The Barba: lançado "Geração Terapia", EP que aborda os transtornos mentais e o desamor
Por Matheus Luzi
Postado em 07 de julho de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Depois de mais de um ano em estúdio, o cantor e compositor paulista The Barba lança "Geração Terapia", EP de estreia composto por uma faixa instrumental de introdução e seis canções autorais que dialogam sobre os transtornos mentais, tais como a depressão, ansiedade e transtorno do pânico, esses vividos pelo próprio artista desde sua adolescência. Assim, para o cantor, o trabalho é um convite à reflexão e um apoio espiritual para os que sofrem.
O ponto de partida para este projeto foi o clipe "Ela é Jazz", música romântica lançada em 2019, mas que ainda não havia demonstrado toda inquietude e força do músico. Com o apoio de seus amigos, do produtor/percussionista Gabriel Andres e do produtor/baterista Sobral, responsável pelo selo Fábrica do Som, "Geração Terapia" passou a ser desenhado com canções que The Barba havia composto anteriormente às gravações.
"Minha vida toda enfrento esses problemas e sei o quanto difícil é. Encontrei muita salvação na arte e na música e gostaria que através dessas canções almas sejam encontradas. Isso é também uma maneira de falar sobre sem taboo e sem ter que esperar o mês de setembro. Sei da importância do Setembro Amarelo, porém temos o ano todo para dialogar sobre e tentar salvar vidas.", comenta The Barba.
Além de todas as mensagens sobre o caos que vive a humanidade e o recorrente desamor, a proposta deste álbum é mostrar que, apesar das dificuldades e da tristeza, ainda é importante lutar e buscar o equilíbrio para uma vida mais feliz e saudável mentalmente. Nesse sentido, a faixa "Cante Comigo e Continue" é a preferida do artista e aquela que visa "o consolo para almas atormentadas", como o próprio músico descreve.
Musicalmente, o EP reverbera a essência artística de The Barba, o que inclui uma atmosfera conceitual vintage, alinhada è pegada blues, MPB e do velho e bom rock n roll brasileiro. "Sabe aquela música que você escuta em um bar meio vazio com algumas pessoas solitárias bebendo e tentando encarar a vida? Então, é bem assim que vejo.", acrescenta.
Antes do EP, The Barba lançou o clipe de "Psicanálise", também disponível como single nas plataformas de streaming. A música não foi escolhida à toa para dar o gostinho do que viria semanas depois. Isso se deve ao fato de que "Psicanálise" já era conhecida pelo círculo social do músico e reverenciada por seus amigos como um grande destaque entre seu vasto catálogo de composições acumuladas durante anos.
De uma maneira geral, a canção traz, além da questão da saúde mental, uma constante inquietação frente à falta de amor na sociedade. Depois da primeira execução do refrão, The Barba entra em um diálogo fictício e profundo com o Pai da Psicanálise, Sigmund Freud, questionando-o a respeito do porquê da humanidade estar tão perdida.
O diretor Asaph Guedes soube, dentre muitos detalhes, encaixar muito bem a proposta da letra. Inicialmente, o vídeo inicia com um registro de uma palestra de Freud. O ator é próprio The Barba e, nas imagens gravadas em sua residência, ele aparece atormentado, o que claramente transmite a sensação de dor e sofrimento, sendo que essas cenas são embaladas por imagens da banda que o acompanha. Na segunda parte, o artista se torna um paciente de Freud.
"Geração Terapia" – O músico questiona a atual geração ao colocar a fragilidade como um poderoso caminho para os transtornos mentais e o suicídio;
"Psicanálise" – O caos da humanidade e o desamor são abordados por The Barba na primeira parte da música. Na segunda, ele vive um diálogo com Sigmund Freud a fim de saber se há explicações para a turbulenta vida humana. No refrão, o pedido para que aquele que roubou os sonhos dos homens nos devolvam;
"Caos Particular" – Nesta música, o caos particular se refere ao tormento interno que muitas vezes não é compreendido pela sociedade;
"Soul Silêncio" – É a partir do silêncio que The Barba acredita que muitas coisas podem ser ditas e, talvez, todas.
"Cante Comigo e Continue" – Considerada a que mais carrega a ideia de esperança e de ir para a luta, a música é um convite que The barba faz para que o público erga a cabeça e entre na dança da vida.
"Blues da Insônia" – Esta música tem teor romântico, sendo a garota a responsável pelas noites em claro. No entanto, entrelinhas a letra cai na mesma questão que as outras do EP.
FICHA TÉCNICA
Letra, voz e guitarra (Aliander Picarelli – The Barba)
Guitarra (Caio Assis e Douglas Santiago)
Baixo (Scharlles Asuma)
Bateria (Gabriel Andres e Ailton Sobral)
Teclado (Júnior Abreu)
Produção musical (Gabriel Andres e Ailton Sobral)
Selo (Fábrica do Som)
Clipe de "Psicanálise" (Direção: Asaph Guedes - Ator: The Barba - Músicos participantes: Scharlles Asuma e Gabriel Andres)
SOBRE O ARTISTA
Natural de Andradina-SP, onde vive atualmente, Aliander Picarelli sempre foi multiartista, expressando seus sentimentos e opiniões por meio da música, do desenho, da poesia e até mesmo pelas artes cênicas. Tanto talento estava escondido, até que com o apoio de amigos, da Revista Arte Brasileira, da Agência Assessart, e agora do selo Fábrica do Som, o músico resolve levar a sério a ideia de ir para os palcos e entrar para o mercado fonográfico.
Desde criança, entre amigos e familiares, o artista carrega o apelido de Lica, e o nome artístico The Barba surgiu há algum tempo. Suas músicas apresentam um poeta preocupado com a humanidade, com o amor entre as pessoas e em relacionamentos afetivos. Ao contrário da sua referência musical que é o Rock N Roll, The Barba canta e toca ao estilo MPB, indie e com a pegada do próprio rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos


Notas altas: as dez mais impressionantes do Heavy Metal
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Dire Straits: Mark Knopfler revela pra Brian Johnson quem são os "Sultões do Swing"
"Como eles ficarão putos se são bilionários?", diz líder do Destruction sobre Metallica
Iron Maiden cai no riso em show nos EUA de 2008
Love God's Way: grupo religioso lista bandas e artistas "Gay"


