Dream Theater: Jake Bowen e a estranha descoberta sobre seu "tio", John Petrucci
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 07 de junho de 2021
Em 04/06, publicamos "Dream Theater: Como o conjunto mudou a vida de Misha Mansoor, guitarrista do Periphery" a partir de uma matéria no site da Revolver e, na mesma fonte, achamos a relação de um companheiro de Misha com o Dream Theater em "Periphery’s Jake Bowen On ‘Strange’ Dream Theater Discovery, Uncle John Petrucci", texto assinado pela Revolver Staff na véspera de nossa postagem anterior.
Dream Theater - Mais Novidades
Caso você queira acessar os originais, repare que se repetem a introdução e algumas perguntas (agora sete, e não nove) e, delas, faremos livres traduções da primeira, terceira e quarta, com suas respostas. Mãos à obra, pois a leitura, de fato, vale a pena. Divirta-se!
Revolver: Conte-nos a estória de como você descobriu o Dream Theater.
Jake: Minha estória de como descobri o Dream Theater é meio estranha. Aconteceu há tanto tempo que tenho problemas em me lembrar de alguns pedaços porque eu tinha por volta de nove anos... e tenho trinta e sete hoje. Então, eu me lembro de curtir música, especificamente pesada, nos anos de 1991-92. Estava assistindo muito à MTV e ouvindo rádio pela chance de encontrar grupos novos. Eu me lembro de escutar "Pull Me Under" no rádio e dizer a mim mesmo: "Isso é legal, o que é?". Isso foi lá atrás, na época em que eles tocavam faixas em seqüência e então você tinha que esperar o DJ mencionar quais eles tocaram na ordem certa. Muitas vezes eles apenas citavam algumas e então seguiam em frente. Infelizmente eles não citaram o nome da banda nas vezes que escutei "Pull Me Under" no rádio. Na verdade, eu também nem sequer sabia o nome da música.
Enquanto isso acontecia, eu não fazia idéia que minha tia, que estava no Meanstreak à época, um grupo de metal, estava namorando John Petrucci. Eu sabia que ela estava com alguém, só não tinha idéia que era o cara que compôs aquela música realmente doentia que ouvi no rádio. Então acabei descobrindo que o cara que estava com minha tia era de um conjunto chamado Dream Theater. Eu realmente não tinha jeito nenhum de escutá-los, pois isso foi bem antes de eu ter dinheiro para fitas ou CDs, então, por ora, isso era tudo que eu sabia.
Um tempo depois, fui a um acampamento de verão e vi um dos monitores tocando violão. Estava começando a me interessar por guitarra, então puxei uma conversa sobre música, que finalmente me levou a mencionar, sem me dar conta de que isso era algo grande: "Meu tio toca numa banda". E ele me perguntou: "Que banda?". Eu disse: "Ela se chama Dream Theater", o que fez com que os olhos desse cara se arregalassem. Aí ele disse: "Seu tio toca no Dream Theater? Isso é sensacional!". A conversa continuou e finalmente descobri que "Pull Me Under" era uma faixa do Dream Theater do álbum Images And Words.
[nota: o Meanstreak permaneceu ativo de 85 a 94 e a tia de Jake, a guitarrista Rena Sands, se casaria com Petrucci em setembro de 93. Tem mais: a baixista Lisa Pace é a esposa de um tal de John Myung e a outra guitarrista, Marlene Apuzzo, há décadas atende pelo sobrenome Portnoy! Ouça o thrash feito por elas em Roadkill (88), único full length lançado]
Revolver: Qual é seu álbum favorito do Dream Theater?
Jake: Awake. É um dos meus três prediletos em todos os tempos, do começo ao fim é um álbum perfeito. É um daqueles álbuns que não se pula música alguma e a fluidez da seqüência das faixas é impecável. Eles fizeram um grande trabalho em criar músicas que tinham vibes e estilos próprios, todas elas, mas ainda se encaixavam no mesmo álbum.
Revolver: Você tem uma música favorita do Dream Theater?
Jake: "Voices". Ela tem tudo e os solos de guitarra são a prova que John Petrucci é o indiscutível grande mestre do pedal de efeito wah wah.
Fala sério! Que puta estória legal a de Jake em família, hein? E numa coincidência absurda, ele escolheu play e faixa prediletos deste que vos escreve! Ah, visite a página da Revolver para conferir: as impressões do guitarrista a respeito de Images And Words, quando ele finalmente o ouviu na íntegra; como foi crescer sendo parente de Petrucci e o impacto causado por isso em seu modo de compor e se apresentar; a experiência como técnico de teclados de Jordan Rudess; e se o músico ainda escuta os trabalhos do Dream Theater regularmente!
Fonte: Revolver
https://www.revolvermag.com/music/peripherys-jake-bowen-strange-dream-theater-discovery-uncle-john-petrucci
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Dream Theater divulga performance ao vivo de "Night Terror"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Confira os indicados ao Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
Como uma música completamente flopada me apresentou a uma das bandas do meu coração
Mike Portnoy comemora maior turnê do Dream Theater e indica novidades para 2026
A música do Dream Theater inspirada em atrocidades que civis sofrem na Arábia Saudita
Mike Portnoy diz que há um "Lars Ulrich" de diferença entre ele e Neil Peart
Lista: vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempre
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"


