Rage Against the Machine: nas redes, banda critica EUA por terem ocupado Afeganistão
Por Igor Miranda
Postado em 30 de agosto de 2021
O perfil do Rage Against the Machine na rede social Facebook publicou um texto com críticas a governos dos Estados Unidos por terem ocupado o Afeganistão por duas décadas. Recentemente, tropas da América do Norte deixaram o país asiático, o que provocou a ocupação da capital, Cabul, pelo movimento fundamentalista Talibã.
Na publicação, a banda refletiu: "A guerra no Afeganistão sempre foi vista como a 'guerra boa', enquanto a invasão do Iraque foi vista como um 'erro'. Ambas as guerras imperiais foram nada além de vis e racistas. Vinte anos depois, a guerra mais longa da história dos Estados Unidos causou a morte de centenas de milhares de afegãos e desalojou mais 5,3 milhões, causando traumas e luto incalculáveis".
Os músicos ainda apontam que os Estados Unidos "gastaram US$ 2,3 trilhões do dinheiro do contribuinte na guerra do Afeganistão". "Os fundos poderiam ter sido gastos em saúde, educação e meio ambiente, mas foram para indústrias privadas que lucram com a guerra", dizem.
Ainda na visão do grupo, a "grande mídia usa os mesmos argumentos para justificar uma invasão ilegal há 20 anos". "Dedica-se pouco ou nenhum tempo para discutir as décadas de intervenção imperial dos Estados Unidos que reduziram esta nação a escombros. As vítimas do império dos Estados Unidos vêm tocando o alarme há muito tempo. Sempre que ouvimos os tambores da guerra, devemos fechá-los", afirma.
Estados Unidos e Afeganistão
Conforme explica a Agência Brasil, os Estados Unidos ocuparam o Afeganistão como uma reação aos ataques às duas torres gêmeas do World Trade Center, arranha-céus situados em Nova York. Dois aviões atingiram os edifícios em 11 de setembro de 2001, levando-os ao chão e causando quase 3 mil mortes.
O governo dos Estados Unidos, então presidido por George W. Bush, acusou o Talibã de dar abrigo ao grupo terrorista Al Qaeda, que assumiu a autoria do atentado. Em outubro de 2001, tiveram início as operações militares no Afeganistão. As ruas de Cabul foram tomadas em dois meses.
Em 2004, eleições foram realizadas no país e, em 2011, as forças norte-americanas anunciaram a morte de Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda.
No último dia 15 de agosto, os talibãs voltaram ao poder no Afeganistão. O presidente afegão Ashraf Ghani deixou o país e o controle do palácio presidencial foi assumido pelos rebeldes.
Diante do cenário, os Estados Unidos precisaram acelerar a conclusão do processo de saída do país, em curso desde o ano passado: uma megaoperação para tirar às pressas diplomatas e cidadãos norte-americanos foi montada pelas tropas norte-americanas, que ainda controlam o aeroporto.
No entanto, imagens que ganharam repercussão internacional mostraram um caos no local, com milhares de civis desesperados para deixar o país se aglomerando junto aos aviões. Nos últimos dias, foram registrados ainda atentados terroristas, com o envolvimento do grupo extremista Estado Islâmico, que provocaram a morte de diversos afegãos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Alissa White-Gluz cita Metallica e Chris Cornell entre os cinco álbuns que mais a impactaram
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
A banda que deixou o Aerosmith confuso em 1974; "É isso que o rock vai virar?"
A música dos Beatles que fez tanto sucesso que deixou de ser a favorita de McCartney
Regis Tadeu revela qual ele considera a "canção perfeita do Heavy Metal"


Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos



