Edu Falaschi: novo álbum "Vera Cruz" é uma cópia do Angra? Vocalista responde
Por Igor Miranda
Postado em 14 de maio de 2021
Logo que foram anunciados os primeiros detalhes de "Vera Cruz", novo álbum solo de Edu Falaschi, parte dos fãs promoveu comparações com trabalhos anteriores do Angra. O vocalista fez parte da banda entre 2000 e 2012 e voltou a cantar músicas do grupo em shows solo a partir de 2017.
Ainda antes de ouvir alguma faixa de "Vera Cruz", internautas nas redes traçaram paralelos entre a nova obra e trabalhos antigos do Angra. A capa do álbum de Edu, criada por Carlos Fides, foi comparada à arte de "Temple of Shadows" (2004), enquanto o conceito das letras do material foi associado ao de "Holy Land" (1996) - este último, gravado ainda com Andre Matos, antecessor de Falaschi no grupo.
O que Edu Falaschi pensa sobre as comparações? Em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, o ex-integrante do Angra garantiu não estar copiando sua antiga banda, que, desde sua saída, segue com Fabio Lione (Rhapsody of Fire) na posição de vocalista.
Inicialmente, Falaschi destacou que vê as comparações com certa naturalidade, especialmente no campo musical, afinal, ele fez parte do Angra por anos, assim como dois membros de sua banda solo: o baterista Aquiles Priester e o tecladista Fabio Laguna.
"O álbum tem esse DNA do que eu compunha com o Angra. É natural, porque é o mesmo compositor. É o cara que compôs ‘Nova Era’, ‘Spread Your Fire’, ‘Angels and Demons’, ‘Heroes of Sand’, ‘Bleeding Heart’, ‘Wishing Well’, ‘The Course of Nature’ e aí vai. É a linguagem de cada um. A bateria do Aquiles fala muito alto, a voz dá a cara de uma música, então é natural", declarou.
Embora o disco ainda não tenha sido lançado (o material só será liberado nas plataformas digitais no próximo dia 18), Edu mencionou o vazamento da música "Sea of Uncertainties" após tocar em algumas rádios do Japão e os comentários sobre a faixa.
"Quando vazou a ‘Sea of Uncertainties’, alguns comentaram que soava bem Angra. Outros citaram também o Almah. Só que, cara, vai soar como tudo que eu já fiz. É um álbum que celebra meus 30 anos. São 30 anos de composição, de história. Não tem como não soar como o que já fiz, pois meu estilo é esse, sou cantor de power metal", comentou.
Nesse sentido, o vocalista deixou claro que "Vera Cruz" não copia qualquer trabalho do Angra. "Não é uma cópia. Fiz parte do Angra por 12 anos, é meu DNA. Inclusive, muita gente conheceu o Angra naquela época, comigo, e só depois a história com o Andre Matos. Ouço relatos dessa geração. Quem faz essas comparações, não entende que é natural, que envolve nossa linguagem musical. Além disso, a temática sobre o Brasil na música não foi feita só pelo Angra. Há músicas do Sepultura, Milton Nascimento, Caetano Veloso, entre muitos outros, baseados na cultura brasileira", pontuou.
A possibilidade de comparações com obras do Angra, inclusive, foi cogitada logo no início do desenvolvimento de "Vera Cruz", de acordo com Falaschi. "Conversamos sobre essa questão ao construir o conceito, sobre o risco da comparação com ‘Holy Land’, mas não dá para ficar preso a uma história da década de 1990, sendo que essa é a mesma história do nosso povo. São mais de 500 anos. Não me preocupo com essas comparações. Estou bem tranquilo e muito orgulhoso do álbum", disse.
A entrevista completa de Edu Falaschi ao Whiplash.Net pode ser lida no link a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
Kiko Loureiro relembra o dia que tocou música de Lô Borges com Marty Friedman
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Edu Falaschi: lançada "Graphic Trailer" do conceito por trás do álbum "Vera Cruz"
Edu Falaschi - A celebração dos 20 anos de "Temple of Shadows" em Porto Alegre
Por que Edu Falaschi não colocou "Rebirth" do Angra no seu novo Blu-Ray? Ele explica
Marcelo Barbosa sente que Edu Falaschi se afastou dele após sua entrada no Angra


