Dream Theater: Como o conjunto mudou a vida de Misha Mansoor, guitarrista do Periphery
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 04 de junho de 2021
O ano era 1992, James LaBrie estreava em full lengths do Dream Theater substituindo Charlie Dominici nos vocais e juntando-se a John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Kevin Moore (teclados) e Mike Portnoy (bateria) a fim de gravar uma das pedras fundamentais do prog metal, mesmo antes de o termo ser cunhado.
O play continha a desde sempre cultuada "Metropolis – Part I: ‘The Miracle And The Sleeper’", embrião do posterior Metropolis Pt. 2: Scenes From A Memory (99) e o resto é história. Entre as oito faixas, pérolas escondidas hoje icônicas como "Take The Time", "Surrounded" e "Learning To Live", mas o grande destaque, sem sombra de dúvida, foi "Pull Me Under", de tamanho sucesso que a banda esbanjou bom humor ao referir-se a ela no bem sacado título da única coletânea já lançada por eles: Greatest Hit (...And 21 Other Pretty Cool Songs) (08).
Dream Theater - Mais Novidades
E o que essa introdução tem a ver com a manchete? Tal qual este escriba, artistas da não mais tão nova geração do prog metal piram ao som do quinteto, como Ross Jennings (frontman do Haken) e Misha Mansoor, o entrevistado pela Revolver Staff em "Periphery’s Misha Mansoor: Dream Theater ‘Absolutely Changed My Life’", de 28/05. Das nove perguntas e respostas, traduzimos as três primeiras:
Revolver: Conte-nos a estória de como você descobriu o Dream Theater.
Misha: Eu tinha um amigo que me disse para conferir o Scenes From A Memory e ele me emprestou não apenas o CD, mas também um DVD da performance ao vivo. Aquilo absolutamente mudou minha vida, eu não estava ciente da musicalidade neste ponto e esse DVD provou que eles podiam, de fato, apresentá-la ao vivo também.
Revolver: Images And Words é amplamente reconhecido como um clássico do prog metal. Conte-nos a estória sobre a primeira vez que você o ouviu.
Misha: Eu o ouvi quando estava me tornando um fã de Dream Theater. De algumas maneiras, ele definitivamente soava como um trabalho anterior deles, porém ele ainda tinha aquela ambição e paixão também, assim como sua saborosa maestria musical de seus instrumentos. Eu me lembro de ouvir o solo de "Under A Glass Moon" e pensar que aquilo era o auge em solar e que eu absolutamente tinha que aprendê-lo.
Revolver: O que esse álbum significa para você agora?
Misha: Ele representa uma mudança significativa na minha abordagem e visão musical. Ele definitivamente começou um novo capítulo para mim, tanto na música que eu estava escutando quanto no que eu estava tentando aprender na guitarra e na bateria!
Prestigie a fonte e leia maiores detalhes sobre: o álbum e a música do Dream Theater favoritos de Misha; as memórias da primeira vez que ele viu o grupo ao vivo; a influência em seu desenvolvimento criativo; a turnê com os caras; e se ele ainda os escuta regularmente. Para encerrar, um lembrete: "Pull Me Under" acaba de ser disponibilizada no YouTube como teaser de The Lost Not Forgotten Archives: Images And Words Live in Japan, 2017, que sairá em 25/06. Vale a audição!
Fonte: Revolver
https://www.revolvermag.com/music/peripherys-misha-mansoor-dream-theater-absolutely-changed-my-life
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) confirma dois shows no Brasil
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
O hit da Legião Urbana que Mamonas Assassinas foi argumento para ser vetado de disco
O guitarrista que passou pelo Guns N' Roses e Slash admitiu ser melhor do que ele


A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Filho de Mike Portnoy recria linhas de bateria para música do Led Zeppelin
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Mike Portnoy: renda de Spotify no ano todo mal paga um jantar; veja valores



