Edu Falaschi: novo álbum "Vera Cruz" é uma cópia do Angra? Vocalista responde
Por Igor Miranda
Postado em 14 de maio de 2021
Logo que foram anunciados os primeiros detalhes de "Vera Cruz", novo álbum solo de Edu Falaschi, parte dos fãs promoveu comparações com trabalhos anteriores do Angra. O vocalista fez parte da banda entre 2000 e 2012 e voltou a cantar músicas do grupo em shows solo a partir de 2017.
Ainda antes de ouvir alguma faixa de "Vera Cruz", internautas nas redes traçaram paralelos entre a nova obra e trabalhos antigos do Angra. A capa do álbum de Edu, criada por Carlos Fides, foi comparada à arte de "Temple of Shadows" (2004), enquanto o conceito das letras do material foi associado ao de "Holy Land" (1996) - este último, gravado ainda com Andre Matos, antecessor de Falaschi no grupo.
O que Edu Falaschi pensa sobre as comparações? Em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, o ex-integrante do Angra garantiu não estar copiando sua antiga banda, que, desde sua saída, segue com Fabio Lione (Rhapsody of Fire) na posição de vocalista.
Inicialmente, Falaschi destacou que vê as comparações com certa naturalidade, especialmente no campo musical, afinal, ele fez parte do Angra por anos, assim como dois membros de sua banda solo: o baterista Aquiles Priester e o tecladista Fabio Laguna.
"O álbum tem esse DNA do que eu compunha com o Angra. É natural, porque é o mesmo compositor. É o cara que compôs ‘Nova Era’, ‘Spread Your Fire’, ‘Angels and Demons’, ‘Heroes of Sand’, ‘Bleeding Heart’, ‘Wishing Well’, ‘The Course of Nature’ e aí vai. É a linguagem de cada um. A bateria do Aquiles fala muito alto, a voz dá a cara de uma música, então é natural", declarou.
Embora o disco ainda não tenha sido lançado (o material só será liberado nas plataformas digitais no próximo dia 18), Edu mencionou o vazamento da música "Sea of Uncertainties" após tocar em algumas rádios do Japão e os comentários sobre a faixa.
"Quando vazou a ‘Sea of Uncertainties’, alguns comentaram que soava bem Angra. Outros citaram também o Almah. Só que, cara, vai soar como tudo que eu já fiz. É um álbum que celebra meus 30 anos. São 30 anos de composição, de história. Não tem como não soar como o que já fiz, pois meu estilo é esse, sou cantor de power metal", comentou.
Nesse sentido, o vocalista deixou claro que "Vera Cruz" não copia qualquer trabalho do Angra. "Não é uma cópia. Fiz parte do Angra por 12 anos, é meu DNA. Inclusive, muita gente conheceu o Angra naquela época, comigo, e só depois a história com o Andre Matos. Ouço relatos dessa geração. Quem faz essas comparações, não entende que é natural, que envolve nossa linguagem musical. Além disso, a temática sobre o Brasil na música não foi feita só pelo Angra. Há músicas do Sepultura, Milton Nascimento, Caetano Veloso, entre muitos outros, baseados na cultura brasileira", pontuou.
A possibilidade de comparações com obras do Angra, inclusive, foi cogitada logo no início do desenvolvimento de "Vera Cruz", de acordo com Falaschi. "Conversamos sobre essa questão ao construir o conceito, sobre o risco da comparação com ‘Holy Land’, mas não dá para ficar preso a uma história da década de 1990, sendo que essa é a mesma história do nosso povo. São mais de 500 anos. Não me preocupo com essas comparações. Estou bem tranquilo e muito orgulhoso do álbum", disse.
A entrevista completa de Edu Falaschi ao Whiplash.Net pode ser lida no link a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Google mata Billy Joel, mas ele manda avisar que está vivo
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
O teste de bateria que fez Geddy Lee perceber na hora que Neil Peart era o cara certo
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Edu Falaschi: lançada "Graphic Trailer" do conceito por trás do álbum "Vera Cruz"
A gafe cultural que Edu Falaschi quase pôs em "Eldorado": "Símbolo de traição"
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Edu Falaschi revela quais são suas bandas favoritas de power metal e afins


