Joey Ramone: em 1991, ele citava as únicas bandas do mainstream que valiam a pena
Por Igor Miranda
Postado em 21 de junho de 2021
Joey Ramone não foi apenas um grande ícone do punk rock: o vocalista dos Ramones, que nos deixou em 2001, sempre foi um fã das bandas mais underground do rock como um todo.
Em uma entrevista em vídeo concedida em 1991 e resgatada recentemente pela Far Out Magazine, o cantor refletiu que o rock, como um todo, estava soando muito "pretensioso". O período, vale lembrar, representava uma mudança na cena mainstream: bandas de hard rock e heavy metal estavam perdendo espaço para a chegada do grunge e do rock alternativo.
"Tudo é tão pretensioso hoje em dia. Nós apenas subimos ao palco e detonamos sem qualquer pretensão, ou como m*rda igual a metade dessas bandas que existem", declarou.
Na ocasião, ele surpreendeu ao citar quais eram as únicas bandas do mainstream que valiam a pena, em sua opinião. Além dos Ramones, ele citou nomes como Motörhead, Faith No More e Manitoba's Wild Kingdom - esta última, formada pelo guitarrista Daniel Rey, que era produtor do grupo de Joey Ramone.
"Sinto como se os Ramones e o Motörhead fossem as únicas bandas que importassem, sabe? Quer dizer, há mais bandas boas por aí, provavelmente há mais bandas agora do que nunca que valem a pena, como Faith No More e Manitoba's Wild Kingdom", afirmou.
A entrevista, na íntegra, pode ser assistida no player de vídeo a seguir (em inglês, sem legendas).
Ramones e Motörhead
A menção de Joey Ramone ao Motörhead não chega a surpreender: o vocalista dos Ramones declarou ser um grande fã da banda de Lemmy Kilmister em outras ocasiões. Os dois, inclusive, mantinham uma grande amizade.
A admiração mútua foi refletida em algumas ocasiões envolvendo as duas bandas. Em 1991, o Motörhead lançou uma música chamada "R.A.M.O.N.E.S.", em homenagem ao grupo americano. Já em 1996, o show de despedida dos Ramones trouxe essa canção no repertório - e, claro, com participação do próprio Lemmy, assumindo vocais e baixo.
Em entrevista ao StayThirsty, em 2007, também resgatada pela Far Out Magazine, Kilmister contou que conhecia os Ramones desde que a primeira visita deles ao Reino Unido, em 1976. Desde então, manteve amizade com os músicos.
"Simplesmente me dei bem com Joey e Dee Dee (baixista), sabe? Johnny (guitarrista) não era tão amigável, mas ele nunca foi. Eu me dei muito bem com os outros dois. E, terrível, todos eles se foram. Eu não conseguia acreditar", disse Kilmister, que também nos deixou, mas em 2015.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps