com uma tocante homenagem às milhares de vítimas da pandemia de COVID-19 que assola o mundo desde 2020. Na bela obra de arte, podem ser vistas diversas personalidades da cena rock cearense em uma montagem que certamente tocou o coração de todos que assistiram. Investigando o vídeo, consegui chegar a George Ventura, fundador e vocalista da banda Travo, surgida em 2015, com dois discos lançados. George é o autor da música e mente por trás da iniciativa. Além dele, também fazem parte da Travo o Thiago Raccon, o Kadu Paiva e o Kleber Baxx.
O videoclipe começa com a seguinte mensagem: "Em memória dos que partiram... Um voto de esperança aos que seguem em frente. Nos meses de março, abril e maio, artistas do cenário rock cearense, mesmo à distância, deram as mãos."
Segundo George, a inspiração para a música e a ideia do clipe vieram em um lapso e logo ele já estava marcando reuniões à distância com os demais membros da Travo, que junto com ele planejaram a execução da iniciativa. Dentro do cenário cearense, com grandes bandas, o critério de escolha foi priorizar as bandas e artistas com trabalho atuante e constante, mesmo durante a pandemia, em lives, gravações e lançamentos de discos. Mesmo assim, alguns artistas não puderam fazer parte da iniciativa por conta dos percalços oriundos da pandemia, inclusive havendo músicos que contraíram o vírus durante o período e precisaram ser substituídos.
O trabalho não contou com investimento público, sendo bancado inteiramente pela banda Travo a partir das economias que estavam guardadas para o lançamento do próximo disco. A banda considerou prioritário lançar essa homenagem e não poupou esforços e sacrifícios.
Segundo George, mesmo no segundo ano de pandemia e depois de muito desgaste, as bandas do cenário cearense seguem persistentes em seus trabalhos e essa determinação dos artistas conterrâneos pode ser percebida na disposição em participar da homenagem. Houve diversos contratempos na realização da ideia, o que já era esperado pelo artista, principalmente porque, segundo ele, o cenário de Fortaleza, apesar de forte, não tão grande, de modo que a maior parte dos artistas se conhece bem. Isso ajudou a contornar os obstáculos antes que pudessem inviabilizar a realização.
Uma parte dos trabalhos ocorreu em estúdios caseiros, quando os artistas dispunham dessa estrutura, e outra parte no estúdio Ruído 111 (do grande Paulo Eduardo), seguindo rigorosamente as diretrizes sanitárias. Os trabalhos se iniciaram na primeira semana de março e duraram até a terceira semana de maio de 2021. Foram mais de 100 tracks de áudio abertos, horas de gravação e uma quantidade imensa de captação de imagens.
É importante ressaltar que todos os artistas envolvidos participaram de forma voluntária por acreditarem no projeto. Artistas queridos da cena cearense foram perdidos na pandemia e esse sentimento de luto serviu para unir ainda mais os participantes que colocaram seus corações nesse trabalho.
O vídeo está sendo distribuído pelas diversas redes sociais dos artistas (Facebook, Whatsapp etc) e está disponível também no Youtube (e você pode conferir ao final desta matéria).
A lista de artistas presentes, além da banda Travo, você confere a seguir:
Flávio Christiano (Theoria Dinâmica) – Harrison Farias (Aderiva) – David Wilber (Neurônica) – Isaque Nascimento (D'inci) – Romulo Lopes (A Nossa Casa/Síntese/Sóbrios&Ébrios) – Bruno Andrade (Lavage/Brinde à Revolta) – Diego Lima (Cães Selvagens) - Weykson (DistintoS) – Rodrigo Melo (F-ZEMA) – Marcelo Renegado (Renegados Além dos Rótulos) – Flavio (Kulatra) – Iza Germino (Síncope) – Carol Wilson (Conturbo) – Átila (Senhores da Casa Azul) – Adriano Alves (Netuno Doom) – Thomaz Andrey (Sundogs) – Simão Chanjan (Espírito Sonoro) – Macedo Mello (Lady Nancy/Darkhaos) – Lenine Matos (Omminous) – Berg Intrusivo (Os Intrusivos) – Juliane Chaves (Land Of Lemuria) – Sérgio Murillo (Old Lamp) – Wellington Ancelmo (The Good Garden) – Paulo Eduardo (Misofobia/A Nossa Casa) – Sérgio Furtado de Melo (Soul de Calçada) – João Junior (Hellhoundz) – Romero Lopes (Síntese) – Samyr Cruz (Sóbrios&Ébrios) - Marculino Oliveira (Sóbrios&Ébrios)
Interessante notar que são artistas de diversas vertentes, que vão desde o Heavy Metal ao Blues Rock.
Esse material também é fruto do trabalho do grande Paulo Eduardo (Ruído 111 - produção) e do Kadu Paiva (videoclipe).
Confira abaixo essa histórica homenagem:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps