O baixista lendário, mas desconhecido, que Paul McCartney admite ter copiado
Por Igor Miranda
Postado em 28 de agosto de 2021
Os Beatles foram pioneiros em muitos sentidos, mas também souberam agregar influências que já circulavam em meio ao cenário musical que existia antes deles. Uma dessas referências, em especial, ajudou a moldar a forma de Paul McCartney tocar baixo.
Em entrevista ao Music Radar, concedida no ano de 1994 e resgatada recentemente pelo Far Out Magazine, McCartney fez questão de exaltar essa influência, cujo nome pode não ser tão conhecido pelo grande público, mas colaborou com o desenvolvimento do baixo elétrico como um todo. Trata-se de James Jamerson, lendário baixista da gravadora Motown.
O nome de Jamerson não é tão conhecido porque boa parte de seus trabalhos não foi creditado - a Motown não listava seus músicos de apoio até o ano de 1971. Contudo, sabe-se que o baixista tocou em uma grande lista de hits do selo nas décadas de 60 e 70, gravando com Marvin Gaye, Four Tops, The Temptations, The Supremes, Martha and the Vandellas, entre vários outros. Ao que tudo indica, ele participou de todos os registros da Motown entre 1963 e 1968.
Durante a entrevista ao Music Radar, Paul McCartney mencionou James Jamerson após o repórter destacar que o Beatle foi o responsável por tornar o baixo "mais aceitável". "Acho que James Jamerson e eu - compartilho o crédito nessa aqui", complementou Macca, que logo admitiu: "Eu roubei bastante dele".
Na visão de Paul, o baixo começou a mudar ao tornar-se um instrumento mais "funky". "O baixo virou quase como uma bateria, em termos de possibilidades rítmicas. Era muito empolgante, foi algo que me fez ficar mais interessados", afirmou.
As duas grandes influências de Paul McCartney no baixo
Em outro momento do bate-papo, Paul McCartney destacou que James Jamerson e Brian Wilson, dos Beach Boys, foram suas principais influências no baixo. Ele admitiu, ainda, que não sabia o nome de Jamerson até pouco tempo antes da entrevista - que, vale relembrar, foi realizada em 1994.
"Quando os Beatles começaram, eu tinha um pouco de conhecimento, mas era muito amador. Comecei a ouvir outros baixistas. Motown... James Jamerson virou meu herói, de verdade. Eu não sabia o nome dele até pouco tempo atrás. Ele e Brian Wilson foram minhas maiores influências", disse.
A influência de James Jamerson no trabalho de Paul McCartney se deu muito, segundo o próprio, devido ao grande senso melódico apresentado nas gravações da Motown. Brian Wilson, por sua vez, inspirava o músico por seu senso de experimentalismo.
"Se estavam tocando em Dó, Brian ficava muitas vezes em Sol, só para segurar todo. Fazia perceber o poder que um baixista tem na banda. A banda toda pode estar em Lá, você fica em Mi, e na verdade é você quem está os controlando", explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
A música de Frank Sinatra que é a favorita de Paul McCartney dos Beatles
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
O que Ringo Starr dizia de seu antecessor; "nunca senti que ele fosse um grande baterista"
Paul McCartney morreu mesmo em 1966? O próprio - ou seu sósia - responde
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que Paul McCartney não toca ao vivo por ter sido "deturpada" em sua ideia original
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"


