Ex Deo: death metal relembra rainha Boudicca, que enfrentou o império romano
Por Emanuel Seagal
Postado em 24 de julho de 2021
O Ex Deo, projeto de Maurizio Iacono , vocalista do Kataklysm, lançou um lyric video para a faixa "Boudicca (Queen Of The Iceni)", contando com a participação de Brittney Slayes, vocalista do Unleash The Archers. Conhecido por criar músicas que falam da história do império romano, a banda dessa vez aborda a história da rainha Boudicca, que enfrentou o império romano sob liderança do imperador Nero.
Maurizio Iacono comentou: "A rainha Boudicca é um símbolo de liberdade e rebelião na Inglaterra desde seu último sacrifício no campo de batalha em defesa de seu povo e ideais. Roma, em plena expansão e sob o governo do imperador Nero, estava em uma missão para anexar a Grã-Bretanha como uma província romana após a morte do rei Prasutagus (marido de Boudicca). O tratado romano morreu, assim como a paz.
A música incorpora o estado de espírito de Boudicca contra a invasão e ocupação do Império Romano. Estamos emocionados que Brittney Slayes do Unleash The Archers aceitou o convite para participar e fazer uma performance poderosa nesta música. Não há ninguém que personifique melhor o espírito de luta de Boudicca no metal do que Brittney - a escolha era clara. Prepare-se para ser transportado para tempos antigos de guerra e deixe o metal fluir!"
"Fiquei muito entusiasmada com o convite para fazer parte deste projeto! Eu sou uma grande fã do Ex Deo, e além disso, amo a história e mitologia que eles sempre incorporam em seus álbuns, então foi uma grande honra. Sem mencionar que "representar" o papel da icônica e poderosa Boudicca foi uma chance única. Sempre fui inspirada pela rainha guerreira dos Iceni e não podia esperar para emprestar minha voz a seu papel. Espero que todos gostem dessa faixa tanto quanto gostei!", acrescentou, empolgada, Brittney Slayes.
Boudicca, conhecida pelos romanos como Boadicea, foi uma rainha celta que liderou os icenos, juntamente com outras tribos bretãs, em levantes contra as forças romanas que ocupavam a Grã-Bretanha em 60 a.D., durante o reinado do imperador Nero.
Pode causar estranheza a presença de uma mulher a frente das tribos bárbaras que enfrentaram os exércitos durante as conquistas do Império Romano. Porém, o historiador David MacDowall conta em seu livro, An illustrated history of Britain, que, quando os romanos invadiram a Bretanha, em 43 a.D., duas das maiores tribos celtas eram comandadas por mulheres. Donas de enorme prestígio social elas podiam ser eleitas rainhas e possuíam terras.
Na sociedade celta havia equilíbrio de poder e igualdade de direitos entre homens e mulheres. De acordo com a pesquisadora Maria Nazareth Alvim de Barros, os celtas não adotavam o sistema patriarcal e as mulheres sempre ocuparam lugar de respeito entre eles, sendo consideradas representantes do lado mágico e feérico do ser.
Boudicca, a lendária guerreira celta, uniu as várias tribos, que constantemente lutavam entre si, em um objetivo comum, usando lanças e machados contra os disciplinados e super equipados exércitos romanos. A fama desta rainha, como a de algumas outras mulheres celtas, assumiu a dimensão de mito em toda a Grã-Bretanha. Uma estátua de Boudicca, representada segundo a concepção da memória popular, é encontrada em Londres, ao lado do rio Thames, próximo das casas do Parlamento.
"Boudicca (Queen of the Iceni)" faz parte do quarto álbum do Ex Deo, o "The Thirteen Years of Nero", que será lançado no dia 27 de agosto pela Napalm Records. Assista abaixo o lyric video da música..
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps