A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de maio de 2026
O baterista Lars Ulrich apontou "Dyers Eve", faixa de encerramento de "…And Justice For All", como uma das músicas mais extremas já feitas pelo Metallica. A declaração foi dada em entrevista à Uncut, ao relembrar o período que antecedeu a criação do "Black Album", lançado em 1991.
Metallica - Mais Novidades
Segundo Lars, o Metallica chegou ao fim da turnê de "…And Justice For All" com a sensação de que havia levado aquela linguagem ao limite. O disco era marcado por composições longas, estruturas complexas e uma sonoridade seca, técnica e pesada. Para ele, não havia mais muito para onde avançar naquele caminho.
"Quando terminamos '…And Justice For All' e a turnê seguinte de dois anos, não havia mais para onde ir naquele caminho. Tínhamos batido no muro", afirmou o baterista. Em seguida, ele citou "Dyers Eve" como exemplo máximo daquela fase. "A última música daquele álbum é 'Dyers Eve', e são seis ou sete minutos do material mais louco, progressivo e fora da curva que o Metallica é capaz de fazer."
A frase deve ser lida dentro do contexto da entrevista. Lars falava do Metallica até aquele momento, ou seja, do que a banda havia produzido até o fim dos anos 1980 e início do processo do "Black Album". Como o grupo lançou muitas músicas depois disso, não há como saber se hoje ele apontaria outra faixa como ainda mais "louca" ou extrema.
O comentário ajuda a entender por que o Metallica mudou tanto em 1991. Depois de "Dyers Eve" e do desgaste da turnê, a banda decidiu simplificar. Lars contou que o novo desafio era escrever músicas mais curtas, diretas e físicas. A ideia era trocar parte do excesso cerebral por impacto imediato.
Kirk Hammett também explicou à Uncut que o grupo queria fazer um disco com força de coletânea de singles, usando como referência o clássico "Back In Black", do AC/DC. "Queríamos chegar a um 'Back In Black', um LP cheio de singles", disse o guitarrista.
Nesse processo, entrou o produtor Bob Rock, que teve papel decisivo na transformação sonora da banda. Lars admitiu que o começo foi difícil. "Nós não éramos muito abertos a ouvir alguém dizendo o que fazer", afirmou. Ainda assim, reconheceu que Rock pressionou o Metallica a ampliar seus métodos e buscar outro tipo de impacto.
Metallica e "Dyers Eve"
Segundo a Rolling Stone, "Dyers Eve" também tem um peso pessoal para James Hetfield. A faixa, uma das mais rápidas e agressivas do Metallica, foi usada pelo vocalista para tratar de traumas de infância. Ele explicou que a música retrata uma criança protegida demais do mundo exterior, como aconteceu com ele por causa da Christian Science, religião seguida por seus pais. "Isso me afastou de muitas crianças na escola", disse Hetfield.
Esse contexto ajuda a entender por que "Dyers Eve" soa tão extrema dentro de "…And Justice For All". A música não é apenas um exercício de velocidade e técnica, mas uma descarga de raiva contra uma criação rígida e isolada. Talvez por causa do andamento difícil e da intensidade da execução, o Metallica só tocou a faixa inteira ao vivo em 2004, mais de 15 anos depois de seu lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
3 covers de hits do rock que não deveriam ter acontecido, segundo o American Songwriter
As bandas cultuadas que Mark Knopfler não curte por serem o oposto do que ele busca na música
Terry Painkiller detona arquivamento do caso do cão Orelha e convoca headbangers
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Dirk Verbeuren aprendeu 9 músicas em um dia para quebrar o galho do At the Gates
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
5 curiosidades sobre "...And Justice for All", clássico do Metallica
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Jason Newsted está ansioso pela temporada do Metallica no The Sphere
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Coração de James Hetfield dispara quando ele ouve introdução dos shows do Metallica
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Vocalista do Alcest odiava Metallica, mas "Ride the Lightning" mudou sua visão
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Jason Newsted conta como era estar feliz em meio ao luto do Metallica
"Masculinidade tóxica moveu essa banda", diz Kirk Hammett, guitarrista do Metallica


