Matérias Mais Lidas

Metal Hammer: 10 ótimas bandas que tentaram mudar o estilo e lançaram álbuns horríveisMetal Hammer: 10 ótimas bandas que tentaram mudar o estilo e lançaram álbuns horríveis

Megadeth: ex-guitarrista não se arrepende de ter saído; Provavelmente não sobreviveriaMegadeth: ex-guitarrista não se arrepende de ter saído; "Provavelmente não sobreviveria"

Judas Priest: turnê é adiada após Richie Faulkner sofrer grave problema cardíacoJudas Priest: turnê é adiada após Richie Faulkner sofrer "grave problema cardíaco"

Rita Lee: era para a gente estar nos Jetsons e estamos voltando para os FlintstonesRita Lee: "era para a gente estar nos Jetsons e estamos voltando para os Flintstones"

Trivium: vocalista esculacha Machine Gun Kelly nas redes sociaisTrivium: vocalista esculacha Machine Gun Kelly nas redes sociais

Rita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice CooperRita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper

Amazon: seleção de CDs, LPs e livros de rock e metal com até 80% de desconto (28/09)Amazon: seleção de CDs, LPs e livros de rock e metal com até 80% de desconto (28/09)

Drogas: 4 músicos que não se lembram de terem feito alguns discosDrogas: 4 músicos que não se lembram de terem feito alguns discos

Angra: Não fosse pelo Rafael, Edu e Aquiles teriam sido demitidos antesAngra: "Não fosse pelo Rafael, Edu e Aquiles teriam sido demitidos antes"

Pink Floyd: Roger Waters revela a grande contribuição que ele pensa ter dado ao rockPink Floyd: Roger Waters revela a grande contribuição que ele pensa ter dado ao rock

Metallica: em vídeos, pai mostra a impressionante coleção de discos de Cliff BurtonMetallica: em vídeos, pai mostra a impressionante coleção de discos de Cliff Burton

Metal Hammer: 10 bandas desconhecidas de thrash que merecem ser ouvidasMetal Hammer: 10 bandas desconhecidas de thrash que merecem ser ouvidas

Rob Halford: o que ele pensa de Angel Of Death, do Slayer?Rob Halford: o que ele pensa de "Angel Of Death", do Slayer?

Iron Maiden: foto de Paul Di'Anno em cadeira de rodas com perna inchada preocupa fãsIron Maiden: foto de Paul Di'Anno em cadeira de rodas com perna inchada preocupa fãs

Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da bandaBon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda


Stamp

Produção musical: Entrevista com o baixista e produtor da banda Acústicos & Valvulados

Por Gabriela Arruda
Em 29/08/21

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

O Diego Lopes é baixista e produtor da banda Acústicos & Valvulados, tem trabalhos solo e um estúdio de produção musical, o Tabuleiro. Batemos um papo sobre produção musical, os desafios da pandemia e seu mais novo trabalho, junto com a cantora Lylith Pop, e vocês conferem abaixo em uma entrevista exclusiva para o Whiplash.

Foto: Doni Maciel
Foto: Doni Maciel

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você é bastante conhecido por ser baixista da Acústicos & Valvulados e também pelo seu trabalho solo, o álbum Tabuleiro, de 2016. Não sei se muita gente conhece seu trabalho como produtor, mesmo da Acústicos. Quando você começou a trilhar o caminho da produção musical?

Diego Meu primeiro trabalho como produtor foi justamente o meu disco solo, Tabuleiro, em 2016. A partir do final de 2017, comecei a produzir outros artistas e no início do ano seguinte, inaugurei meu estúdio, que também chama Tabuleiro e foi quando encarei a produção musical como um trabalho de fato. E foi aí que descobri o quanto eu gostar de estar dentro de um estúdio e de colaborar com o trabalho de outros artistas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Resume pra gente o que faz um produtor musical?

Diego O trabalho do produtor musical depende muito do artista, do projeto. Tem artista que precisa que o produtor seja um arranjador também, tem artistas que já tem os arranjos prontos e o papel do produtor é mais no sentido de trocar ideia, dar uma segunda opinião. Eventualmente o meu trabalho é mais esse de opinar, dizer o que eu acho do ponto de vista profissional, porque, muitas vezes o artista, o compositor, fica tão absorto dentro daquele mundo e acaba esquecendo de ter uma referência externa. Então meu trabalho varia de projeto para projeto, mas em geral é isso. É difícil resumir com precisão o que faz um produtor musical porque é um escopo muito grande de funções e tudo sempre com o objetivo de tornar o processo de gravação, produção, até a fase final, o mais fluido e agradável possível.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como você faz pra separar o Diego produtor, do Diego baixista, sobretudo na Acústicos & Valvulados?

Diego Na verdade, eu não separo um do outro, até porque, grandes produtores que eu admiro também são grandes baixistas. Como o baixo é um instrumento muito importante dentro de uma banda, é o que faz a transição e dá o ritmo, a harmonia, dá o pulso do som junto com a bateria, percebo que geralmente, numa banda, o baixista é quem mais tem uma ideia do todo, consegue olhar as coisas mais em contexto, então pro meu trabalho eu não separo uma coisa da outra. Eu gosto de produzir, gosto de ver outras pessoas tocando, mas eu sempre presto atenção no que o baixista está fazendo porque eu sei o quanto esse instrumento é importante e sei o quanto a linha que baixista faz é importante pra construção do som todo. As vezes é necessário eu separar o baixista do produtor, mas em geral eu tento conciliar os dois papéis. O que eu preciso realmente separar é meu trabalho com a Acústicos & Valvulados do meu trabalho na produtora.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Fora sua banda, quais outros trabalhos você produziu?

Diego Eu já produzi de tudo. Produzi a minha banda, produzi meu disco, produzi dois discos de um cantor e compositor aqui do Sul, o Erico Moura, produzi o disco de 2019 da Bibiana Petek, um outro cantor e compositor, o Alexandre Marques, vários trabalhos de produção e mixagem. Também já produzi trilha pra documentários, música para publicidade.

Seu mais novo trabalho como produtor é o novo single da Lylith Pop, certo? Na verdade, vocês produziram juntos, é isso?

Diego Isso. O trabalho com a Lylith foi muito interessante porque me tirou da minha zona de conforto. É clichê, mas é verdade, porque ela tem uma outra estética, bem diferente da minha, eu venho de outra escola, levemente distintas, mas não conflitantes. Vendo o resultado final, gostei que a gente conseguiu encontrar um meio caminho bem legal. Acho que, no EP, é a música mais diferente do resto e isso é bom, é bom ter variedade dentro de um EP. Eu digo que coproduzi porque, apesar de não ter os detalhes e arranjos definidos, a Lylith sabia muito bem o que ela queria, então nesse trabalho, meu papel foi mais traduzir o que ela queria.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como isso aconteceu? Você e a Lylith já se conheciam?

Diego Nos conhecemos através de amigos em comum. Meu sócio no estúdio, o Felipe, principalmente.

E como foi esse trabalho? Foi algo novo pra você? Quais foram os desafios?

Diego Gostei muito desse trabalho e o grande desafio é que ele aconteceu à distância. Estávamos no auge do período de distanciamento social, então o mais difícil foi encontrarmos um caminho para trabalhar de forma produtiva à distância e, pra mim, também foi um desafio lidar com uma linguagem mais pop atual que eu passei a gostar, a conhecer e a ouvir mais, mas, por exemplo, nunca mexi tão a fundo com sintetizadores, então pra mim foi um super aprendizado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Falando em desafio, quais foram os principais desafios que a pandemia causou no mercado de produção musical, em específico, e como você fez para contorna-los?

Diego A pandemia, por um lado, acho que como tinha muita gente em casa no início da quarentena, muita gente descobriu um lado musical. Muita gente começou a compor, a fazer música e a querer produzir algo musical e acho que isso não teria acontecido com essa intensidade se as pessoas não se vissem obrigadas a ficarem mais recolhidas com seus próprios pensamentos. Para o mercado musical e artístico, a pandemia foi catastrófica por um lado, mas para a produção, me possibilitou ter contato com um outro tipo de músicos, de compositores. Foi bom pra ampliar meus horizontes e ver que existe música em todos os lugares, mas é triste ver o quanto o artista, o músico de palco está sofrendo neste período, é algo muito difícil de contornar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O público pode esperar por mais algum lançamento ou projeto ainda para este ano?

Diego A Acústicos & Valvulados tem dois lançamentos acústicos que estarão nas plataformas de streaming até o final do ano e tenho um EP pronto que, de material autoral inédito, que pretendo lançar em algum momento, mas não sei quando isso vai acontecer. De produção, sempre tem trabalhos de estúdio indo ao ar e sempre fico muito feliz de poder colaborar com todos.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Tunecore 2
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Produção musical: Entrevista com o baixista e produtor da banda Acústicos & Valvulados

Acústicos & Valvulados: celebrando 30 anos de carreira com coletânea e participações

Acústicos & Valvulados: ouça o novo single "Pra Mim"


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos